Randy Mamola nos Sultans of Sprint com a IndianxWorkhorse Appaloosa

Uma Indian Scout Bobber transformada pela Workhorse Speedshop para comemorar os 100º aniversário da Scout (1919-2019)

andardemoto.pt @ 18-5-2019 15:21:17

A Indian Motorcycles anunciou que a lenda do motociclismo, Randy Mamola, vai participar com a IndianxWorkhorse Appaloosa nas séries Sultans of Sprint, cuja primeira corrida vai ter lugar no The Reunion no Autodromo Nazionale de Monza  entre 17 e 19 de Maio de 2019.
A IndianxWorkhorse Appaloosa tem por base uma Indian Scout Bobber, e foi construída por Brice Hennebert da Workhorse Speedshop, para comemorar o 100º aniversário do mítico modelo da mais antiga marca de motos do mundo. O seu nome, Appaloosa, resume a essência desta modificação, já que é o nome da raça de cavalos mais veloz da américa.

Este projecto consumiu mais de 700 horas de trabalho, e envolveu a experiência e o empenho de diversos importantes “players” do mundo das motos, como a Akrapovič, a Beringer Brakes, a MOTOREX, a Öhlins, e a Vibrant Performance
O primeiro passo foi despir completamente a Indian Bobber original, deixando ficar apenas o quadro e o motor. Depois, o depósito de combustível original foi cortado de forma a manter o seu perfil, mas a reduzir a sua capacidade para uns frugais 2,5 litros de capacidade, suficientes apenas para uma corrida de sprint. 


A posição de condução foi a segunda preocupação, já que esta é extremamente importante neste tipo de provas de arranque. Por isso, a Appaloosa tem um sub-quadro especificamente desenhado para que o assento possa manter o piloto estável, que combina com uma guiador de avanços que o obriga a ficar inclinado para a frente e assim a aplicar mais peso sobre a roda dianteira.
Para melhorar a tracção, no arranque, o braço oscilante foi redesenhado, para ser mais longo, e construído de raiz em alumínio, incluindo os suportes maquinados em CNC para acolher o travão Beringer e os amortecedorer traseiros STX 36, completamente reguláveis, da Ohlins, que também forneceu a forquilha dianteira de 43mm e o amortecedor da direcção.

O motor não sofreu qualquer alteração interna, mas uma nova ECU da Power Commander, uma entrada de ar directa, um sistema de Injecção de Óxido Nitroso e um escape, fabricado à medida, em titânio, pela Akrapovič, aumentaram a potência do “V-Twin” de 1200cc, para uns substanciais 130cv.
O sistema de refrigeração, por líquido, foi simplificado em prol de uma redução de peso, com recurso a material da Vibrant Performance, que forneceu as tubagens externas e as tampas dos depósitos de combustível e de líquido de refrigeração
A travagem dianteira também está a cargo da Beringer, e a Appaloosa conta com um sistema completo 4D Aerotec, que exibe dois discos de Ø230mm em cada uma das duas pinças, um sistema que aumenta a eficácia da travagem, enquanto diminui a inércia devido ao seu inferior diâmetro. A marca de travões francesa também forneceu os comandos do guiador, e produziu algumas das peças maquinadas desenhadas por Brice.


A carenagem, na cor exclusiva da marca, tem o seu foco no desempenho aerodinâmico, e promove o aspecto brutal do conjunto. Exibe o número 19, precisamente a evocar o ano (1919) em que a Scout chegou ao mercado pela primeira vez.
O Randy Mamola, que diz ser um enorme fã da Indian, está entusiasmado com a ideia de ir pilotar esta imponente criação. E para o fazer em estilo, o piloto de 60 anos, natural da Califórnia, que nunca conquistou nenhum título de Campeão, mas que participou em 151 Grandes Prémios e subiu 57 vezes ao pódio, 13 das quais ao lugar mais alto, vai estar equipado com um fato de pele feito à sua medida, inspirado no design dos equipamentos usados pela famosa Indian Wrecking Crew, a equipa oficial da marca que tem dominado as corridas de “Dirt Track” nos últimos anos, desde que a Indian Motorcycles regressou à competição.

Os próximos eventos do Sultans of Sprint já têm data marcada, com a segunda corrida agendada para o evento Cafe Racer Festival que vai ter lugar no Autodrome de Linas Monthléry, em França, a 22 e 23 de Junho de 2019, e a terceira corrida agendada para o Glemsek 101 que terá lugar em  Leonberg, na Alemanha, de 31 de Agosto a 2 de Setembro de 2019.

Além disso, a IndianxWorkhorse Appaloosa também irá estar em exposição no Bike Shed, em Londres, de 24 a 26 de Maio 2019, e no Wheels & Waves, em França de 12 a 16 de Junho.

andardemoto.pt @ 18-5-2019 15:21:17