Triumph Daytona Moto2 765 L.E.: A derradeira supersport britânica

A nova coqueluche da Triumph foi oficialmente desvendada e vem extremamente bem equipada. A Daytona Moto2 765 Limited Edition é uma moto de competição para a estrada. A derradeira supersport britânica!

andardemoto.pt @ 23-8-2019 21:10:53

O nome Daytona é para muitos motociclistas sinónimo de altas prestações e de vitórias nas pistas. Mas a Triumph abandonou a sua supersport há alguns anos. Felizmente para quem gosta de adrenalina e motos desportivas, a parceria da Triumph com o Mundial de Velocidade, em que fornece os motores da categoria Moto2, permitiu à marca de Hinckley ressuscitar a Daytona.

Apresentada durante o Grande Prémio da Grã-Bretanha, a nova Triumph Daytona Moto2 765 Limited Edition é o mais próximo que poderemos ficar de conduzir uma Moto2 de competição na estrada.

Com um pedigree inquestionável no mundo da competição, a nova Daytona Moto2 765 Limited Edition mantém-se no topo do segmento das supersport. Para isso conta com o já conhecido motor tricilíndrico 765 cc, sendo que no caso da unidade motriz da nova Daytona este motor conta com específicação especial de Moto2.

A potência máxima atinge os 130 cv às 12.250 rpm, enquanto o binário máximo de 80 Nm aparece às 9750 rpm. No entanto o motor tricilíndrico conta com elementos internos bastante diferenciados do motor que originalmente equipou a naked Street Triple RS.

A Triumph revela que a taxa de compressão aumentou, as válvulas de admissão são em titânio, os pistões foram reforçados, árvores de cames com novo perfil, trompetas de admissão redesenhadas, bielas modificadas, tal como a admissão e cambota. Tudo isto sem esquecer que a centralina conta com mapas específicos e o motor vê o redline subir para as 13.250 rpm, mais 600 rpm do que o motor da Street Triple RS.

A completar o conjunto de modificações mecânicas ou de performance, a nova Daytona Moto2 765 Limited Edition usufrui de uma caixa de velocidades derivada das Moto2 e que utiliza relações de caixa específicas para uso em pista. Para uma condução perfeita a Triumph instala um quickshift bidirecional. O sistema de escape em titânio tem assinatura da Arrow, com soldaduras TiG, e todo o sistema de escape foi criado em exclusivo para esta moto.


Para um motor tão especial a Triumph teve de recorrer ao mundo da competição para criar um chassis também especial. A versão de produção da nova Daytona utiliza o mesmo chassis criado para o protótipo de desenvolvimento Moto2 da Triumph, com as traves principais mais leves, o que em conjunto com as carenagens totalmente em fibra de carbono garantem que o peso do conjunto não será elevado. Para já a Triumph não revela o peso.

Se o chassis promete prolongar a longa tradição da Daytona como uma supersport de topo pela estabilidade e “feeling” que transmite em condução extrema, a restante ciclística também não é de menor qualidade!

As suspensões têm, como não podia deixar de ser, a assinatura dos suecos da Öhlins, que instalam na Daytona Moto2 765 Limited Edition a forquilha NiX30 com bainhas de 43 mm à frente, enquanto na traseira está instalado um monoamortecedor TTX36. Em ambos os eixos as suspensões são totalmente ajustáveis.

A travagem fica a cargo da Brembo. Pinças Stylema mordem discos de dimensão generosa, e são comandadas por uma bomba radial MCS, também da Brembo, e que permite não só usufruir de uma travagem potente e homógenea, como também garante que o condutor pode ajustar facilmente a manete de travão mesmo em andamento.

Através do painel TFT a cores, que inclui “lap timer” e uma saudação de boas-vindas específica, o condutor terá acesso aos diferentes modos de condução - Rain, Road, Rider, Sport e Track -, que ajustam diversos parâmetros das ajudas eletrónicas.

A Daytona Moto2 765 Limited Edition, como o nome indica, é uma moto de produção limitada. A Triumph vai fabricar um total de 1530 unidades: 765 para os Estados Unidos e Canadá, e as restantes 765 para Europa e Ásia.

Clique aqui para ver uma galeria de fotos completa da Triumph Daytona Moto2 765 Limited Edition!


andardemoto.pt @ 23-8-2019 21:10:53