Teste Fato IXON RAGNAR - À prova de tudo!

Após quase dois anos de utilização, posso dizer que este é um excelente equipamento para motociclismo: resistente e confortável, capaz de enfrentar as mais variadas situações que surgem em qualquer grande viagem.

andardemoto.pt @ 20-3-2023 16:54:04

A Ixon é uma marca sobejamente conhecida de equipamentos para motociclismo, mas confesso que até ter começado a utilizar este fato Ixon Ragnar, há cerca de dois anos, não me tinha apercebido da qualidade dos materiais usados nem do extremo cuidado posto na sua confeção.

A Ixon define o Ragnar como o seu mais avançado e resistente fato de aventura, adwuqado para uma utilização ao longo de todo o ano, e realmente ele não desilude.
Após quase dois anos usado em diversos tipos de utilização, enfrentando desde o calor intenso à chuva abundante, passando pelo frio e pelas longas tiradas em diversas motos, cada vez que o utilizo, mais impressionado fico, sendo actualmente um dos meus favoritos quando a incerteza meteorológica é um factor a considerar.


A primeira nota positiva vai para o conforto que os diversos materiais proporcionam. 

Bastante flexível, com as suas dimensões a casarem perfeitamente com a minha fisionomia e as proteções solidamente integradas nos respetivos locais, nem o seu peso considerável parece transparecer ao fim de um dia inteiro de utilização.

A segunda nota positiva vai para o excelente controlo de temperatura que permite.

Com uma grande profusão de ventiladores, instalados tanto no casaco (no peito, nas costas, e nas mangas ao nível dos punhos e bíceps) como nas calças (ao nível das coxas), e a respectiva amplitude, proporciona uma enorme regulação da entrada de ar consoante as diversas condições, indo desde uma completa abertura que permite evaporar facilmente a transpiração ao longo dos percursos técnicos mais exigentes fisicamente, a uma completa vedação do ar frio a alta velocidade.


As camadas térmica e impermeável, além de eficazes são de fácil instalação, e além de serem facilmente compactados quando não são necessários, quando unidos à camada exterior permanecem bastante estáveis, permitindo serem vestidos e despidos facilmente.

 O sistema de união, composto por fechos rápidos e molas, permite instalá-los de forma simples e rápida.

Em termos de ajustes, o Ixon Ragnar é referencial. No casaco, nos punhos, nas mangas, na gola e na cintura, é perfeitamente possível evitar flutuações e compensar o excesso ou a falta de camadas interiores.

Nas calças, desde a cintura aos tornozelos, e mesmo ao nível dos joelhos, é possível conseguir um bom ajuste para evitar as desconfortáveis ondulações, mesmo a alta velocidade.
Estas contam ainda com suspensórios, uma novidade para mim, e que encontrei extremamente interessante, pois permite um aperto mais folgado na cintura, sem a desagradável consequência de ter que regularmente as puxar para cima, quando fora da moto.


Além do mais o casaco e as calças também podem ser unidos por via de um fecho rápido que circunda toda a cintura, mas prefiro usar essa solução apenas no inverno. No verão, os suspensórios permitem ventilação extra. 

Para aumentar a liberdade de movimentos, as calças contam com um cós bastante alto que incorpora um painel elástico que evita pontos de pressão, sobretudo durante a condução. Ainda tendo em conta a condução, o fundo das calças é fabricado num tecido elástico e rugoso, que garante uma optima aderência ao assento da moto.
Também em termos de arrumação, e apesar de pessoalmente não ser apologista de guardar objetos nos bolsos durante a condução (numa pequena queda até um simples molho de chaves pode causar hematomas significativos - pergunte como sei isso…), o fato Ixon Ragnar oferece uma grande variedade de bolsos. 


No casaco, no exterior, existem grandes bolsos sobrepostos na frente e nas costas, além de bolsos inseridos na zona do peito. No seu interior ainda existem mais dois bolsos (um de cada lado).
Nas calças, dois grandes bolsos sobrepostos e dois inseridos e com fecho, permitem também arrumar uma grande quantidade de objetos.
Também gostei das argolas com mola, que permitem pendurar facilmente as chaves, as luvas ou até uma lanterna.
Certificado de AAA pelas normas europeias de segurança, o Blusão Ragnar é ainda compatível com o Airbag U03 da Ixon, que pode ser adquirido em separado.
Em termos de durabilidade, este fato beneficia de uma construção extremamente robusta, com têxteis resistentes, sólidas costuras múltiplas, fechos rápidos de qualidade e acabamentos muito cuidados, e que até hoje se mantêm impecáveis.

Esteticamente agradável, e disponível em várias cores, combina bem com a maioria dos modelos de motos trail disponíveis no mercado.

Apesar dos muitos quilómetros que já percorri com ele, apenas lamento que não seja à prova de terra e de vísceras de insectos, pois o único fator que o diferencia de uma unidade nova é apenas a patina do tempo.

Em termos de preços, o blusão custa 429,99€, as calças custam 344,99€ e o Airbag 399,98€, sendo que as recargas, que podem ser instaladas pelo utilizador, têm um preço unitário de 99,99€

andardemoto.pt @ 20-3-2023 16:54:04


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos