Helly No.1 Bikereyes - Óculos de sol e graduados específicos para motociclismo

A Helbrecht fabrica há 25 anos óculos para motociclistas, e a sua gama oferece modelos com revestimento anti-embaciamento de dupla face, resistentes a impactos e até com graduação de acordo com a prescrição de cada cliente.

andardemoto.pt @ 7-9-2017 16:31:26

Os óculos, de sol ou graduados, são uma peça fundamental no equipamento de um motociclista.

Por isso, no acto da compra é necessário ter extrema atenção a alguns pormenores que fazem toda a diferença.

Já lhe tínhamos falado deste tema num artigo anterior (clique aqui para saber tudo sobre óculos específicos para motociclismo), e após muitos contactos sobre onde comprar óculos graduados para motociclistas, aqui lhe deixamos outro artigo que consideramos pertinente, sobre a óptica Helbrecht, que é uma empresa oftalmologista, familiar, gerida pelo seu dono, agora na segunda geração, que tem tido um papel ativo nesta indústria desde 1966.

Tudo teve um início muito clássico: numa garagem. Hoje, a empresa é gerida conjuntamente pelos três irmãos Helbrecht, e é a principal fabricante / fornecedora de óculos de motociclismo, e a marca, Helly No.1 Bikereyes, criou uma excelente reputação no mundo das motos, a nível global, sendo líder de vendas na Europa. A sua oferta inclui óculos de sol, óculos desportivos, óculos de proteção, óculos graduados e óculos de prescrição para atletas.

Além disso, também fabrica óculos para outras marcas e outras marcas de óculos sob licença, de algumas conceituadas marcas ligadas ao motociclismo e não só! Ao contrário da tendência geral na indústria europeia, os óculos Helly No.1 Bikereyes são produzidos na Alemanha, com a maioria dos modelos a serem projetados e produzidos numa fábrica onde 40 funcionários estão envolvidos na produção, desenvolvimento e transporte, bem como aconselhamento.

A distribuição é feita através de revendedores espalhados por todo o mundo, e para garantir uma entrega atempada, existem sempre entre 120.000 e 300.000 óculos em stock, prontos para venda. Além dos parceiros, retalhistas e oftalmologistas, os clientes finais podem encomendar os óculos diretamente através do site oficial da Helly No.1 Bikereyes.


A Helly No.1 Bikereyes é uma das primeiras e poucas empresas a especializar-se em óculos desportivos com lentes de segurança, feitas especialmente de acordo com a prescrição do cliente. Um bom exemplo são os óculos Helly EAGLE, que recentemente conseguiram conquistar as graças da exigente revista de motos alemã, Motorrad, e que no andardemoto.pt também temos andado a testar para brevemente lhe dar a nossa opinião.

A família Helbrecht entrou nesta indústria em 1966, quando Otto Helbrecht estabeleceu a sua sede em Hilden / Rheinland, na Alemanha. Desde muito cedo, o jovem casal Helbrecht, uniu as suas forças para produzir, à mão, as suas primeiras máquinas ópticas. A venda da primeira máquina foi a base financeira para um futuro esperançoso, e foi ainda em 1966, que o casal formou a empresa “Ing. O. Helbrecht - máquinas ópticas” inaugurada numa pequena oficina alugada, e num pequeno apartamento adjacente. A produção começou com um único funcionário.

O enorme sucesso da empresa criou entretanto uma inevitável e grande expansão no início da década de 70. Por isso em 1972, num prado verde a oeste de Hilden, foi inaugurada uma nova sede da empresa. Em 1973 o pequeno Helly, o filho mais velho do casal, tinha apenas quatro anos de idade, mas a empresa contava já com cerca de 50 funcionários a trabalhar na produção, gestão, operações e serviço de atendimento.  Nesse ano ainda, nasceu o irmão de Helly, Markus, e em 1979 nasceu um outro, Heiko Helbrecht.


Em 1980 a empresa gerida por Otto Helbrecht gozava de um enorme sucesso, e já contava com mais de 170 funcionários. Na época era nº 1 no mercado mundial, com clientes em mais de 70 países, estando representada em todas as feiras, em todos os continentes.

Em países como Cuba ou China, as máquinas de óptica, as rodas de moagem de diamante, as unidades de refração, etc. fabricadas pela “Ing.O.Helbrecht - máquinas ópticas” gozavam de alta demanda. Nessa época existiam já alguns pontos de produção na Alemanha e no Brasil.

O sucesso comercial foi sempre colocado acima de tudo. Era a única prioridade de Otto. E tal como acontece com tantas outras famílias empreendedoras, em 1992, também esta quebrou sob a pressão crescente do negócio.

Dessa altura em diante, todos os membros da família seguiram caminhos separados. Otto Helbrecht reorientou-se a nível particular e, em 1993, a empresa outrora tão próspera, encontrava-se em dificuldades financeiras. A “Ing. O. Helbrecht - Optikmaschinen” teve de declarar falência antes de ser liquidada. Toda a riqueza operacional / habitacional entrou nas contas da massa falida.


Helly Helbrecht numa das poucas fotos que foi dificilmente convencido a tirar!

Helly Helbrecht numa das poucas fotos que foi dificilmente convencido a tirar!

A 2ª geração da família inicia-se nos negócios da óptica precisamente em 1992.  Depois de completar a educação (no negócio dos pais), o filho mais velho, Helly Helbrecht, então com 22 anos de idade, fundou a empresa “HELBRECHT optics”.
Tudo começou também numa garagem, onde era feita a distribuição dos óculos de sol para comerciantes, quiosques e lojas de conveniência.  

