EICMA 2019 – Aston Martin AMB 001

A AMB 001 é a primeira criação da parceria entre a Aston Martin e a Brough Superior. Apenas 100 unidades serão fabricadas, apenas podem andar em pista, e o preço... é estonteante!

andardemoto.pt @ 5-11-2019 16:37:55

É uma das estrelas do Salão de Milão EICMA, e com todo o direito! A estreia mundial da nova AMB 001, a primeira moto da Aston Martin e que nasce da parceria com a icónica marca Brough Superior, promete vir a deixar as carteiras de alguns motociclistas mais afortunados um pouco menos recheadas.

A ideia por detrás da criação da AMB 001 é de criar um conceito de moto desportiva única, moderna, exótica, e recheada de tecnologias desenvolvidas pela Aston Martin e pela Brough Superior.

Inspirando-se nos modelos automóveis mais recentes da Aston Martin de motor central, a AMB 001 apresenta uma pintura Stirling Green e Lime Essence, complementada pelas jantes em preto mate, a mesma cor que é depois aplicada na forquilha e no sistema de travagem. Estas opções cromáticas permitem destacar alguns dos componentes que são fabricados em fibra de carbono.


As formas esculpidas desta desportiva futurista aproveitam alguns componentes de design característicos dos automóveis da Aston Martin, como é o caso da “barbatana” que começa na frente do depósito e se prolonga sobre o mesmo até desaparecer pode debaixo do assento que foi desenvolvido tendo em conta as formas do corpo humano, permitindo ver essa “barbatana” a passar por baixo.

A aerodinâmica da AMB 001 também conta com elementos especiais. Por debaixo da carenagem frontal, sem óticas, encontramos um apêndice aerodinâmico semelhante aos “splitters” frontais que a Aston Martin aplica nos seus automóveis. Com isso a AMB 001 consegue gerar força descendente e melhora a estabilidade.

Escondidas pelas carenagens aerodinâmicas estão diversas asas fabricadas em aço de nove microns, exatamente as mesmas asas aerodinâmicas que a Aston Martin aplica no hypercarro Valkyrie.


E ainda bem que o faz, pois o motor bicilíndrico em V utiliza sobrealimentação, o que eleva as performances deste V2 para outro nível. Esta é a primeira vez que uma moto com assinatura da Brough Superior conta com sobrealimentação recorrendo a um turbo num motor V2, e os 180 cv para os 180 kg de peso (a seco) prometem deixar o condutor da AMB 001 com um sorriso de cada vez que a levar a “passear” na pista.

A AMB 001 está atualmente a ser produzida e montada à mão na fábrica da Brough Superior em Toulouse, França. Todas as 100 unidades da AMB 001 ostentam um preço de – está preparado?!... 108.000 euros!

As entregas da nova Aston Martin AMB 001 produzida pela Brough Superior estão previstas para o último quarto de 2020.

Galeria Aston Martin AMB 001

andardemoto.pt @ 5-11-2019 16:37:55


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews