Conheça a nova KTM de Ruben Faria para o Dakar
A KTM desenvolveu ao longo de todo o ano de 2013 a nova Rally que Ruben Faria utilizará no Dakar, que se inicia já no próximo dia 5 de Janeiro na Argentina. Após 12 anos consecutivos de vitórias no Dakar, a fabricante austríaca apresenta uma moto totalmente renovada e com importantes alterações face ao modelo anterior e que promete ser uma séria candidata à vitória.
andardemoto.pt @ 2-1-2014 15:42:26
O português Ruben Faria, que foi o segundo classificado da edição de 2013 do mítico rali, colaborou activamente no desenvolvimento desta nova moto, que considera ser mais adequada ao seu estilo de condução que o modelo anterior.
Segundo Ruben Faria, "esta moto é mais leve, mais estreita e muito mais fácil de conduzir. A KTM fez um trabalho fantástico nesta nova evolução de Rally, tornando-a muito mais fácil de conduzir e naturalmente menos cansativa".
Para além das alterações no peso e nas dimensões, a KTM também renovou por completo o motor, seguindo as tendências actuais de tecnologia, especialmente ao nível da alimentação do propulsor, que agora é feita por um sistema de injecção electrónica, ao invés do anterior carburador.
"Com a injecção ganhamos em termos de resposta do motor e naturalmente em termos de consumos. Os actuais sistemas permitem uma utilização mais eficaz do combustível e com isso conseguimos ganhar igualmente no desenho dos depósitos, agora mais estreitos, o mesmo se passando com o quadro, igualmente mais estreito. Tudo foi feito a pensar na utilização eficaz e na rapidez do conjunto", explicou Ruben Faria.
O piloto português mostrou-se igualmente bastante impressionado com a nova torre de instrumentos totalmente construída em carbono, material compósito que permite igualmente ganhar peso. "É simplesmente fantástica a torre de instrumentos. Olhar para ela é um regalo e marca sem dúvida o conjunto, especialmente quando retiramos a carenagem dianteira. Se me pedirem para destacar uma peºa da moto, é sem dúvida a torre de instrumentos. É simplesmente linda".
Ruben Faria e toda a equipa da KTM está já em Rosário, na Argentina, onde decorrem as verificações técnicas e administrativas do Dakar 2014, e onde decorrerá, no dia 5 de Janeiro, o arranque de mais uma aguardada edição do rali Dakar.
Especificações KTM Rally 2014
- Novo motor com 449.3cc, a quatro tempos e árvore de cames à cabeça
- Injecção electrónica de combustível Keihin com corpos de 44mm
- Embraiagem hidráulica, caixa de seis velocidades, motor de arranque eléctrico
- No quadro tipo treliça mais estreio e rígido, construído em cromo-molibdênio
- Guiador em alumínio
- Nova forquilha de suspensão de 48mm e amortecedor traseiro com novo sistema de ligação
- Roda dianteira de 21 polegadas e traseiro da 18
- Disco de travão dianteiro com 300mm e traseiro com 240mm
- Novos depósitos dianteiros mais estreitos e depósito traseiro adicional
- Capacidade de combustível: 33 litros
- Altura do assento 960mm
- Peso a seco: 140kg
- Nova torre de instrumentos construída em carbono
andardemoto.pt @ 2-1-2014 15:42:26
Galeria de fotos
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews