Campanha "Taxa Zero ao Volante" começa hoje, dia 4, e prolonga-se até dia 10 de novembro

Tem início hoje, e termina dia 10, mais uma campanha de sensibilização para os riscos da condução sob a influência do álcool denominada "Taxa Zero ao Volante".

andardemoto.pt @ 4-11-2025 11:00:00

Esta campanha que agora se inicia, tem a duração de 7 dias e vai abranger não apenas Portugal Continental, mas também as também as regiões autónomas dos Açores e Madeira. Bem que se podia chamar “Taxa Zero ao Volante e ao Guiador” e, porque não, abranger também os peões.  

Trata-se de uma iniciativa que envolve a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP), sendo que as respetivas operações de fiscalização vão ocorrer em diversos locais, sempre numa lógica de contribuir para a diminuição da sinistralidade, evitando nomeadamente o consumo de bebidas alcoólicas.

Está também previsto que se realizem várias ações de sensibilização da ANSR e em vários distritos:

Distrito de Vila Real: Andrães (terça-feira) e Chaves (quarta-feira);

Distrito de Leiria: Pombal (quinta-feira) e Alcobaça (sexta-feira);

Distrito de Faro: em Tunes, concelho de Silves, (segunda).


Algumas informações para reflexão

As autoridades recordam que em Portugal, tomando por referência o ano de 2023, um em cada quatro condutores que morreram em acidentes de viação apresentavam uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 0,5 g/l e três em cada quatro uma taxa igual ou superior a 1,2 g/l (já é considerado crime). Do total das vítimas de acidentes de viação autopsiadas, 23% apresentavam uma taxa de álcool no sangue superior ao limite legalmente permitido.

A ANSR, a GNR e a PSP relembram que a condução sob a influência do álcool é um risco para todos e sublinham que com uma taxa de álcool no sangue de 0,5 g/l, o risco de sofrer um acidente grave ou mortal duplica.

Lembram ainda que o álcool diminui o campo visual, provocando a chamada "visão em túnel", e esta perda de capacidades, bem como as alterações de comportamento, que podem levar a estados de euforia e de desinibição, aumentam o risco de envolvimento em acidentes rodoviários.

Esta é a última das 11 campanhas planeadas para este ano, no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização (PNF) de 2025, com ações de sensibilização e de fiscalização. As campanhas inseridas nos planos nacionais de fiscalização ocorrem anualmente, pela ANSR, a GNR e a PSP, desde 2020, com temáticas definidas, segundo as recomendações europeias estabelecidas para cada um dos anos.

andardemoto.pt @ 4-11-2025 11:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: Moto-Dicas