Harley-Davidson revela o Screamin’ Eagle 131 Milwaukee-Eight

O novo motor bicilíndrico em V da Harley-Davidson destina-se aos modelos Touring. É o maior motor homologado para uso em estrada da gama americana, e o Screamin’ Eagle 131 Milwaukee-Eight pode ser instalado como “bolt-in” melhorando a potência e binário.

andardemoto.pt @ 29-1-2020 10:34:15

O nome faz jus às suas dimensões! O novo motor Harley-Davidson Screamin’ Eagle 131 Milwaukee-Eight, tal como o seu nome indica, é o maior e mais potente motor que a marca de Milwaukee fabrica para uso em estrada.

Este motor entra ao “serviço” precisamente para se tornar no topo da família de motores Screamin’ Eagle, motores especialmente preparados pela Harley-Davidson para extraír o máximo de performance dos grandes V-Twin.

O 131 significa que estamos perante um massivo motor com 2.147 cc. Esta cubicagem é conseguida através da utilização do curso igual ao do motor Milwaukee-Eight 114 (114,3 mm) combinado com um diâmetro de pistão de 109,4 mm.

Os pistões são forjados para aguentar a compressão mais elevada e que fica nos 10.7:1.


O Screamin’ Eagle 131 Milwaukee-Eight foi ainda trabalhado pela Harley-Davidson ao nível do diâmetro das válvulas que cresce 1 mm, enquanto as câmaras de combustão foram totalmente maquinadas para maximizar a combustão. Ainda no interior encontramos árvore de cames SE8-517, novos rolamentos de alta performance.

Com tudo isto o motor Screamin’ Eagle 131 Milwaukee-Eight entrega 121 cv à roda traseira e um binário de 177,6 Nm. Estes números poderão ser ainda melhores caso o cliente decida instalar melhoramentos ao nível do sistema de escape ou filtro de ar.

O motor V-twin de 131 polegadas (2.147 cc) estará disponível em duas versões: arrefecido a óleo, ou “Twin-Cooled”.


Adornado com emblemas 131 Stage IV, este motor foi criado pela equipa Screamin’ Eagle da Harley-Davidson para servir de substituto natural para os motores usados nos modelos da gama Touring produzidos de 2017 para a frente. Isto significa que a H-D criou um motor que permite fazer um troca direta com os motores de origem em modelos como a Road Glide, Street Glide, Road King, Ultra Limited ou ainda a Electra Glide. No entanto este novo motor V-twin não pode ser instalado nos Trike.

Disponível em dois acabamentos diferentes – polido / preto ou preto / preto acetinado – o motor Harley-Davidson Screamin’ Eagle 131 Milwaukee-Eight tem um preço de 6.195 dólares para a versão com refrigeração por óleo, enquanto o “Twin-Cooled” tem um preço de 6.395 dólares. Em euros, e fazendo uma conversão direta sem contar com outros custos, isto significa 5.630€ e 5.813€.

No entanto este motor não tem homologação europeia pelo que não irá estar disponível em Portugal.

andardemoto.pt @ 29-1-2020 10:34:15


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews