Vespa Primavera Fest e Prova do Litro 2015

Foi no passado Sábado que os Vespistas de Lisboa fizeram o seu festival de Primavera. Animação diurna e nocturna levou dezenas de Vespas à margem sul.

andardemoto.pt @ 25-5-2015 12:15:26

Texto e foto: Rogério Carmo


O evento estava marcado para as 3 da tarde de Sábado, e a pontualidade fez-se sentir. O portão das velhas instalações da Lisnave a essa hora já estava emoldurado de uma imensidão colorida de Vespas de diversas idades, modelos e estados de conservação. 

Foi num ápice que os participantes na prova do litro começaram a despejar os seus depósitos, para depois poderem receber a “dose” certificada para o desafio. Esta prova consiste em determinar qual a moto concorrente que, num determinado percurso igual para todos os participantes que concorrem em simultâneo, consegue cumprir a maior distância. Por questões práticas, actualmente já não se usa um litro de gasolina. A “dose” é apenas de 200ml, o equivalente a uma garrafa de mini!


O percurso desenrolou-se por entre os pavilhões e docas das velhas instalações do antigo estaleiro da Lisnave, agora completamente abandonados e muito degradados, mas que emprestaram um ambiente único a este evento. O vencedor da prova foi o Carlos Santos que, com a sua Vespa PX125, completou 17,8 km com os 200ml, o equivalente a 1,69 litros/100km

Mais tarde, todos os presentes tiveram a oportunidade de percorrer o itinerário da prova do litro e descobrir recantos e paisagens pouco comuns. A foto de grupo encerrou a actividade. Ao final da tarde os participantes, os visitantes e os amigos jantaram ali perto, na Cova da Piedade, antes de rumarem a Almada Velha onde a Cine Incrível os iria receber com pompa, circunstância e uma exposição de diversas Vespas montada no “foyer” do antigo cinema. O programa da noite destacava três bandas: Os Magnéticos, Dead Pigeon e Funil e Abelhinha, todas elas com elementos ligados ao mais velho clube de motos português, precisamente o Vespa Clube de Lisboa.


Para esta reportagem utilizámos uma Vespa GTS125 Super, gentilmente cedida pelo Piaggio Center de Lisboa. Para vos abrir o apetite para o teste que brevemente iremos publicar, aqui ficam algumas imagens deste modelo cujas características e preço pode ver clicando aqui.

andardemoto.pt @ 25-5-2015 12:15:26


Clique aqui para ver mais sobre: Vespa - Notícias




Mais