Harley-Davidson LiveWire - a revolução eléctrica!

A sua apresentação na EICMA, o Salão de Milão, constituiu uma mudança radical de atitude do mítico fabricante americano.

andardemoto.pt @ 11-11-2018 13:57:53

A nova Harley-Davidson LiveWire, dotada de propulsão eléctrica fez a sua estreia na Europa numa conferência de imprensa realizada na EICMA, o Salão de Milão.

Durante a apresentação feita pelo próprio, Marc McAllister, Vice President of Product Planning and Portfolio da Harley-Davidson, revelou especificações técnicas e detalhes daquela que é a primeira moto de uma gama de veículos elétricos de duas rodas da “Motorcycle Company”.

 A LiveWire tem a sua chegada aos concessionários prevista para 2019 pelo que a unidade exibida no evento apresentava-se com o seu design e acabamentos finais. A marca não forneceu ainda nenhuma indicação sobre o preço, nem sobre a sua disponibilidade no nosso país.

Em 30 de julho de 2018, a Harley-Davidson partilhou planos que davam conta da sua estratégia para a próxima geração de condutores em todo o mundo. Pode ver a notícia sobre a futura gama Harley-Davidson, que então publicámos, se clicar aqui.

Alavancando os principais pontos fortes da sua rede de concessionários e imagem de marca, a empresa pretende investir em motos que inspirem o aumento do número de condutores e proporcionem um crescimento sustentável para o seu futuro.

Como parte desse plano acelerado, a Harley-Davidson pretende ser a líder mundial na produção de motos eléctricas e está a investir fortemente nas diversas tecnologias típicas destes veículos. A Harley-Davidson está entusiasmada com o futuro das motos elétricas e espera apresentar um portfólio completo de motos elétricas até 2022.


A visão por detrás da produção da moto LiveWire começou com o Projeto LiveWire, revelado como um protótipo em 2014, como um esforço para avaliar o potencial de uma moto eléctrica. Com base nas experiências dos “demo tours” do Project LiveWire e seguindo um programa intensivo de desenvolvimento, o modelo Harley-Davidson LiveWire promete ao condutor uma nova experiência de motociclismo de alto desempenho. Impulsionada por um motor totalmente eléctrico, que disponibiliza elevado binário logo desde o arranque, a LiveWire é capaz de uma surpreendente aceleração apenas rodando o acelerador, não sendo necessário usar embraiagem ou caixa de velocidades.

A LiveWire está equipada com um motor eléctrico do tipo  “permanent magnet” que liberta o binário máximo instantaneamente no momento em que se roda o acelerador, o que resulta num incrível desempenho de aceleração e se traduz uma condução emocionante. O motor está localizado na parte inferior da moto para baixar o centro de gravidade.

O modelo LiveWire foi projetado para produzir um som que aumenta o tom e o volume proporcionalmente à velocidade.O motociclista configurar a performance da LiveWire com sete modos de condução selecionáveis, quatro dos quais são definidos como padrão de fábrica e outros três modos que podem ser definidos pelo utilizador.

A LiveWire apresenta uma suspensão dianteira de alto desempenho, uma Showa, SFF-BP(Separate Function Fork-Big Piston) totalmente regulável. A suspensão traseira, a cargo de um sistema “mono-shock” também assinado pela Showa, conta com um amortecedor BFRC-lite (Balanced Free Rear Cushion-lite).

Para melhorar ainda mais o controle e o desempenho da LiveWire, a roda dianteira está equipada com pinças de travão Brembo Monoblock nos dois discos de 300 mm de diâmetro. A confiança na condução é reforçada pelo sistema “Anti-lock Braking System” (ABS) e pelo controlo de tracção Traction Control System (TCS) que são equipamento de série. Pneus H-D/Michelin Scorcher nas medidas 180 mm atrás e 120 mm na frente, completam o pacote da ciclística. 
O seu baixo centro de gravidade, o quadro de alumínio rígido e os componentes de suspensão premium, ajustáveis, proporcionam uma grande manobrabilidade e conforto à LiveWire, sendo que a sua performance está optimizada para uma condução urbana, oferecendo ainda uma grande agilidade e um fácil controlo, capaz de proporcionar muita confiança tanto em ambiente urbano como em estradas com curvas.


andardemoto.pt @ 11-11-2018 13:57:53