BMW Motorrad Vision DC Roadster – A eletrificação do motor boxer

A marca de Munique acaba de revelar a sua última concept. A pensar no que poderá ser o futuro da marca dentro do mundo das motos elétricas, a BMW Motorrad criou a Vision DC Roadster, uma naked futurista que apela aos sentidos e relembra o motor boxer da BMW R32 de 1923.

andardemoto.pt @ 25-6-2019 12:56:10

O futuro das duas rodas passa, entre outras coisas, pelo abraçar das motorizações elétricas. Os Governos estão a criar regras que obrigam os grandes fabricantes a alterarem as suas estratégias, as homologações de novos modelos obedecem a limites cada vez mais restritivos, e por isso os fabricantes têm nas motos elétricas um caminho que podem explorar.

A BMW Motorrad já explora e segue esse caminho há alguns anos através da sua scooter elétrica. Mas o futuro da marca de Munique no mundo das motos elétricas não se vai limitar às scooters, e nesse sentido a BMW Motorrad acaba de revelar a sua mais recente concept: a Vision DC Roadster.

Como o próprio nome indica, esta é uma naked roadster, ou seja, o seu design é bastante mais agressivo para conferir à Vision DC Roadster uma aparência quase de moto desportiva. As linhas futuristas, com arestas vincadas, ângulos pronunciados, e a iluminação full LED, onde destacamos a presença da luz diurna na ótica frontal com desenho em U para uma imagem que será imediatamente reconhecida na estrada, tornam esta concept numa moto bastante bem conseguida em termos de design.


Minimalista, em particular na traseira afilada que deixa à vista o subquadro tubular, a Vision DC Roadster tem uma presença dinâmica mesmo quando está parada. A BMW Motorrad consegue esse efeito ao elevar a traseira da moto e baixando a frente, deixando depois o motor elétrico e as baterias para centrarem as nossas atenções.

De facto as baterias ocupam a maior percentagem do conjunto. São volumosas, estão posicionadas verticalmente e longitudinalmente em relação à moto. Nas laterais, e a relembrar a icónica BMW R32 idealizada por Max Friz em 1923, a marca alemã coloca duas secções que sobressaem do cojunto de bateriais, tal como as cabeças do motor boxer. Estes elementos têm aletas de refrigeração e ventilação interna, e foram posicionadas prcisamente na zona onde o ar fresco passa para maximizar o efeito de refrigeração das bateriais, algo extremamente importante nas motos elétricas.

Se as baterias são relativamente grandes, o mesmo não se pode dizer do motor elétrico. É compacto, de tal forma que a BMW Motorrad conseguiu encaixar o motor elétrico debaixo das bateriais e conectá-lo diretamente ao veio de transmissão que transmite o movimento à esbelta roda traseira.


Materiais como a fibra de carbono ou alumínio permitiram à BMW Motorrad manter o peso da Vision DC Roadster em valores reduzidos dentro do expectável para uma moto elétrica. EM certos componentes, como por exemplo no quadro, a BMW Motorrad trabalhou a superfície criando detalhes maquinados que conferem à moto uma aparência elegante e ainda mais futurista, enquanto detalhes em alumínio escovado garantem um “look” premium.

A segurança é também levada para um outro nível nesta concept elétrica. Nesse sentido, a BMW Motorrad criou, em parceria com a Metzeler, um conjunto de elementos que brilham no escuro, do tamanho de selos, e que para além do efeito estético, garantem uma maior visibilidade na estrada.

Além disso, a Vision DC Roadster inclui também um conjunto de equipamentos específicos para o motociclista. Por exemplo o blusão fabricado em materiais especialmente leves conta com proteções rígidas que são praticamente invisíveis. O próprio tecido do blusão tem detalhes que brilham no escuro, e nas costas um conjunto de ímans permitem que facilmente se fixe uma mochila ao blusão para transporte de bagagem.

Para a BMW Motorrad a Vision DC Roadster é um exercício de design e função, um símbolo do esforço da marca alemã na procura e desenvolvimento de formas alternativas ao nível dos motores de motos. Tudo isto sem esquecer as raízes da marca.

De momento a Vision DC Roadster não passa de uma concept. Mas conhecendo a BMW Motorrad, sabemos que a casa de Munique não apresenta uma moto deste tipo, mesmo que apenas em formato concept, se já não tiver uma ideia para um modelo de produção em série. Veremos o que a BMW Motorrad está a preparar, mas o futuro do motor boxer, mesmo que apenas em aparência, está garantido e inclui a eletricidade.

andardemoto.pt @ 25-6-2019 12:56:10