Asook Customs - Locomotiva de Estaline

O artista russo Asook criou esta obra de arte inspirada na locomotiva IS que foi batizada com o nome do controverso líder soviético Joseph Stalin.

andardemoto.pt @ 22-10-2019 01:06:59

A locomotiva soviética IS foi fabricada entre 1932 e 1942 e foi apelidada de "Joseph Stalin", por ter sido a locomotiva a vapor mais poderosa da Europa, capaz de velocidades a rondar os 180 km/h. Foram produzidas 649 locomotivas "Joseph Stalin" e as derradeiras permaneceram em funcionamento até 1972. Apenas uma delas sobreviveu! Com o número de série IS 20-317, está hoje em dia em exposição em Kiev (Ucrânia).

A peça de arte com três rodas que aqui lhe trazemos não se parece com nenhuma moto que tenhamos visto, mas é sem dúvida uma fonte de inspiração para os amantes da customização. 

A locomotiva soviética IS apelidada de "Joseph Stalin"

A locomotiva soviética IS apelidada de "Joseph Stalin"

Imaginada pelo preparador russo que tem sede em São Petersburgo e é conhecido pelas suas criações sempre a lembrarem a cultura Steampunck, esta obra foi inspirada precisamente nas linhas arredondadas da locomotiva IS 20.

O tema é respeitado do começo ao fim, como evidenciado pela biela que serve de transmissão do motor à roda traseira. Além disso, o guiador tradicional foi substituído por duas alavancas verticais colocadas uma de cada lado, numa alusão aos comandos doas velhas locomotivas.

Numa outra perspectiva, as estrelas vermelhas soviéticas estão inseridas nas duas rodas dianteiras! A inscrição em cirílico, Иосиф Сталин bem visível por cima do farol da frente significa precisamente Joseph Stalin


No entanto, não há qualquer indício de que esta peça de arte seja realmente funcional, pois o motor é uma simples montagem aleatória de peças de aeronaves. No entanto, é um objecto bonito, incomum e destinado a prestar homenagem ao que era uma máquina simbólica da época da URSS.


andardemoto.pt @ 22-10-2019 01:06:59


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews