Vespa Elettrica já disponível em Portugal

A mais inovadora Vespa de sempre apresenta-se como o mais inovador e sustentável veículo de duas rodas, e coloca a Piaggio na vanguarda da mobilidade do futuro.

andardemoto.pt @ 21-2-2019 14:35:57

A scooter Vespa Elettrica já chegou a Portugal, e representa o futuro da mobilidade em geral e da mobilidade elétrica em particular, promovendo a harmonia com o meio ambiente e posicionando o Grupo Piaggio na vanguarda, como pioneira no seu mercado entre as grandes marcas mundiais.

Ícone contemporâneo da tecnologia italiana no mundo, a Vespa Elettrica é a versão “verde” da icónica scooter, e sinónimo de conectividade, acessibilidade e silêncio. Com uma condução fácil, ágil e agradável (mesmo em velocidades mais baixas e em tráfego urbano congestionado graças ao seu assento a apenas 790mm do chão), e em silêncio absoluto e com total ausência de vibrações, a Vespa Elettrica promete minimizar a poluição atmosférica e acústica nos grandes centros urbanos, tornando as cidades menos caóticas e mais saudáveis.

Como é apanágio da marca, o quadro e as carenagens da Vespa Elettrica são integralmente fabricados em aço, e tal como todos os componentes, em Pontedera, Itália. Equipada com jantes de liga de alumínio de 12 polegadas na frente e 11 polegadas na roda traseira, conta ainda com travão de disco de accionamento hidráulico na roda de frente, e um travão traseiro de tambor com accionamento mecânico.

Com uma potência máxima de 4 kW (nominal de 3,5 kW) e um binário de 200 Nm disponível logo no arranque, e o desempenho dinâmico típico dos motores elétricos, a performance da Vespa Elettrica supera amplamente a das tradicionais scooters de 50 cc, particularmente no que diz respeito à aceleração e ao arranque em subidas.

O sistema Ride by Wire permite uma excelente gestão da potência do motor e consequentemente da autonomia. Ao pressionar o botão RIDING MODE, no lado direito do guiador, o motociclista pode escolher diversos modos de condução:

O modo ECO 

Com uma velocidade máxima limitada a 30 km/h e uma aceleração mais gradual, este modo permite economizar energia e prolongar a vida útil da bateria.

O modo POWER 

Explora completamente a potência do motor. 

O modo REVERSE

Para manobrar mais facilmente a Elettrica o sistema disponibiliza marcha-atrás.


Uma moderna bateria de lítio de 48V com uma capacidade de 86Ah e um débito de 4,2 kW/h, e um sistema de recuperação de energia (que recarrega durante a desaceleração), garantem à Vespa Elettrica  uma autonomia de até 100 km (tanto em estrada como em ambiente urbano).

A recarga da bateria completa-se em apenas 4 horas, e é feita através de um cabo localizado no compartimento por baixo do assento, que tanto pode ser ligado numa tomada elétrica normal de 220V ou num posto público de carregamento.

 A inovadora bateria da Vespa Elettrica garante uma eficiência de excelência até 1.000 ciclos de carga completos, ou seja, entre 50.000 a 70.000 km (equivalente a, aproximadamente, 10 anos de utilização do veículo em ambiente urbano), e após os 1.000 ciclos de carregamento a bateria manterá ainda uma eficácia a rondar os 80% da sua capacidade, continuando a ser perfeitamente utilizável.

Localizada sob o assento, a bateria compacta não compromete a funcionalidade do compartimento de carga, que mantém a sua capacidade para guardar um capacete Jet.

Mas a Vespa Elettrica não é apenas um veículo silencioso, ecológico e tecnologicamente avançado. A Vespa Elettrica está totalmente conectada com o mundo.
A nova versão da Plataforma Multimédia da Vespa (que liga o smartphone ao veículo) permite a gestão de recursos na interface incorporada no painel de instrumentos digital, com ecrã TFT a cores de 4,3 polegadas. Velocidade, modo de condução, alcance residual em km, nível de carga da bateria (%), qualidade de condução ecológica e nível de energia (utilizado ou recuperado durante a viagem) são algumas das informações exibidas no visor TFT que, aquando da conexão do smartphone via Bluetooth, permite também a visualização de notificações de chamadas recebidas e mensagens.
O sistema permite ainda, através dos botões do guiador, atender chamadas ou escolher músicas da sua própria lista de preferências.


Veja a Vespa Elettrica em pormenor:


A Vespa Elettrica tem um preço de venda ao público recomendado de € 6.790

Em Abril de 2019, uma versão equivalente a um motociclo de 125 cc vai estar também disponível na rede de concessionários Vespa Elettrica, por um preço de venda ao público recomendado de € 6.990.  Aos valores mencionados acrescem despesas de documentação.

Marque já um Teste Drive da Vespa Elettrica, na Moto Spazio Lisboa Scooter Center


Além de uma vasta gama de acessórios específicos, a Vespa Elettrica pode ser personalizada com acabamentos em diversas cores, e uma vasta gama de acessórios

andardemoto.pt @ 21-2-2019 14:35:57