As grandes maxitrail não são feitas para “off-road”?

O especialista italiano Beppe Gualini desfaz muitos dos mitos associados com a condução das grandes maxitrail em percursos fora de estrada. Veja aqui o vídeo do responsável dos cursos de enduro da Ducati Riding Academy.

andardemoto.pt @ 14-4-2020 12:32:06


                            De certeza que num passeio ou num encontro de café com os seus amigos já ouviu alguém dizer “Ah, essa maxitrail nem o lancil do passeio sobe! Isso não foi feito para andar fora de estrada”. Porém, continuamos a ver os fabricantes a apresentarem maxitrails como se fossem as motos perfeitas para aventuras fora de estrada, e até, provavelmente, o seu amigo que tem uma faz coisas com ela como se estivesse a rolar em asfalto.

Afinal, as maxitrail são ou não são feitas para “off-road”?

Há algumas coisas que devemos ter em conta quando abordamos este assunto. Por exemplo, uma maxitrail não é uma moto tão compacta como, por exemplo, uma moto específica para praticar enduro. Não é uma moto leve, em especial quando equipada com as malas (cada vez maiores). E os motores das atuais maxitrail são bastante potentes, e por isso podem ser intimidantes para uma utilização fora de estrada.



É por isso normal que os proprietários de maxitrail se sintam pouco à vontade em levar as suas preciosas “meninas”, que muitas vezes custam acima dos 20.000 euros (sem contar com os extras), para caminhos que não sejam de asfalto e arriscar uma queda com consequências dispendiosas.

Mas de facto as maxitrail conseguem atacar os pisos de terra com bastante “alegria”.

E para perceber como desfrutar da sua maxitrail fora de estrada, nada melhor do que este vídeo de Beppe Gualini, antigo piloto do Rali Paris-Dakar, atualmente ao serviço da Ducati como instrutor e mentor do projeto de Enduro da Ducati Riding Academy.

Beppe é uma personagem bem conhecida dos jornalistas. É ele que orienta os jornalistas durante as apresentações de novos modelos da Ducati, e depois assume a liderança dos grupos mais rápidos impondo um ritmo impressionante.

Com 10 participações no Dakar, Beppe Gualini sabe do que fala, e é ele que dá instrução nos DRE Enduro da marca italiana aos comandos da maxitrail Multistrada 1260 Enduro, exemplificando o que se deve fazer.



Desta vez o instrutor da Ducati decide usar a sua antiga Cagiva e vídeos exemplificativos para mostrar a todos aqueles que têm dúvidas e problemas neste particular, que as maxitrail podem e devem ser usadas fora de estrada, desde que usando as técnicas corretas.

É um vídeo longo (cerca de 15 minutos), e Beppe Gualini fala em italiano. Mas neste vídeo são desfeitos muitos mitos das maxitrail “off-road”, e as legendas em inglês ajudam a compreender o que Beppe está a querer dizer.

É um vídeo com muitas técnicas para absorver, e talvez seja demasiado para quem tem menos experiência. Mas é um vídeo que vale a pena ver de início ao fim, até por aqueles motociclistas que pensam que já são os “mestres” do “off-road”.

Vídeo - Ducati Caffè: Beppe Gualini myth busting - big dual are not made for real off-road

andardemoto.pt @ 14-4-2020 12:32:06


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews