Guy Martin vai tentar repetir o salto do filme “A Grande Evasão”

Antigo piloto de “road racing” vai tentar repetir o salto icónico do filme “A Grande Evasão” com Steve McQueen. Guy Martin vai utilizar uma Triumph Scrambler 1200 e o objetivo inclui ultrapassar o salto original do filme.

andardemoto.pt @ 3-12-2019 06:58:29

Guy Martin é uma daquelas personagens do motociclismo que ninguém esquece. Seja pelo que fez durante a sua carreira nas “road races” como o Tourist Trophy na Ilha de Man, onde foi sempre um dos favoritos dos fãs, seja pelos diversos recordes que conquistou desde que abandonou as corridas, sempre que Guy Martin se envolve num novo projeto sabemos que algo de muito interessante está para acontecer.

Desta feita Guy Martin está de volta aos grandes momentos em cima de uma moto, neste caso numa Triumph Scrambler 1200, para tentar recriar o icónico salto do filme “A Grande Evasão” (“The Great Escape”) protagonizado por Steve McQueen.

Apesar de no filme a estrela principal ser Steve McQueen, na realidade quem realizou o salto, e apesar da oposição do próprio ator que queria ser ele a saltar, foi o seu amigo James Sherwood Bud Ekins, piloto de “off-road” e conhecido duplo que fazia as cenas mais arriscadas.


Bud Ekins, que foi recentemente homenageado pela Triumph com o lançamento de versões especiais Bonneville T100 / T120  Bud Ekins, conduziu uma Triumph TR6 por uma rampa que lhe permitiu saltar uma barreira de arame farpado. No filme, esse salto permitiria à personagem interpretada por Steve McQueen de escapar ao exército alemão.

No salto original para o filme, Bud Ekins deveria ter atingido a rampa a 80 km/h, mas na realidade o salto aconteceu a 100 km/h. Ainda assim, foi apenas suficiente para saltar a primeira barreira de arame farpado, mais baixa. A segunda barreira não foi superada.

Agora, mais de 50 anos depois do filme “A Grande Evasão”, Guy Martin vai tentar repetir e até superar o salto.


O antigo piloto vai deslocar-se até ao mesmo local onde foi filmada a cena do salto, vai usar uma moto do mesmo tipo da original Triumph, vai enfrentar as mesmas duas barreiras de arame farpado e usar o mesmo tipo de rampa.

No entanto Guy Martin não vai querer ficar-se pela primeira barreira! O objetivo do salto que será realizado a 8 de dezembro é de saltar as duas barreiras de uma só vez.

Será que o carismático ex-piloto e agora caçador de recordes consegue recrear este momento icónico do cinema e do mundo do motociclismo?

andardemoto.pt @ 3-12-2019 06:58:29


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews