MV Agusta Brutale 1000 Serie Oro é a mais bela moto da EICMA 2018

O título foi, como de costume, atribuído pela Motociclismo, a mais prestigiada revista mensal de motos de Itália.

andardemoto.pt @ 20-11-2018 18:19:00

A mais bela moto desta edição de 2018 da EICMA, o Salão de Milão, foi a recém apresentada MV Agusta Brutale 1000 Serie Oro. A nova tetracilíndrica da casa de Schiranna foi eleita com mais de 16.000 voto,s que representam 35% das preferências dos visitantes da mais conceituada feira de motociclismo do mundo, a EICMA, que se realiza anualmente em Milão, Itália.

A titulo de curiosidade, a segunda moto mais votada foi a Ducati Hypermotard SP, com 19% dos votos, na frente da Aprilia RVS4 1100 Factory, que angariou 9% da preferência dos visitantes. 

A Brutale 1000 Serie Oro tornou-se imediatamente após a sua apresentação, e pelo seu impacto visual, uma das mais desejadas motos do mundo, tendo sido notícia viral em todas as redes sociais, por isso não é de estranhar que o seu público doméstico também se tenha perdido de amores por esta verdadeira peça de arte sobre duas rodas.

Claro que os 212 cv de potência máxima da Brutale 1000 Serie Oro, e uma velocidade anunciada superior a 300km/h, muito contribuíram para um primeiro impacto, mas é inegável que as linhas desta “hyper-naked” são verdadeiramente estonteantes.

Esta nova MV Agusta, com as inconfundíveis linhas da Brutale, onde se destaca o desenho do farol dianteiro, do depósito de combustível ou da carenagem traseira, todos eles desenhados especificamente para este modelo, não é apenas estilo, mas também potência, leveza e eficácia.

O motor de 4 cilindros, com 1000cc de cilindrada foi completamente redesenhado, e além de derivar directamente do da F4 RC de competição, beneficia da experiência da marca no Campeonato do Mundo de Superbikes. Além de uma admissão completamente reestruturada, os 4 cilindros respiram através de uma linha de escape 4-1-4, dotada de válvula electrónica de escape, um elemento fundamental para cumprir com as apertadas normas de emissão de poluentes e para, através do efeito de contra-pressão, melhorar a entrega de binário.


Apesar de fiel à sua configuração original, o tetracilíndrico de instalação transversal ao quadro foi alvo de uma profunda remodelação, que deixou apenas poucas peças do bloco inalteradas, e proporciona que o motor liberte todo o seu potencial.

A fibra de carbono é a principal protagonista de toda a estrutura da MV Agusta Brutale 1000 Serie Oro, acompanhada pelo desempenho do t+ipico quadro em treliça de tubos de aço.

O sistema de travagem é o mais moderno e evoluído, pois conta com pinças Brembo Stylema que mordem discos flutuantes de 320mm, assistida por um sistema ABS Bosch 9.1, e a suspensão está a cargo de material Öhlins, com um amortecedor traseiro TTX36 que, tal como a forquilha, são geridos electronicamente por uma ECU dedicada.

A aerodinâmica esmerada foi desenvolvida para criar uma força descendente que se nota a velocidades superiores a 200km/h, melhorando assim a estabilidade e a aceleração.

A atenção ao detalhe é elevada, e os mais pequenos pormenores foram alvo de esmerado trabalho de incorporação da mais actual tecnologia. Por isso, a iluminação é integralmente em LED e conta com luzes de alto brilho para utilização diurna e faróis de curva, ligados à unidade de medição de inércia, que se acendem progressivamente de acordo com a inclinação.

Todas as funções vitais e informações relevantes são mostradas num painel TFT a cores, de 5 polegadas, com uma resolução de 800x400 pixeis, que também controla o sistema de comunicação, com ligação por bluetooth ao smartphone, podendo gerir chamadas telefónicas, mensagens  e música.


Giovanni Castiglioni, o “capo di casa” da MV Agusta, comentou ao receber o prémio da mais bela moto da EICMA 2018:

Para nós é uma grande honra receber mais esta distinção, merecida por toda a energia e recursos que a MV Agusta dedica ao constante desenvolvimento de novos produtos. Ganhar este prémio dá-nos uma grande satisfação, tanto a mim, pessoalmente, como ao meu sócio Timur Sardarov, e queremos dedicá-lo a todos os nossos fantásticos funcionários que demonstram uma verdadeira paixão e dedicação pelo seu trabalho”.

Ainda não temos informação oficial sobre a disponibilidade e preço da MV Agusta Brutale 1000 Serie Oro para Portugal. Para mais informações contacte a rede de concessionários da MV Agusta em Portugal (clique aqui).

Mais do que palavras as imagens falam por si... Veja a galeria de fotos abaixo:

andardemoto.pt @ 20-11-2018 18:19:00