Norton inicia produção da série limitada V4 SS

A Norton deu início à produção das primeiras 100 unidades da V4 SS nas suas instalações em Donington Hall, no Reino Unido. Este é o modelo de estrada mais avançado alguma vez produzido pela mítica marca britânica.

andardemoto.pt @ 17-12-2018 18:24:49

A V4 SS terá uma produção de apenas 200 unidades, sendo que as primeiras 100 estão reservadas para o mercado britânico. Em abril de 2019, após terminado o processo de homologação da norma europeia Euro 4, será fabricado o segundo lote de 100 unidades, que estarão disponíveis a partir de maio de 2019.

Este modelo exclusivo vem equipado com o novo motor V4 de 1200 cc a 72 graus, com refrigeração líquida, capaz de debitar mais de 200 cv. O quadro em alumínio foi desenvolvido nas corridas do TT na Ilha de Man com base na moto de competição Norton SG5 TT.


A V4 SS conta com a nova Unidade de Medição Inercial de 6 eixos - Inertial Measurement Unit (IMU), controlo de tração multi-regulável, launch control, quickshift com redução por autoblipper, modos de condução, sistema de aquisição de dados testado em condições extremas no TT da Ilha de Man e, ainda, o cruise control.

A carenagem aerodinâmica em fibra de carbono está disponível em versão carbono ou com a pintura especial cromada Norton, à semelhança da moto de competição do TT. O sistema de suspensões integra a forquilha Öhlins NIX30 e amortecedor traseiro Norton TTXGP desenhado para o modelo. Há também a opção de jantes em fibra de carbono ou forjadas, dependendo da especificação ou da cor.

Terminada a série limitada V4 SS, a Norton dará início à produção da V4RR, uma versão mais “light”, que estará disponível a partir de julho de 2019.


Especificações da Norton V4SS

Motor

Tipo: Norton V4 a 72 graus, refrigeração líquida, 1200 cc, árvores de cames acionadas por corrente com pinhão intermédio para reduzir a altura do motor. Válvulas de admissão em titânio. Embraiagem deslizante.

Diâmetro x curso: 82 mm x 56,8 mm

Taxa de compressão: 13,6: 1

Potência: 200 CV às 12.500 rpm

Binário: 130 Nm às 10.000 rpm

Injeção de combustível: sistema eletrónico de injeção de combustível. Condutas de admissão variáveis. 8 injetores de combustível. Sistema completo “Ride-by-Wire” independente para os cilindros dianteiros e traseiros para um superior tato e controlo.

Euro 4: Homologação completa, incluindo termostato de óleo, sensores de ignição, injeção secundária de ar e EVAP.

Equipamento eletrónico

Instrumentação: Ecrã totalmente a cores de 7 polegadas, multifunções. Ajuste dos modos do motor, que inclui: Road, Track e Pro-Race. Os modos de condução incluem câmara de visão traseira.

Quickshift: Sistema completo de quickshift com reduções por autoblipper.

Ajudas eletrónicas: Controlo de tração multi-regulável, controlo de elevação da roda dianteira (wheelie control), launch control e cruise control. Utiliza a plataforma de medição inercial de seis eixos 6D IMU.

Datalogger integrado: Completa capacidade de armazenamento de dados que inclui: tempos por volta, ângulo máximo de inclinação, velocidade máxima, aceleração máxima e força máxima de travagem.

Modos de motor: Road, Sport, Pro-Race

Arranque: Sistema de arranque sem chave

Quadro

Tipo: Quadro em tubo duplo de alumínio polido, agindo como elemento portante

Geometria regulável: O quadro é totalmente regulável, incluindo o pivot do braço oscilante e o ângulo da coluna de direção, que vem pré-definido de série para 23,9 graus.

Monobraço oscilante: 570 mm de comprimento. Reforçado, desenvolvido conjuntamente com a moto de competição SG5 TT. Maquinado a partir de um bloco de alumínio 7020.

Distância entre eixos: 1430 mm

Peso a seco: 179 kg

Suspensão dianteira: Forquilha dianteira Öhlins NIX30. Totalmente regulável.

Suspensão traseira: Amortecedor traseiro Öhlins TTXGP feito especificamente para a Norton, totalmente regulável.

Amortecedor de direcção: amortecedor Öhlins

Mesas de direcção: Superior e inferior maquinadas a partir do bloco.

Pneu dianteiro: a confirmar

Jante dianteira: Opção entre jantes em carbono ou forjadas, segundo a especificação.

Pneu traseiro: a confirmar

Jante traseira: Opção entre jantes em carbono ou forjadas, segundo a especificação/cor.

Travão dianteiro: Discos flutuantes de 2 x 330 mm. Pinças radiais monobloco Brembo. Discos Brembo e bomba de travão Brembo

Travão traseiro: Disco único de 245 mm. Pinça e bomba de travão Brembo.

Carenagem e desenho: Carenagens completas em fibra de carbono. Disponível com acabamento em fibra de carbono nua ou cromada com polimento a ar; Union Jack na bacquet.

Iluminação: Sistema de iluminação Full LED que inclui luzes de médios e máximos de alta visibilidade, DRL com “angel eye”, luz traseira e indicadores de direção.

Depósito de combustível: O depósito de combustível de 18 litros ao estilo MotoGP é completamente construído em fibra de carbono com reforço de kevlar, revestido quimicamente no seu interior para cumprir com os padrões exigidos de resistência à corrosão pelo combustível. A parte inferior do depósito forma parte da caixa do filtro de ar.

Poisa-pés: Poisa-pés, seletor de caixa, pedal de travão e tampa do pinhão maquinados, fornecidos com o modelo SS. Comandos de caixa e travão traseiro forjados na V4 RR.

Opcional: Sistema completo de escape de competição em titânio, aproximadamente 8 kg mais leve e aproximadamente com mais 10 CV. Nota: Escape de competição não apto para uso em estrada

andardemoto.pt @ 17-12-2018 18:24:49