Suspensão Nivomat da Wilbers - ajuste “ativo” sem necessidade de eletrónica

Ajustar a suspensão de uma moto pode ser uma tarefa aborrecida, enquanto sistemas eletrónicos sofisticados aumentam o custo e a complexidade. Contudo, a empresa alemã de suspensões Wilbers afirma ter encontrado uma solução inovadora.

andardemoto.pt @ 4-9-2024 10:35:25

Em vez de exigir ajustes de pré-carga para se adaptar a diferentes cargas, o novo sistema de suspensão Nivomat da Wilbers garante manter a afinação perfeita, sem necessidade de atuadores eletrónicos ou de uma unidade de medição inercial (IMU) sensível à inclinação.

Para alcançar este objetivo, a Wilbers recorreu à "hidropneumática", uma tecnologia pioneira na indústria automóvel, adaptando o design para caber num amortecedor de moto. O sistema utiliza uma combinação de duas câmaras de óleo separadas: uma de baixa pressão (reservatório de óleo) e outra de alta pressão (com uma almofada de gás), um sistema de amortecimento de tubo único e uma haste de bomba com mangas de controlo que incluem válvulas.


Quando uma carga é aplicada ao amortecedor traseiro, como no transporte de um passageiro ou bagagem pesada, a haste da bomba, ativada pelo movimento natural da moto, regula automaticamente a pressão entre as duas câmaras. Para tal, o óleo é bombeado para a câmara de alta pressão, exercendo força na haste do pistão, fazendo com que esta se estenda. Este processo aumenta a carga da mola e prolonga o curso do amortecedor, tudo isto em apenas algumas centenas de metros após começar a andar.

Segundo a Wilbers, o efeito de bombeamento continua até que a suspensão regresse ao seu nível pré-definido, o que significa que, quer esteja a conduzir sozinho, com bagagem ou com um passageiro, a moto manterá a mesma geometria e afinação da suspensão. À medida que a carga é reduzida, o óleo regressa à câmara de baixa pressão, suavizando o amortecedor.


Darren Wnukoski, proprietário da MCT Suspension e especialista em suspensões Wilbers, comentou: “É realmente revolucionário. O motociclista já não necessita de anos de conhecimento para obter a melhor configuração da suspensão.  Basta instalar este amortecedor e esquecer. E não é de baixa manutenção, é de manutenção zero.”

Ele continuou: “A ideia é que nunca precise de fazer alterações. Como vem de fábrica, deve ser tudo o que precisa para a sua moto. A suspensão eletrónica semi-ativa também tem os seus pontos positivos, mas o problema é a falta de consistência, pois tenta constantemente analisar informações limitadas e ajustar as definições conforme necessário. Com este sistema, os parâmetros estão definidos, por isso a suspensão responderá sempre da mesma forma, mantendo a geometria da moto exatamente como deveria ser.”


Wnukoski acrescentou: “O problema sempre foi a escala. Os fabricantes têm tentado descobrir como fazer isto acontecer há anos mas, até agora, ninguém conseguiu desenvolver algo suficientemente compacto.”

Cada unidade é construída por encomenda, com a Wilbers a recolher informações sobre o peso do motociclista e do passageiro, bem como o estilo de condução habitual da moto, garantindo que cada amortecedor é adaptado às necessidades específicas do cliente.


O Nivomat é direcionado principalmente para o mercado de turismo, especialmente para motociclistas que percorrem grandes distâncias em diversas condições. A compressão e a recuperação não são ajustáveis, mas são "ativas" e adaptam-se automaticamente às condições de condução.

Naturalmente, a inovação tem o seu preço, mas para mais informações, visite o site da fabricante.

andardemoto.pt @ 4-9-2024 10:35:25


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