Brough Superior SS100 entra finalmente em produção

Tudo começou em 2013, na EICMA; o Salão de Milão, onde a reeditada Brough Superior SS100 foi apresentada ao mundo. A sua produção começa agora.

andardemoto.pt @ 8-7-2016 02:12:05

Após ter visto a sua homologação aprovada no início deste ano de 2016, a Brough Superior SS100 passa à última e mais importante etapa do seu desenvolvimento: o início da produção em série.

Foi a dia 23 do passado mês de Junho de 2016 que se deu o arranque do fabrico desta que será a primeira série de máquinas a ostentar o nome da mítica marca que ficou célebre por ser a companheira das viagens de Thomas Edward Lawrence, um oficial do exército britânico, apaixonado pelas motos e pela velocidade, também conhecido por Lawrence das Arábias, que ao longo da sua vida teve sete máquinas da marca, tendo acabado por falecer precisamente aos comandos de uma delas, num fatal acidente rodoviário.

Mais de setenta e cinco anos depois de George Brough ter construído a última das suas motos, que anunciava como sendo o Rolls-Royce das duas rodas, comprovadamente devido à robustez e fiabilidade (em 1930 estas máquinas já atingiam velocidades na ordem dos 150km/h) a nova Super Sport 100 vai finalmente começar a sair da linha de produção.

Tem instalado um motor V-Twin a 88º, desenvolvido com a ajuda da Akira Technologies, a empresa francesa que também desenvolveu, por exemplo, o motor das Kawasaki ZX-10R com que Tom Sykes se sagrou Campeão do Mundo de Superbikes em 2013.

O motor com 997cc de cilindrada, é um elemento estruturante do quadro desenvolvido pela conceituada Boxer Design.


Trata-se de um motor DOHC refrigerado por líquido, debita 127cv às 7.500 rpm, com um binário de 120Nm às 6400rpm. A caixa de 6 velocidades é assistida por uma embaiagem Adler com discos em banho de óleo e com comando hidráulico.

Rodas de 18 polegadas, com jantes de alumínio que calçam pneus de medida 120/70 e 160/60, um assento a 820 mm do chão, e um peso a seco de 186 kg, são outros dados que sobressaem da ficha técnica.

Um design old-school, nitidamente inspirado na Brough Super Sport 100 dos anos30, encerra um nível tecnológico muito avançado, com equipamento topo de gama, mas sempre criado em função do estilo próprio que apresenta, como é o caso dos discos de travão dianteiros, da Beringer, quádruplos, em cerâmica, mordidos por pinças de quatro pistões, e que mimam os tambores das motos originais.

Também a suspensão do tipo Hossak, que incorpora um dispositivo duplo que isola a transferência de massas da travagem e das irregularidades do piso, está equipada com um amortecedor Öhlins, tal como no eixo traseiro.


Por 50.000 euros vai poder escolher uma das três 3 versões que irão estar disponíveis lá mais para o final do ano:

  • TRADITIONAL
  • RACING FULL BLACK
  • TITANIUM
Veja as fotos abaixo, e se quiser ficar a saber mais sobre estas máquinas charmosas siga estas ligações:

http://www.broughsuperiormotorcycles.com/home.html

http://brought.devtotem.com/catalogue_feuilletable/brough.html

andardemoto.pt @ 8-7-2016 02:12:05

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews