Storm Pulse - A primeira moto turística eléctrica

Criada por estudantes universitários na Holanda, a sua primeira viagem será dar a volta completa ao Mundo, em oitenta dias!

andardemoto.pt @ 5-4-2016 16:03:00

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

No passado dia 1 de Outubro de 2015, a Universidade de Eindhoven, na Holanda, anunciou um projecto levado a cabo por 30 alunos de diversas disciplinas: Uma moto eléctrica turística, com uma autonomia de 380km com uma única carga.

Chama-se Storm Pulse, está equipada com um motor EMRAX Enstroj e a sua bateria é modular com 28 "cassetes", de iões de lítio, permitindo que, numa utilização diária, sejam usadas menos baterias, diminuindo o peso do conjunto, tornando-o mais manobrável, diminuindo o consumo, e poupando os pneus. Em carga rápida, a Pulse necessita apenas de 38 minutos para carregar 80% da sua capacidade máxima.

Como em viagem o conforto tem uma importância primordial, os jovens engenheiros decidiram dotar a Storm Pulse de uma suspensão do tipo “hossack” (no género do Telelever da BMW), por ser mais robusta e estar menos sujeita a afundamento frontal, tendo em conta o peso do conjunto, que ainda assim se limita a 340 kg com todos os módulos instalados, e a apenas 160kg sem bateria.


A Storm Pulse também está equipada com uma inovadora caixa velocidades planetária, automática, da SmeshGear, com duas relações, que potencia a eficácia energética em cerca de 98%, sem perdas de potência e de forma contínua, mesmo durante a mudança de relação.

O seu funcionamento é automático e permite ainda uma maior regeneração de energia em desaceleração, poupando ao mesmo tempo os travões e até os pneus. A velocidade máxima programada para esta moto é de 160km/h

Ultrapassando por muito a autonomia das motos eléctricas disponíveis actualmente no mercado, esta nova moto eléctrica permite viajar até muito longe, cobrindo largas distâncias por dia, o que levou os seus criadores a promoverem um desafio até agora nunca conseguido.

Assim, no próximo Verão, começando em Agosto, a Storm Pulse vai imitar a façanha de Phileas Fogg, o personagem de ficção de Jules Verne, e, tal como ele, dar a volta ao mundo em 80 dias.


Para isso, e para tornar o desafio ainda mais valioso, os estudantes holandeses criaram a chamada Rede Storm (Storm Grid), que consiste numa série de locais espalhados por todo o mundo, onde a Pulse vai poder ser recarregada, e que engloba empresas, casas particulares e instituições, todas elas ligadas à rede básica de distribuição de energia.

Nenhuma outra fonte de energia, que não a disponível na rede básica de distribuição, será usada neste desafio.

A Storm World Tour (como vai ser designado este desafio) vai atravessar a Europa, a Ásia Central e a China até ao porto de Shangai. Depois de uma travessia marítima por barco, a Storm Pulse far-se-á de novo à estrada, atravessando todo o continente norte-americano.

Nova viagem por barco trará de novo a Pulse à Europa para que o Storm World Tour termine, oitenta dias mais tarde, ao mesmo local de onde partiu, Eindhoven na Holanda, depois de percorrer 26.000 quilómetros a rolar (sem contar com as travessias marítimas).


A equipa acaba também de anunciar que optou pelos pneus Dunlop RoadSmart III, que, segundo os testes a que foram submetidos, são os que apresentam um maior potencial de quilometragem.

Concretamente, o pneu dianteiro mostrou resultados com duração superior à média em 82%.

Também as características do pneu traseiro, com dimensões de 190/55ZR17, e sujeito a um colossal binário de 240 Nm, capaz de catapultar a Pulse dos 0 aos 100km/h em cerca de 5 segundos, vai aproveitar as vantagens da versão GT do RoadSmart III, específica para motos de Grand Turismo, mais pesadas e potentes.

Veja mais imagens da Strom Pulse


E ainda pode ver um vídeo com mais detalhes

andardemoto.pt @ 5-4-2016 16:03:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp