Segunda Pele - Review equipamento Alpinestars - Fato Venture XT, luvas Corozal V2 Drystar e Botas XT-8 GTX)
O fora de estrada tem infinitas possibilidades de diversão, e para tal, só precisamos de uma moto com suspensões de longo curso, uns pneus cardados, e… vestir o equipamento certo. Este é o meu review a uma das propostas da Alpinestars nesta categoria, o fato Venture XT, as luvas Corozal V2 Drystar e as botas XT-8 GTX.
andardemoto.pt @ 28-5-2024 15:03:20 - Texto: Pedro Alpiarça | Fotos: Luis Duarte
Fato Alpinestars Venture XT
Dias longos expostos aos elementos, em condições de esforço físico mais exigentes do que o asfalto habitualmente nos obriga, requerem um equipamento em que a leveza e a capacidade de ventilação ganhem protagonismo. E uma resistência superior à abrasão também se agradece, porque o fora de estrada é bastante susceptível a alguns “azares” típicos da falta de atrito e piso irregular.
A Alpinestars conhece todas estas contingências e criou um produto que agrega todas estas características sem querer ser mais do que é…um conjunto adaptado para a pilotagem no fora de estrada, pronto para desafiar os elementos em conforto e segurança.
O design é simples e discreto, e esta cor térrea encaminha-o para o registo aventureiro, sem perder a classe necessária para poder aparecer de vez em quando no asfalto. O corte do casaco e das calças favorece a liberdade de movimentos, contando com ajustes nos antebraços, punhos e cintura. O tecido escolhido apresenta um padrão trabalhado para ser resistente à água, e encontramos reforços de película de poliuretano em zonas mais atreitas à abrasão (cotovelos e joelhos).
No interior das pernas existem uns bem desenhados painéis em cabedal que nos ajudam a “segurar” a máquina quando rolamos em pé. Na zona do colarinho, a construção mais macia do tecido contribui para o conforto numa extremidade importante, o nosso pescoço.
No casaco, a nível da capacidade de arrumos, encontramos dois grandes bolsos frontais, um no fundo das costas, com abertura lateral, e dois grandes no interior, com fecho simples por velcro. Na zona do peito, colocado no exterior, encontramos um útil bolso estanque, com dimensões capazes de albergar um smartphone. Nas calças, para além dos tradicionais bolsos de abertura diagonal junto à cintura, surgem uns típicos “compartimentos de carga” na lateral das pernas.
Toda esta capacidade de arrumos encontra-se escondida do exterior, mantendo um desenho limpo de protuberâncias ao longo de todo o equipamento.
No que concerne à segurança, a certificação europeia CE de classe A, é uma garantia de que estamos prontos para qualquer eventualidade menos feliz. Para além das tradicionais protecções de ombros, cotovelos e joelhos (todas incluídas), as protecções de costas e peito são fabricadas com a tecnologia Nucleon Flex Plus, optimizando a sua resistência ao impacto. O blusão Venture XT é compatível com a utilização do sistema de airbag Tech-Air 5 da Alpinestars.
Este fato foi utilizado em situações climáticas exigentes, em que as amplitudes térmicas põem à prova o nosso conforto ao longo do dia. A liberdade de movimentos será das características que mais se destacam, é um conjunto leve e prático, sem perder a robustez necessária que nos dá a sensação de “armadura”. Na inexistência de forro interior, um casaco técnico foi utilizado nas horas mais frias do dia, sendo que os extensos fechos de ventilação (braços, costas e peito), foram largamente explorados no sentido de equilibrar a temperatura corporal. Como nota menos positiva fica a ausência de um fecho adicional no início do zipper frontal.
Botas Alpinestars XT-8 GORE-TEX
As botas XT-8 GORE-TEX cumprem a sua função com brilhantismo. De construção laminada, o drama das intempéries fica relegado para segundo plano, visto que as suas características técnicas (graças ao uso da membrana impermeável) nos garantem uns pés secos e confortáveis. Estas botas de aventura conseguem ser discretas o suficiente para serem as companheiras de um dia mais baseado no asfalto, mas a sua sola mais agressiva e os painéis reforçados em toda a sua estrutura (com reforço interior específico na zona do calcanhar e pontas dos pés), prometem uma performance superior nos terrenos mais difíceis.
A operação de calçar/descalçar é facilitada pela abertura generosa da língua frontal, e os fechos de alavancagem são muito práticos neste contexto.
Fora da moto, são bastante confortáveis ao caminhar, sem os guinchos estranhos típicos das botas de enduro, e com uma resistência superior a outros equipamentos mais asfálticos.
Luvas Drystar Corozal V2 Drystar
As luvas Drystar Corozal V2 Drystar encontram-se na sua segunda geração, e o seu compromisso com o conforto nos dias mais exigentes continua bem assegurado.
Tal como o seu nome indica, o material utilizado no seu fabrico contém uma componente de impermeabilização, tornando-as resistentes à àgua. Sem serem demasiado volumosas (como seria de esperar de umas luvas de inverno), as suas dimensões contidas permitem uma maneabilidade superior, mantendo as suas características isoladoras do frio. Na parte superior temos uma protecção reforçada nos nós dos dedos e ao longo de toda a sua estrutura surgem reforços almofadados para garantirem uma protecção extra. A sua morfologia agrega pontos de extensão para maior liberdade de movimentos. Boas luvas para um dia de aventura no asfalto (e fora dele).
andardemoto.pt @ 28-5-2024 15:03:20 - Texto: Pedro Alpiarça | Fotos: Luis Duarte
Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos