As concept Honda CB125X e CB125M podem estar a caminho da produção

Na última edição do Salão de Milão EICMA a Honda mostrou duas concept bem interessantes. A CB125X e a CB125M deixaram os motociclistas bem impressionados, e agora um novo conjunto de imagens de patentes revela que a Honda pode estar decidida a passar estas concept à produção.

andardemoto.pt @ 23-6-2019 12:00:00

Estamos mais ou menos a metade de 2019, e esta, mais do que outra altura do ano, é aquela altura em que os rumores sobre novidades começam a aparecer de todos os “cantos” do mundo. Neste caso estamos perante a possibilidade da Honda ter decidido por passar as concept CB125X e CB125M à produção.

Reveladas no Salão de Milão EICMA de 2018, estas duas concept da Honda surpreenderam quem as viu no certame italiano. As reações do público a estas motos foi tão positiva que, aparentemente, a Honda estará mesmo decidida a produzir e comercializar a CB125X e CB125M muito em breve.

Esta possibilidade ganhou força quando muito recentemente chegaram a público imagens de patentes Honda, que mostram estas novidades com ligeiras diferenças em relação às concept da EICMA, o que possivelmente comprova que a marca japonesa está mesmo a desenvolver os esforços necessários para as adaptar a uma utilização por parte dos motociclistas.


Enquanto a versão X é uma trail com aptidões para asfalto, a versão M aproveita algumas características das clássicas supermoto. Equipadas com motor monocilíndrico de 125cc e refrigeração por líquido, estas novidades deverão ser excelentes propostas para os motociclistas menos experientes.

Se analisarmos as imagens das patentes e as compararmos com as motos reveladas na EICMA, percebemos que a Honda não pensa em modificar muito. Os componentes da ciclística destas CB125X e CB125M devem então ser muito semelhantes aos que vimos nas versões concept, mas a Honda não irá optar por componentes tão exóticos. Isso permitirá manter os custos de produção em níveis reduzidos, e assim o custo de aquisição será também mais baixo.

Um bom exemplo do que vimos nas motos da EICMA e que não deverá estar disponível nas versões de produção é o sistema de escape. Se nas concept a Honda recorreu aos especialistas da SC-Project, as versões de produção deverão usar ponteiras muito parecidas mas fabricadas “in-house” pela Honda.


Outro exemplo serão as suspensões. Nas concept CB125X e CB125M as suspensões permitem o ajuste, enquanto nas versões de produção em série estes mesmos elementos não irão permitir ao proprietários ajustar os seus parêmetros.

E quando é que poderemos ver estas novidades Honda na estrada?

Tendo em conta as imagens agora reveladas em patentes, e ao facto de que as concept foram mostradas no final do ano passado, pensamos que o mais provável é que já na próxima edição do Salão de Milão EICMA, em novembro, estas motos sejam reveladas, e que depois cheguem aos concessionários até meados de 2020.

andardemoto.pt @ 23-6-2019 12:00:00