Revival Cycles Birdcage – A forma perfeita de celebrar o novo BMW Big Boxer

A BMW está a pedir a alguns preparadores de todo o mundo para mostrarem o que conseguem fazer tendo por base o novo motor Big Boxer de 1800 cc. A mais recente criação chega-nos da Revival Cycles, e a Birdcage roça mesmo a perfeição!

andardemoto.pt @ 17-4-2019 19:48:29

Que a BMW Motorrad está a preparar algo grandioso já não é segredo, e que a aposta em termos de motor para equipar essa novidade é o novo Big Boxer de 1800 cc também não é segredo. A marca alemã tem vindo a pedir a alguns preparadores e especialistas em customizações para mostrarem o que conseguem fazer tendo por base o novo motor Big Boxer, e o que a Revival Cycles acaba de fazer para responder ao desafio da BMW roça a perfeição!

A moto que o caro leitor pode ver nas fotos é a Birdcage, que foi revelada no passado fim de semana em Austin, Texas, durante o Handbuilt Show.

O motor é um colosso em dimensões, Alan Stulberg, proprietário da Revival Cycles, diz mesmo que nas fotos as pessoas não conseguem ter a ideia das dimensões reais do Big Boxer. Construir algo do zero e que conseguisse acomodar o novo motor Boxer tornou-se então no principal desafio, mas a Revival Cycles conseguiu superar o problema e o resultado final é verdadeiramente espetacular.

Toda a teia que compõe a estrutura da Birdcage foi fabricada à mão, com pequenos tubos de titânio de 9 mm a serem soldados uns aos outros, sem medidas fixas. Alan afirma que apenas um tubo, o central, está realmente centrado em relação ao motor da Birdcage. Todos os restantes tubos foram sendo acrescentados à estrutura de uma forma orgânica, e assim a Birdcage conta com uma gaiola, ou teia, assimétrica, que quase parece não ser suficiente para suportar o massivo Big Boxer de 1800 cc.

No total a Birdcage conta com 138 tubos cuidadosamente cortados e soldados à mão!

A inspiração para construir uma estrutura deste tipo veio dos carros de competição fabricados pela Porsche e Maserati nos anos 50 e 60 do século passado. Mas não foi só aí que a Revival Cycles foi buscar inspiração: à BMW Landspeeder de Ernst Henne foram buscar inspiração para o guiador e para a forquilha.

Precisamente a forquilha foi criada recorrendo a técnicas modernas. A Revival Cycles recorreu a um program de CAD para realizar inúmeras simulações para perceber o que iria funcionar melhor na Birdcage, o que não deixa de ser irónico, visto esta moto ser um hino ao trabalho manual, tal como era usado pelos primeiros fabricantes de motos customizadas.


O trabalho manual não se ficou pela estrutura em titânio, pois as tampas das válvulas, com o seu design aerodinâmico, foram também elas criadas à mão por Chris Auerbach. Ele também fabricou o assento em fibra de carbono, os poisa-pés e as porcas em titânio para fixar os eixos das rodas.

Com 1778 mm de distância entre eixos e apoiada em rodas de 23’’ cobertas por pneus slick da Dunlop, a Birdcage deve ser um “bicho” engraçado de conduzir, pelo menos para aqueles que conseguirem encaixar as pernas junto à estrutura em titânio.

Claro que numa moto tão especial e encomendada pela própria BMW Motorrad, o sistema de escape teria de ser também algo especial. Ty Burham, principal soldador da Revival Cycles, tomou essa missão para si. Fabricado em titânio, o sistema de escape conta com um acabamento anodizado para um “look” diferenciado.

Não sabemos ainda o que a BMW Motorrad tem preparado para este motor Big Boxer de 1800 cc, provavelmente será uma cruiser ao bom estilo americano. Mas estes trabalhos encomendados, como a Birdcage da Revival Cycles, estão a deixar-nos de “água na boca”!

Galeria Revival Cycles Birdcage


Aqui fica um vídeo do processo de construção da Revival Cycles Birdcage

andardemoto.pt @ 17-4-2019 19:48:29