EICMA 2019 – Honda SH125i

Honda reforça os argumentos de uma das scooters mais vendidas na Europa. A SH125i ganha um motor Euro5, ciclística renovada, e sistema de controlo de binário variável HSTC. Fique a conhecer esta scooter de roda alta em detalhe.

andardemoto.pt @ 5-11-2019 20:48:54

Não se pode dizer que a SH125i é totamente nova para 2020, mas falta pouco para podermos dizer isso. Esta scooter de roda alta da Honda recebe importantes melhoramentos, e no próximo ano poderá reforçar ainda mais a sua posição de líder de mercado europeu, onde vendeu em 2018 cerca de 19.000 unidades.

Chegada ao velho continente em 2001, a Honda SH125 tornou-se numa das scooters favoritas dos motociclistas europeus que procuram uma scooter de roda alta elegante e eficiente. Se olharmos para o panorama global, o sucesso da SH125 é ainda maior, com a Honda a revelar que foram vendidas milhões de unidades desta scooter de roda alta.

Fabricada nas instalações da Honda em Itália, mais concretamente em Atessa, para esta geração da SH125i a Honda desenvolveu um novo motor. Sob a designação eSP (Enhanced Smart Power) este monocilíndrico de 124,5 cc ganha um pouco de potência que atinge agora os 12,5 cv às 8250 rpm. O binário máximo desce ligeiramente para os 11,4 Nm, mas em contrapartida é atingido mais cedo, às 6500 rpm, menos 500 rpm que na versão anterior.

No entanto a Honda faz questão de destacar que nos testes em banco de ensaio o motor da SH125i revela-se muito mais forte logo a partir das 4000 rpm, continuando a ser forte até às 10000 rpm.

Para a obtenção destas performances o motor viu as suas dimensões internas alteradas. O diâmetro do pistão aumentou para 53,5 mm enquanto o curso desceu para os 55,4 mm. Ainda no interior do bloco foram implementadas técnicas de redução do atrito: a camisa do cilindro possui estrias de tamanho reduzido, o cilindro está descentrado, e a cambota conta com três rolamentos.

No exterior, o radiador deixa de estar colocado à frente e faz agora parte do motor, enquanto a ventoínha de refrigeração é consideravelmente mais compacta.

Ainda ao nível do novo motor da SH125i destacamos o facto do alterador servir também de motor de arranque, e a função Idling-Stop, que desliga o motor temporariamente quando a scooter está parada, utiliza o mecanismo de retorno da cambota que recoloca o pistão em posição antes da admissão e ao mecanismo de descompressão que anula a resistência ao arranque provocada pela própria compressão do motor. Tudo isto resulta numa unidade motriz que promete ser ainda mais suave e económica.

Importante referir que a Honda desenvolveu este motor da SH para cumprir com as mais restritas normas de homologação Euro5.


Com o aumento da potência e uma entrega de binário mais forte a médios regimes, a Honda optou por instalar na nova SH125i um sistema de controlo de tração, que no caso da marca japonesa se denomina de HSTC, e funciona gerindo a forma como a roda traseira desliza em condições de pouca aderência. O HSTC pode ser completamente desligado caso o condutor assim o deseje.

A suportar o novo motor está um quadro que também foi redesenhado. O objetivo da Honda foi encontrar mais espaço para arrumação e ao mesmo tempo ajudar a SH125i a ser mais confortável.

O depósito de combustível (7 litros) deixa de estar debaixo do assento do passageiro e passa a estar debaixo do piso, entre os pés do condutor. Com uma distância entre eixos que aumenta 13 mm para um total de 1353 mm, a SH125i oferece agora um espaço de arrumação debaixo do assento que aumenta em 10 litros de volume. Com tudo isto a Honda conseguiu manter a altura do assento abaixo dos 800 mm.

Ao nível das suspensões, a nova SH125i conta com dois amortecedores traseiros com posicionamento otimizado para melhor absorção dos impactos, e que oferecem a possibilidade de afinação da pré-carga em 5 posições. Na frente a forquilha com bainhas de 33 mm de diâmetro garante uma leitura do piso ainda melhor, permitindo à roda de 16 polegadas percorrer 89 mm de curso.

Nesta nova Honda SH125i convém ainda referir que o painel de instrumentos LCD foi atualizado para melhor leitura das informações, e a Honda vai comercializar a SH125i nas seguintes cores:

- Preto Pérola Nightstar

- Branco Pérola Cool

- Cinzento Metalizado Timeless

- Vermelho Pérola Splendor


Galeria Honda SH125i

andardemoto.pt @ 5-11-2019 20:48:54


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews