Proteção AMP da D3O para capacetes

No decorrer deste ano de 2023 os capacetes homologados com as normas de segurança ECE 22.05 irão a pouco e pouco ficar extintos. Os fabricantes de capacetes só poderão vender capacetes homologados na norma antiga até ao final do presente ano.

andardemoto.pt @ 4-2-2023 12:01:00

Desta forma, e com as medidas de segurança a apertarem, alguns capacetes já começam a surgir nas prateleiras, averbados com o regulamento de segurança mais recente imposto pela Europa, o ECE 22.06.

Os especialistas em proteções, D3O, decidiram investigar um aspecto de segurança que pensam ter sido deixado de lado, a proteção do capacete contra impactos mais suaves. Para tal decidiram criar uma fina camada flexível nomeada de AMP para integrar os capacetes e absorver os impactos menos fortes.

Richard Harfoot, Chefe da D3O, declarou ao orgão de comunicação MCN o porquê de se terem focado neste elemento de proteção: “Verificámos que as normas estão a testar, com toda a lógica, as energias mais elevadas que ativam o revestimento EPS" (...) "Vamos descer a um ponto de energia mais baixo, o qual não é suficiente para fazer o EPS comprimir".


A camada AMP fabricada pela D3O é especificamente desenhada para integrar capacetes e proteger os motociclistas dos impactos menos fortes, uma vez que o EPS é concebido para absorver os maiores embates.

Esta proteção AMP foi concebida para proteger em situações que têm pouca probabilidade de ativar o revestimento EPS.

O material D3O (sala onde foi criado) é conhecido como um fluido não newtoniano. Isto é, facilmente o moldamos se o fizermos de modo mais lento, mas se lhe aplicarmos uma transformação de forma mais brusca ele endurece. Várias fabricantes de equipamentos já utilizam o D3O nos seus produtos, nomeadamente em proteções de ombros, cotovelos e tornozelos.


Colocado junto ao EPS, dentro do forro ou diretamente em contacto com a cabeça do motociclista forma da camada protetora AMP que pode ser desenhada ao gosto do fabricante para equipar o capacete, mas a sua espessura será entre 4 a 6 mm com composição aerada e acrescentará cerca de mais 0,3 gramas ao capacete, peso pouco perceptível ao andar de moto.

“Neste momento, o seu capacete é tal e qual um airbag e só dispara se tiver uma pancada enorme. O sistema AMP é o cinto de segurança para as pancadas, colisões e abanadelas diárias, mantendo-o um pouco menos debilitado em pequenos impactos." Afirmou ainda Richard Harfoot.

Atualmente a D3O está em fase de comunicação para comercialização do AMP por meio das fabricantes de capacetes, mas prevê que seja integrado no mercado daqui a um ano.

andardemoto.pt @ 4-2-2023 12:01:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos