A Ducati Multistrada 1260 no CES 2019 com condução inteligente

Tecnologia de comunicação “car-to-bike” da Ducati apresentada no CES 2019 em Las Vegas

andardemoto.pt @ 12-1-2019 16:35:14

A Ducati prossegue a sua pesquisa focada na segurança, com demonstração do projecto ConVeX (Connected Vehicle to Everything) na América.

Em conjunto com a Audi e a Ford, a Ducati fez a primeira demonstração levada a cabo nos Estados Unidos de um sistema de comunicação que interliga veículos, infraestruturas da via pública e peões, à semelhança do que foi efectuado na Alemanha em Julho passado, quando o projeto ConVeX (Connected Vehicle to Everything) – componente chave da estratégia “Safety Road Map 2025” da Ducati que pretende desenvolver novas tecnologias e sistemas de segurança – foi demonstrado pela primeira vez na Europa. 

Nas fases iniciais desta estratégia a Ducati anunciou que o sistema de ABS em Curva ser aplicado a toda a gama Ducati em 2020, e ao lançamento no mercado  de uma moto equipada com radar dianteiro e traseiro.

A Ducati, a Audi, a Ford Motor Company e a Qualcomm Technologies, Inc. estão a desenvolver um esforço conjunto para ajudar a implementar a aplicação comercial da tecnologia de comunicação directa C-V2X para aumentar a segurança rodoviária, assim como a eficiência do tráfego e a condução autónoma. 


Durante o Consumer Electronic Show® 2019 (CES 2019), que se realizou em Las Vegas, a Ducati Multistrada 1260, bem como veículos Audi e Ford, demonstraram em tempo real situações de condução que fizeram uso das comunicações diretas C-V2X.

Todos os veículos estavam equipados com a referida tecnologia que utiliza um "chipset" Qualcomm 9150 C-V2X para demonstrar uma situação concreta intersecção cooperativa, mostrando como o C-V2X pode ser usado entre veículos para negociar as respectivas prioridades num cruzamento de quatro vias não sinalizadas, em condições fora do ângulo de visão (NLOS – non-line-of-sight).

Foram também mostrados cenários de segurança adicionais, de Veículo-para-Veículo (V2V), Veículo-para-Pedestre (V2P) e Veículo-para-Infraestrutura (V2I), demonstrando a maturidade e o potencial da tecnologia C-V2X. O caso do V2V demonstrou o cenário IMA (Intersection Movement Assist), que é uma contramedida chave para evitar colisões em ângulo nos cruzamentos, enquanto que o cenário V2P mostrou como o C-V2X pode ser usado para proteger os utilizadores vulneráveis da via pública, incluindo peões e ciclistas. O cenário V2I exibiu um caso de Aviso de Zona de Trabalhos, que é desenhado para proporcionar aos condutores alertas avançados de aproximação de trabalhos na estrada, permitindo-lhes manobrar de modo seguro.

As demonstrações realizadas em Las Vegas deram sequência às bem sucedidas validações de testes e interoperabilidade do C-V2X que foram anteriormente, ao longo de 2018, levadas a cabo na Europa, Japão, Austrália e China, bem como as primeiras demonstrações ao vivo de interoperabilidade do C-V2X entre uma moto, veículos e infraestruturas viárias, levadas a cabo.


Pierluigi Zampieri

Pierluigi Zampieri

Actualmente, a C-V2X é a única alternativa V2X que permite um claro trajecto de evolução para o 5G, de um modo retroactivo compatível, e foi desenhada para proporcionar uma prestação fiável e consistente em cenários realistas de condução.

Enquanto complemento de outros Sistemas de Assistência Avançada à Condução (ADAS, Advanced Driver Assistance System), tais como sistema de radar, Lidar (tecnologia de deteção remota de luz) e câmaras, as comunicações diretas C-V2X suportam um conjunto de utilizações de segurança em constante crescimento, bem como avançadas tomadas de conhecimento situacionais ao detectar e partilhar directamente informação vital.

O C-V2X pode ser facilmente integrado com todos os modems sem fios para oferecer comunicações directas e em rede, sendo a sua implementação eficiente em termos de custos, facto que é especialmente importante para a indústria automóvel continuar a caminhar para a o aumento da conectividade sem fios em todos os veículos.

Esta demonstração mostra-nos situações de utilização nas quais as tecnologias avançadas podem melhorar significativamente a segurança dos utilizadores das motos”, afirma Pierluigi Zampieri, responsável pela Inovação nos Veículos na Ducati Motor Holding. “A comunicação C-V2X é um dos projectos chave no mapa de segurança rodoviária Ducati 2025. E não há melhor lugar que o CES para falar sobre o nosso trajecto rumo ao futuro.

andardemoto.pt @ 12-1-2019 16:35:14