Em Braga a Bosch desenvolve o primeiro ecrã dividido para motociclos.

Uma equipa de engenheiros da Bosch, em Braga, foi  responsável pelo desenvolvimento da eletrónica e da componente HMI (interface homem-máquina) desta solução inovadora.

andardemoto.pt @ 7-11-2020 09:45:00

A Bosch acaba de apresentar um ecrã dividido num display TFT de 10.25 polegadas, que apresenta informações importantes do veículo e conteúdo de condução sem distrair o motociclista.
O ecrã dividido, programável de forma livre, pode exibir simultaneamente informações do veículo e conteúdos de uma aplicação para smartphone, algo exclusivo dos automóveis premium, até há bem pouco tempo. 
O novo módulo de conectividade integrada da Bosch disponibiliza este recurso para motociclos, na forma de um display TFT de 10.25 polegadas. Além disso, a solução deintegração de smartphone mySPIN traz o conteúdo do telefone conectado para ovisor do motociclo. 
Uma pesquisa representativa realizada pela Bosch junto de 2.600 motociclistas concluiu que oito em cada dez acolheriam bem esta funcionalidade. 
Este é o próximo passo em termos de conectividade para os motociclos”, afirma Geoff Liersch, presidente da unidade Two-Wheeler & Powersports da Bosch.


O novo display TFT de 10.25 polegadas é lançado em 2020 numa estreia para motos da BMW. As novas dimensões do ecrã mostram todas as informações relevantes em simultâneo sem distrair o piloto. Os utilizadores decidem sobre o conteúdo que desejam ver no ecrã e toda a informação a poder ser controlada pelo condutor. 
O conteúdo de uma app de smartphone, por exemplo, é adaptado automaticamente através do mySPIN para mostrar informações relevantes de acordo com o tamanho do visor do motociclo, enquanto o ecrã dividido continua a mostrar indicadores importantes, como a velocidade e outros avisos.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Bosch, quase 90% dos condutores recorrem ao seus smartphones na fase de preparação da viagem ou enquanto esta decorre. Um terço estes condutores são expostos a um elevado risco ao utilizarem o seu smartphone durante a condução. A Bosch desenvolveu a solução de integração de smartphone mySPIN para tornar o uso dos conteúdos mais seguro e confortável. 


Este é o novo ecrã de conectividade de 6.5 polegadas da Bosch, sem a opção de ecrã dividido

Este é o novo ecrã de conectividade de 6.5 polegadas da Bosch, sem a opção de ecrã dividido

A Ducati irá apresentar o mySPIN em conjunto com o também novo ecrã de conectividade de 6.5 polegadas da Bosch, sem a opção de ecrã dividido. “Queremos que os motociclistas possam aceder ao conteúdo do smartphone de forma integrada e fácil. Com a plataforma mySPIN e o cluster de conectividade integrada,encontramos a forma certa de fazer com que isso aconteça”, afirma Vincenzo De Silvio, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ducati. 
A partir de 2021, também a Kawasaki irá implementar esta solução.
Com a mySPIN o motociclista passa a ter acesso a uma diversificada oferta de serviços através de várias aplicações específicas para motociclos, para fazer o download, rastrear e partilhar rotas interessantes, ou até poder usufruir de uma rádio digital premium gratuita, com um portfólio de aplicações a ser continuamente expandido numa base global.
Como fornecedor líder de sistemas de segurança para motocicletas, a principal prioridade da Bosch é tornar a condução mais segura, e proporcionar aos motociclistas uma experiência mais confortável e emocionante. 
A conectividade entre o piloto e o motociclo e o seu meio envolvente desempenha um papel crucial. Um exemplo disso é o Help Connect, um sistema de chamadas de emergência que aumenta a segurança no trânsito, permitindo o envio rápido e automático de serviços de emergência e apoio em caso de acidente. 

A unidade portuguesa da Bosch, em Braga, teve um papel muito importante no desenvolvimento desta solução inovadora, uma vez que toda a componente eletrónica do display de 10.25 polegadas foi desenvolvida por uma equipa de engenheiros portugueses. 
Para além disso, a Bosch de Braga esteve ainda envolvida no desenvolvimento da electrónica do ecrã de 6.5 polegadas, em conjunto com os engenheiros da Bosch na Alemanha. A componente de desenvolvimento de software teve toda a vertente HMI (interface homem-máquina) criada e desenvolvida em Braga.
Esta equipa continua a trabalhar com o objetivo de, no futuro, adicionar novas funcionalidades a estes dispositivos. Através do projetos de inovação com a Universidade do Minho, estão a ser desenvolvidas novas formas de integração de Apple Car Play, ferramentas de controlo por voz e integração com Mobile Appspara partilha de dados do veículo, entre outras funcionalidades.

andardemoto.pt @ 7-11-2020 09:45:00


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