Devido à sua paixão por motas e pelas amizades que Helly tinha com motociclistas, ou antes, com diversos clubes de motociclistas, desde muito cedo a jovem empresa começou a desenvolver e a comercializar uma coleção óptica que ia ao encontro das necessidades específicas dos motociclistas. 

Desde então, foi desenvolvida uma multiplicidade de inovações técnicas para óculos de motociclismo, que gradualmente foram surgindo no mercado. Entre outras coisas e por causa do desenvolvimento muito precoce de óculos com o mais elevado padrão de protecção (lentes inquebráveis com resistência ao impacto de pedras), a empresa, ou melhor Helly, foi o pioneiro ou fundador dos chamados óculos de motociclista. 


Até hoje e por causa dos seus contatos pessoais, sob a marca “Helly N° 1 Bikereyes”, os óculos de motociclista são fabricados em versões exclusivas para incontáveis clubes de motociclismo de todo o mundo. Os primeiros concessionários Harley e outras lojas de motociclismo começaram também a prestar atenção à marca, e começaram a vender os óculos de motociclismo “Helly N° 1 Bikereyes”.

As coisas estavam a crescer, e outra garagem era já necessária para a empresa de um só homem. Como os óculos eram fabricados também no apartamento do Helly, toda a sua casa ficou totalmente atafulhada, e tornou-se necessária uma mudança de local.

Em 1994 a empresa de um só homem mudou-se para um espaço de 320m². As condições não eram perfeitas, no entanto, tendo em conta a perspectiva da época, era um salto quântico para o proprietário, operador, consultor , empregado de armazém, comprador, secretário, assistente, etc., etc., Helly Helbrecht.

Com muita ajuda, mas também com muito trabalho, Helly foi gerindo o negócio sazonal, e a cada ano o volume de encomendas aumentava. Foi então que Helly iniciou uma colaboração estreita com uma empresa fornecedora de nada menos que 10.000 estações de serviço em toda a Alemanha. As estações de serviço, de propriedade de companhias petrolíferas, foram abastecidas com óculos de sol de Helly, e assim a qualidade dos seus produtos foi reconhecida por milhares de motociclistas.

A sede da Helbrecht Optics.em Hilden, na Alemanha

A sede da Helbrecht Optics.em Hilden, na Alemanha

Em 1997, o primeiro empregado efectivo entrou para os quadros da empresa. Era nem mais nem menos, o irmão mais novo de Helly, Markus Helbrecht.

Os óculos de sol “Helly N° 1 Bikereyes”, alguns até personalizados, começaram também a ser fornecidos para as agências de publicidade de mais renome, como suporte publicitário, e foram vistos em inúmeras campanhas de marketing por toda a Europa, nomeadamente em França, Países Baixos e Alemanha.

Foram incluídos, em anúncios de algumas das maiores marcas de bebidas espirituosas, cigarros, cerveja e automóveis. A partir desse momento, o volume anual de óculos enviados a partir de armazéns Helbrecht começou a ser medido em toneladas.

Em 1998, os óculos de motociclismo comercializados sob a marca Helly - No.1 Bikereyes, já estavam a começar a se distinguir-se, e o primeiro acordo de fornecimento exclusivo de óculos de sol Helbrecht, de alta qualidade, foi assinado com uma marca de moda, famosa em todo o mundo.

Em 2001 foi contratado o segundo funcionário efectivo da casa. Este era o irmão mais novo de Helly, Heiko Helbrecht. O círculo do destino estava completo, voltando a reunir a família, e Helly poderia finalmente contar com dois grandes aliados ao seu lado.

Numa estratégia expansionista, foi fundada em 2002, nos Estados Unidos, na Flórida, a “Helbrecht Company LLC”. O objetivo era integrar o mercado norte-americano e efectivamente, após um lançamento bem sucedido, imediatamente apareceu um distribuidor que ficou responsável pela distribuição tanto nos Estados Unidos como no Canadá.

Mas o desenvolvimento tecnológico é uma constante na Helbrecht, e logo de seguida, a empresa lançou o seu sistema de revestimento anti-embaciamento de dupla face (nos lados interno e externo da lente) para a sua gama de óculos de motociclismo. Um argumento imbatível para todos os motociclistas e para outros desportistas radicais!

Pouco depois, a óptica Helbrecht revolucionou o mundo da óptica ao oferecer designs exclusivos, com lentes de prescrição individual, em quase todos os modelos dos seus óculos de motociclismo e de desporto. Igualmente avançado e exclusivo foi o processo de instalação das lentes sobre os óculos, com tecnologia H-RX patenteada.

A cereja no topo do bolo consistiu no facto de todos os óculos Helly passarem a ter lentes de segurança, praticamente inquebráveis, resistentes a impactos de pedras. E já posteriormente, o foco das atenções voltou-se para um design mais confortável de usar.

Em 2006, foi introduzido no mercado um modelo revolucionário. A 4ª geração de óculos de motociclista oferecia hastes e armação flexíveis e maleáveis, factor que proporciona um extremo conforto na condução, ao serem usados sob o capacete.

Por tudo isso, hoje em dia, nomes como o de Fred Kodlin (Kodlin Murdercycles) e Marcus Walz (Walz Hardcore Cycles), ambos "customizers" famosos muito ligados à Harley-Davidson, são dois dos mais carismáticos embaixadores da marca na Europa.

andardemoto.pt @ 7-9-2017 16:31:26


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews