Oficial: Honda Africa Twin CRF1100L revelada!

A nova geração da aclamada Africa Twin recebe um motor maior, está mais evoluída, e chega ainda em 2019 aos concessionários da Honda. Fique a conhecer em detalhe a nova Africa Twin CRF1100L e a Africa Twin Adventure Sports.

andardemoto.pt @ 23-9-2019 12:31:10

Conforme prometido, a Honda acaba de revelar as imagens e informações oficiais da nova e muito aguardada Africa Twin 1100, ou CRF1100L para ser mais exato. Como é perceptível pela denominação da nova moto de aventura da Honda, esta geração tem um motor bicilíndrico de maior dimensão, mas a realidade é que tanto a versão base Africa Twin 1100 como a variante Adventure Sports contam com diversos detalhes que merecem uma análise mais detalhada.

Vamos por isso conhecer as novas Honda Africa Twin CRF1100L e Adventure Sports.

Em relação ao motor, não era segredo que a Honda estava a trabalhar o bicilíndrico por forma a conseguir melhorar a performance e cumprir com as novas normas Euro5. Nesse sentido o motor vê a cilindrada crescer dos anteriores 998 cc para os 1084cc.

Dentro das modificações realizadas no interior do bicilíndrico a Honda destaca a elevação das válvulas, camisas em alumínio nos cilindros e nova válvula de controlo do escape. Com tudo isto a potência sobe 7% para os 100,5 cv às 7.500 rpm, enquanto o binário é também maior do que até agora, atingindo os 105 Nm às 6.250 rpm, um aumento de 6%.

Com estas alterações a Honda garante que o motor mantém a suavidade que lhe é reconhecida, enquanto ao mesmo tempo garantem que o novo sistema de escape permite que o motor solte aquela sonoridade tão típica da Africa Twin.

Também não era segredo nenhum que a Honda pretendia modificar o quadro e subquadro, e agora que recebemos as informações oficiais, essa situação é confirmada. O quadro foi redesenhado e, ao contrário da anterior Africa Twin, o subquadro deixa de ser soldado às traves principais e passa a estar aparafusado.

Isto permitirá que em caso de queda e o subquadro sofra danos o proprietário possa substituir o subquadro mais facilmente. De referir ainda que em termos estruturais a Honda anuncia que o braço oscilante foi também totalmente renovado, está mais leve, com dimensões otimizadas para garantir maior tração e estabilidade.

Outra das áreas onde a Honda trabalhou afincadamente nesta nova Africa Twin CRF1100L foi ao nível da eletrónica.

Para isso a marca japonesa instalou uma nova unidade de medição de inércia (IMU) de seis eixos. Este “cérebro” controla agora com mais detalhe todas as ajudas eletrónicas que o condutor da Africa Twin CRF1100L tem à disposição, incluindo controlo de tração HSTC, ABS com função “cornering”, controlo anti-cavalinho,  ou ainda o sistema que impede roda traseira de levantar em travagem.


Todas estas ajudas eletrónicas estão ligadas aos diferentes modos de condução.

Na nova Honda Africa Twin CRF1100L temos seis modos de condução à escolha. Em quatro deles os níveis de potência, efeito travão motor e ABS são predefinidos e serão usados de acordo com a situação de condução: Tour, Urban, Gravel e Off-Road. Os dois modos User permitem personalizar todos os parâmetros de acordo com as necessidades e estilo de condução.

Todas as informações sobre a moto serão visualizadas e controladas através de um sofisticado e elegante ecrã TFT de 6,5 polegadas. Este ecrã é controlado por toque, o que facilita a vida do condutor, e ao mesmo tempo garante uma leitura mais imediata das diversas informações, independentemente do nível de luminosidade.

De referir que as novas Africa Twin CRF1100L estão equipadas com Apple Carplay, permitindo ao condutor obter indicações da direção, fazer e receber chamadas telefónicas e ainda ouvir música através das aplicações instaladas no smartphone ligado.

Em relação às versões, a versão base é a Africa Twin CRF1100L.

Esta é a moto perfeita para as aventuras fora de estrada, está mais leve (5 kg) fruto da utilização de componentes novos, e tem agora uma utilização “off-road” reforçada graças ao novo desenho mais afilado do assento, que pode ser ajustado em altura entre 850 mm ou 870 mm.

O depósito de combustível também tem um novo desenho que permite um melhor encaixe das pernas do condutor, seja sentado ou em pé, enquanto o ecrã frontal mais baixo permite que o condutor se possa movimentar mais livremente quando conduz de pé.

Com uma relação peso/potência que melhora em 10%, isto significa que a nova Africa Twin CRF1100L ganha argumentos dinâmicos bastante interessantes.


Já a Africa Twin CRF1100L Adventure Sports é a versão preparada para as grandes viagens desta moto de aventura.

A carenagem frontal foi alargada para melhorar a proteção aerodinâmica, o ecrã frontal é também mais alto, e o depósito de combustível tem 24,8 litros de capacidade, o que de acordo com a Honda garante uma autonomia de mais de 500 km!

Esta nova geração da Africa Twin Adventure Sports pode ser equipada com as suspensões eletrónicas Showa EERA - Electronically Equipped Ride Adjustment.

Estas suspensões funcionam em cooperação com os seis modos de condução, adaptando o comportamento de amortecimento e extensão de acordo com as necessidades do condutor. As suspensões Showa EERA oferecem três níveis por defeito de afinação da pré-carga e usam a unidade IMU de seis eixos e a tecnologia de válvula de equilíbrio livre na forquilha dianteira para oferecer uma reposta otimizada em qualquer tipo de terreno.

Tal como aconteceu com a anterior geração da Africa Twin, esta nova geração também pode ser equipada com a transmissão automática de dupla embraiagem DCT. A Honda revela que a DCT tem sofrido evoluções ao longo dos anos, e que nesta nova Africa Twin CRF1100L, e devido ao facto de utilizar um IMU de seis eixos, a DCT consegue prever a aproximação de curvas adaptando o sistema e efeutando trocas de caixa ainda mais suaves.

As novas Honda Africa Twin chegam ainda em 2019 aos concessionários da marca japonesa. A Africa Twin CRF1100L vai estar disponível nas cores Vermelho Grand Prix ou em Preto Ballistic Metalizado Mate. Em ambas as opções a Africa Twin contará com um subquadro vermelho. A versão Adventure Sports estará disponível em acabamento Tricolor Branco Pérola Glare – a fazer lembrar a clássica XRV650 original – e em Preto Metalizado Darkness.

Não temos ainda a confirmação do preço das novas Honda Africa Twin CRF1100L e Adventure Sports. O seu Andar de Moto irá tentar obter essa informação e assim que nos for possível iremos dar-lhe os preços destas duas novidades da Honda.

Galeria de fotos Honda Africa Twin CRF1100L e Adventure Sports

andardemoto.pt @ 23-9-2019 12:31:10