Correntes EK MRD7 e SRX2: duas formas de abordar o Off-Road

As correntes EK MRD7 e SRX2 usam duas tecnologias diferentes com um objetivo claro: oferecer o máximo desempenho para os que priorizam uma menor manutenção e também para os que são mais exigentes com a potência.

andardemoto.pt @ 8-10-2025 11:00:00

Se existe um ambiente hostil para qualquer mecânica, esse ambiente é o off-road, onde os seus agentes nocivos na forma de poeira, areia e até água, associados, dão origem à temida lama que pode bloquear e obstruir todos os tipos de componentes.

Assim, o especialista japonês EK Chaine, reconhecido pela sua inovação e qualidade de fabrico, disponibiliza duas gamas para o off-road. Por um lado, oferece a corrente MRD7: um produto que se destaca pela sua eficácia e é orientado para a prática do motocross mais extremo, embora exija uma maior manutenção. Por outro, o modelo SRX2 com design QX-Ring, destinado ao uso desportivo, mas que requer menos atenção.


Detalhes e preços de cada corrente

A MRD7 incorpora um design exclusivo com um pino revestido com cromo-carboneto que permite reduzir o desgaste, prolongando a sua vida útil. As placas interiores que formam os seus elos contam com orifícios de alívio. Uma solução engenhosa que alivia o material e consegue uma redução de peso de 3 % sem sacrificar a sua resistência estrutural.

Trata-se de uma corrente do tipo não selada, ou seja, não utiliza retentores, sendo, portanto, a transmissão indicada para as condições mais exigentes. Uma transmissão que se destaca pelo seu baixo atrito, o que permite reduzir o consumo de potência do motor e é ideal para uso em competições.

O preço recomendado para a corrente 520MRD7 é de 98,95 € (IVA incluído), sendo uma corrente que se destaca pela sua imagem cuidada, fruto do seu elegante acabamento em cor dourada.


Já o modelo SRX2 QX-Ring oferece o mais alto desempenho, mas com uma menor manutenção. Uma corrente que utiliza os exclusivos retentores Quadra X-Ring, responsáveis por minimizar o atrito interno, o que aumenta a vida útil da corrente, graças à manutenção da lubrificação interna dos pinos.

Em testes de laboratório, esta vedação, cuja secção dos retentores tem a forma de um X, demonstrou reduzir o atrito em até 40% em comparação com as correntes com retentores O-Ring convencionais. Também possui orifícios nas placas dos elos, que contribuem para uma redução do peso da corrente da ordem de 3%.

O preço recomendado para a corrente 520SRX2 é de 100.98 € (PVP IVA incluído) e tem um acabamento na mesma cor de aço do material com que é fabricada.

Para ambos os modelos, a EK propõe o elo de engate MLJ. Um tipo de fecho que aposta na maior segurança e evita completamente a sua abertura acidental. Para a sua aplicação ou remoção é necessário utilizar uma chave específica para desmontar/rebitar correntes.

Mais informações em BIHR. 

andardemoto.pt @ 8-10-2025 11:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: Notícias de Equipamentos e Acessórios para Motos