Faleceu Peter Fonda, o Wyatt de Easy Rider

Ator e autor do filme Easy Rider faleceu aos 79 anos devido a insuficiência respiratória. Peter Fonda ficará para sempre ligado à sua personagem Wyatt no filme que se tornou num ícone das duas rodas.

andardemoto.pt @ 17-8-2019 14:13:59

Faleceu hoje, 17 de agosto, Peter Fonda, autor e ator do grandioso filme do mundo das duas rodas Easy Rider. Filho de Henry Fonda, irmão da também atriz Jane Fonda e pai da atriz Bridget Fonda, Peter tornou-se na cara da contracultura dos anos 60, e juntamente com a família  ajudou a levar o nome Fonda a criar uma verdadeira dinastia em Hollywood.

Peter Fonda sofria de cancro do pulmão há já algum tempo, e foi devido a complicações pulmonares, que resultaram em insuficiência respiratória, que Peter Fonda faleceu em sua casa junto da família.

Nascido em Nova Iorque a 23 de fevereiro de 1940, Peter Fonda saiu definitivamente da sombra quando ajudou a dar a conhecer ao mundo o filme Easy Rider. Produziu, escreveu, e deu corpo à personagem Wyatt, e assim ficou para sempre ligado ao mundo do motociclismo, juntamente com Dennis Hopper que no filme era o seu companheiro de viagem Billy.

Foi com Peter Fonda e Dennis Hopper que ficámos também para sempre a conhecer a música “Born to be Wild”, dos Steppenwolf, uma música que se tornou também num símbolo das motos em todo o mundo e um hino à liberdade.

Mas Peter Fonda já tinha uma ligação cinematográfica ao mundo das motos anterior a Easy Rider. Em 1966 liderou um gangue no filme “The Wild Angels”, de Roger Coorman.


Easy Rider - intro

Peter Fonda confessou que apenas começou a andar de moto para fazer frente ao seu pai Henry Fonda. A relação tumultuosa entre os dois levou o pai a proibir Peter de comprar uma moto, mas assim que conseguiu, a primeira coisa que Peter Fonda fez foi comprar uma Harley-Davidson, tendo a partir daí cultivado sempre uma imagem pública ligada às duas rodas.

Apesar de todos os seus feitos, na vida pessoal e também como ator e realizador, incluíndo duas nomeações para os Óscares (que nunca ganhou), a verdade é que Peter Fonda ficará para sempre ligado à personagem Wyatt com o seu capacete “stars-and-stripes”, e à sua moto, a “Captain America”.


andardemoto.pt @ 17-8-2019 14:13:59