Refrigeração adaptativa para as motos BMW
No mundo dos automóveis e de outros meios de transporte esta tecnologia já não é nova, mas nas motos é a primeira vez que uma fabricante decide patentear o sistema. Neste caso a alemã BMW Motorrad.
andardemoto.pt @ 21-2-2023 12:21:02
Se nos referirmos aos veículos com 4 rodas da gigante alemã, estes já integram o sistema de refrigeração adaptativa há alguns anos, por meio das distintivas grelhas em forma de rins que são a sua imagem de marca.
Nas motos é necessário garantir um bom desempenho do sistema de arrefecimento e por isso o radiador é colocado normalmente numa zona frontal da moto, exposta ao ar.
Este elemento é fulcral para a boa refrigeração do motor mas também se revela um fator negativo ao criar resistência aerodinâmica.
O objetivo desta inovação da BMW é melhorar a aerodinâmica das motos através de obturadores, colocados na frente do radiador. Estes fecham-se para garantir uma elevada aerodinâmica em condução mais tranquila, mas abrem numa condução mais agressiva para um arrefecimento mais eficiente do motor.
Através das imagens conseguimos observar o mecanismo colocado no radiador, semelhante ao mecanismo utilizado no que conhecemos como estores venezianos. Com as “persianas” fechadas, total ou parcialmente, o ar é direcionado à volta do radiador e não através dele, melhorando a eficiência aerodinâmica.
Esta melhoria pode ser pouco significativa, mas continua a ser uma característica de desenvolvimento, mostrando o empenho da BMW nos pequenos detalhes que podem, às vezes, fazer a diferença para o motociclista.
andardemoto.pt @ 21-2-2023 12:21:02
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