Nova Ducati Multistrada 1260 Enduro: Uma renovação no Off-Road

A Ducati continua a inovar e, para 2019, a nova Multistrada 1260 Enduro é a grande aposta na gama Off-Road da marca.

andardemoto.pt @ 12-10-2018 18:54:08

Com um design renovado e disponível em novas cores, ergonomia revista e um novo motor trabalhado para aumentar o desempenho durante a condução, a nova Ducati Multistrada 1260 Enduro promete uma renovação no mercado de Off-Road.

A apresentação oficial está marcada para a EICMA 2019, o Salão de Milão, embora tenha sido revelada antecipadamente.

Com um renovado motor Ducati Testastretta DVT (Desmodromic Variable Timing) de 1262cc, que agora conta com melhoramentos na electrónica e na ciclística, este motor, já com homologação Euro 4, assegura uma entrega de binário poderosa desde os baixos e médios regimes, sendo que 85% do binário máximo se encontra disponível abaixo das 3.500rpm, apresentando ainda (comparativamente com a curva de binário do motor que equipava o modelo anterior) um aumento de 17% às 5.500rpm. Este desempenho do novo motor, torna a Multistrada 1260 Enduro na mota com o binário mais elevado da sua categoria (às 4.000rpm, sendo este o regime de condução mais utilizado).

Apesar das performances impressionantes que a nova Ducati Multistrada 1260 Enduro apresenta, a entrega de potência é mantida sob controlo graças aos Riding Modes, proporcionados pela nova função Ride by Wire, que assegura um controlo suave do acelerador e uma segurança acrescida. O DQS (Ducati Quick Shift) Up & Down, melhora significativamente a experiência de condução ao garantir passagens de caixa mais fluídas tanto a aumentar como a reduzir mudanças.

Com umas jantes de raios, de 19 polegadas à frente e 17 polegadas atrás, a nova Ducati é perfeita para viagens de aventura de longo curso. Contando com uma suspensão eletrónica semi-activa Sachs (com 185mm de curso em ambos os eixos) e um depósito de combustível com 30 litros de capacidade, a Multistrada 1260 Enduro, é, através de uma autonomia superior a 450km, uma “globetrotter” imparável em qualquer tipo de terreno.

Com uma ergonomia revista (assento, guiador e centro de gravidade mais baixos que na versão anterior de 1200cc) e a nova regulação das suspensões, fica assegurado um maior conforto e diversão, a qualquer condutor, nas mais diversas condições.


Já a electrónica da nova Ducati dispõe do pacote mais avançado do seu segmento e conta com a nova Unidade de Medição de Inercia (IMU) da Bosch de seis eixos, que monitoriza o ABS, o Controlo de tracção e o sistema de iluminação em curva (DCL), além do Ducati Wheelie Control (DWC).

Os motociclistas podem ainda regular tanto o DWC como o DTC para um dos oito diferentes níveis de intervenção, ou simplesmente desativá-los.

Na Multristrada 1260 encontramos também de série o Vehicle Hold Control (VHC), que torna mais fáceis os arranques em subidas, especialmente com o motociclo carregado. Por último, a IMU Bosch interage igualmente com o sistema de controlo da suspensão semi-activa Ducati Skyhook Suspension (DSS) Evolution.

O novo Human Machine Interface (HMI) garante, por intermédio de um ecrã TFT a cores e dos comandos nos punhos, um controlo intuitivo de todos os parâmetros e funções da moto, incluindo o Ducati Multimedia System (DMS). O DMS estabelece a ligação entre a moto e o smartphone do condutor, através de Bluethooth, dando acesso a todas as funções chave de multimédia (chamadas, mensagens de texto e música). A Multistrada 1260 Enduro conta ainda com cruise control e um sistema de fechaduras Hands-Free.

Já a sua manutenção é apresentada em intervalos alargados: o óleo de motor precisa de ser substituido a cada 15.000km, enquanto que o Desmo Service é requerido somente a cada 30.000Km. A Mustristada 1260 Enduro vai estar disponível em duas cores: Sand e Ducati Red e conta com quatro pacotes de personalização: Touring Pack, Sport Pack, Urban Pack e Enduro Pack.

Além disto a Multistada 1260 Enduro é também compatível com a nova Ducati Link App: uma aplicação oficial da marca que permite ativar o journey mode (uma combinação do Load e Riding Mode) e personalizar os parâmetros de cada Riding Mode (ABS, Ducati Traction Control, entre outros) através do smartphone. Esta aplicação também fornece informação detalhada sobre os intervalos de manutenção, um manual de utilizador e um localizador da Ducati Store mais próxima. Permite ainda que os motociclistas gravem as suas performances, trajectos e viagens, de modo a poderem partilhar as suas experiências de condução.

Ainda não há informação sobre o seu preço nem sobre a sua disponibilidade para o nosso país, pelo que, para mais informações deve contactar os concessionários oficiais da Ducati no nosso país (clique aqui para ver qual o mais próximo de si).


andardemoto.pt @ 12-10-2018 18:54:08