Primeiras novidades Harley-Davidson 2020 apresentadas

Marca de Milwaukee revelou as novas Low Rider S, Road Glide Limited, e uma nova CVO Tri Glide para os clientes mais exigentes. Para além destas novidades, a Harley-Davidson desenvolveu novas tecnologias como o H-D Connect e os sistemas Reflex Defensive Rider Systems.

andardemoto.pt @ 22-8-2019 18:37:01

O Salão de Milão EICMA está cada vez mais perto, e será no certame italiano que veremos todas as novidades 2020 reunidas no mesmo local. No entanto a Harley-Davidson antecipou-se um pouco e apresentou desde já, oficialmente, algumas das coisas que preparou para o próximo ano, tanto ao nível de novos modelos, como também de tecnologias.

A primeira grande novidade é a chegada da nova Low Rider S.

Todo o chassis é baseado nas Softail, com a Harley-Davidson a garantir um “look” muito semelhante ao que encontramos nos modelos “hard tail”, mas ao mesmo tempo a permitir que o condutor usufrua de um controlo e conforto num nível acima. Para isso a marca americana alterou o “rake” de 30 graus para 28 graus, em comparação com o modelo base Low Rider, o que melhorou a resposta da direção, tornando esta versão S mais ágil.

Com o motor V-Twin Milwaukee Eight 114 (1868cc) a dominar as atenções na Low Rider S, equipado com entrada de ar Gloss Black e sistema de escape 2-2, este é o maior motor dentro das Softail, oferecendo uma resposta pronta ao acelerador e um enorme binário logo às 3000 rpm.

Ainda em comparação com a versão base da Low Rider, esta S conta com travagem melhorada, cortesia de dois discos de travão frontais de 300 mm de diâmetro, auxiliados por ABS de série.

De referir ainda que a Low Rider S oferece uma posição de condução agressiva, fruto dos novos suportes de guiador mais altos mas que fixam um novo guiador tipo de motocross. O condutor ficará bem protegido em autoestrada e em velocidades mais elevadas graças ao uso de um frontal que rodeia o farol. Para completar uma aparência mais masculina todos os elementos brilhantes foram substituídos por elementos em preto brilhante ou matte.

O preço da nova Harley-Davidson Low Rider S é de 20.500€.


Na gama touring a maior novidade apresentada até ao momento é a Road Glide Limited que vem ocupar o lugar da Road Glide Ultra em 2020.

Como seria de esperar numa moto pronta para percorrer longas distâncias, a Road Glide Limited conta com carenagem “Shark Nose”, faróis duplos dianteiros Daymaker LED, sistema de infotainment Boom! Box GTS que inclui ecrã tátil a cores para selecionar as diferentes opções de GPS ou de música, para além de suspensões Premium  Touring com ajuste fácil da précarga, enquanto a Road Glide Limited tem um poder de travagem reforçado com a utilização do sistema Reflex Electronic Linked ABS.

Destaque ainda nesta turística de grande porte da Harley-Davidson para os punhos aquecidos, pintura com acabamento “pin stripping”, ou ainda as jantes Slicer II Contrast Bright para um “look” fantástico.

Ainda dentro dos modelos Touring da Harley-Davidson, não podemos deixar de referir a nova opção Black Finish disponível em 2020 para os modelos Ultra Limited e Road Glide Limited.

Ao selecionar esta opção, o cliente vê ser instalado nestas motos jantes de alumínio fundido Slicer II com acabamento Gloss Black, tanque de combustível e medalhões frontais e traseiros com um preenchimento Gloss Black cercados por um rebordo Charcoal, motor, escape e tampas em Gloss Black e ainda Tour-Pak , consola , footboards, guiador, rebordo dos mostradores, manetes, espelhos, controlos de pé, farol LED Daymaker, faróis de nevoeiro LED (somente Ultra Limited), tampas das forquilhas, proteção do motor e protetores dos alforjes pintados a preto.


Criado em 1999, o programa Custom Vehicle Operations (CVO) continua a ser um dos grandes destaques da gama Harley-Davidson, e em 2020 não será diferente, com a chegada da nova CVO Tri Glide.

Equipada com o maior e mais potente Milwaukee Eight que a Harley-Davidson fabrica, a CVO Tri Glide é um trike premium de produção limitada, e que tem um preço base anunciado de 55.150€.

Para além dos componentes premium que permitem ao condutor e passageiro usufruirem de um conforto acima da média e um elevado prazer de condução, com o chassis da CVO Tri Glide especificamente afinado para maior estabilidade, todo o pacote de ajudas eletrónicas Reflex Defensive Rider Systems é também específico desta trike.

E por falar em ajudas eletrónicas, a Harley-Davidson investiu em força neste particular para 2020, criando o Reflex Defensive Rider Systems, ou RDRS.

Este é o novo pacote de ajudas eletrónicas de série da H-D para os modelos CVO, Tri-Glide Ultra, Freewheeler, para os modelos Special e Limited da família Touring, e ainda para a primeira moto elétrica da Harley, a LiveWire.

O RDRS inclui os seguintes sistemas eletrónicos de ajuda à condução:

- Cornering Enhanced Electronic Linked Braking (C-ELB): Sistema de travagem combinada que atua na travagem em ambos os eixos repartindo a força de travagem para reduzir a distância de travagem. O C-ELB tem em conta o ângulo de inclinação em curva no momento de ajustar a pressão dos travões;

- Cornering Enhanced Antilock Braking System (C-ABS): Sistema de ABS que atua de forma independente nas duas rodas, e modula o ABS de acordo com o ângulo de inclinação em curva;

- Cornering Enhanced Traction Control System (C-TCS): Sistema de controlo de tração mais evoluído do que o controlo de tração normal. Tem em conta o ângulo de inclinação em curva, usando por isso um algorítmo de controlo específico que permite maximizar a tração à saída das curvas. O condutor poderá selecionar um de dois modos, entre Standard ou Rain;

- Drag-Torque Slip Control System (DSCS) e Cornering Enhanced Drag-Torque Slip Control System (C-DSCS): Sistemas que eliminam o bloqueio da roda traseira (ou rodas no caso do trike) durante as desacelerações mais agressivas. Sistemas especialmente benéficos com piso molhado, adaptando o binário do motor à velocidade da moto. O C-DSCS inclui algorítmo específico para adaptar o binário em curva;

- Vehicle Hold Control (VHC): Permite que o condutor arranque em inclinação sem deixar descair a moto. O VHC fica ativo a partir do momento em que o condutor o selecione e até ao momento em que acelerar e tocar na embraiagem;

- Tire Pressure Monitoring System (TPMS): Sistema que permite monitorizar em tempo real a pressão dos pneus da moto no ecrã de infotainment. Quando a pressão baixa, é emitido um alerta, e o condutor sabe que tem de ajustar a pressão num dos pneus.

Uma última nota para a chegada da nova app H-D Connect. Com esta aplicação podemos aceder remotamente à moto, e receber inclusivamente alertas que permitem perceber se alguém tentou roubar a moto.

Estas são as novidades 2020 já anunciadas pela Harley-Davidson, mas o Andar de Moto sabe que a marca americana tem mais surpresas preparadas para o próximo ano, e por isso vamos dar-lhe aqui todos os detalhes das novidades!

andardemoto.pt @ 22-8-2019 18:37:01