Primeiras fotos – A nova Aprilia RSV4 já foi apanhada!

A nova geração da superdesportiva de Noale está já em fase de testes de estrada. As primeiras fotos da nova Aprilia RSV4 mostram um novo design e toda uma ciclística renovada para esta geração Euro5.

andardemoto.pt @ 16-11-2020 13:24:52

Ainda agora estamos a recuperar do lançamento da nova RS 660, e já a Aprilia está de regresso ao topo das nossas prioridades pois a nova geração da superdesportiva RSV4 acaba de ser apanhada numa sessão de testes de estrada.

As primeiras fotos espia da Aprilia RSV4 de 2021 já mostram muito daquilo que poderemos ver na versão de produção, embora vários componentes da ciclística estejam ainda a ser sujeitos a testes e provavelmente não os veremos na moto que encontraremos em comercialização ao público.

Conforme já nos tinham confidenciado durante a apresentação internacional da RS 660, a nova geração da RSV4 recebe um “makeover” completo em termos de design. Um frontal mais agressivo e futurista, graças à utiliação das três óticas com luzes diurnas em LED a formar uma assinatura luminosa específica e com função de iluminação em curva, mas sempre mantendo as dimensões compactas que a Aprilia criou ainda em 2009 para a primeira RSV4.

A unidade de testes que podemos ver nestas fotos espia ostenta a forquilha Öhlins, elemento reservado à versão RSV4 1100 Factory. No entanto não sabemos se o motor que está aqui a ser testado é o 999 cc da RR ou se é o 1077 cc da atual Factory, sendo que hoje em dia, nas respetivas versões Euro4, estas italianas debitam 201 cv e 217 cv.



Sabemos que a passagem para a norma Euro5 irá obrigar a Aprilia a trabalhar os componentes internos deste V4 para ser mais eficiente, e muito provavelmente teremos nesta versão de 2021 da RSV4 um incremento de potência e binário. A Aprilia não quis revelar-nos ainda qual será o valor final, revelando apenas que “será muito interessante!”.

O sistema de escape é bastante semelhante ao usado de série na atual RSV4 1100 Factory, fornecido pela Akrapovic. Podemos ver o grande catalisador mesmo antes da ponteira, possivelmente em titânio, mas não demasiado grande se comparado com a atual versão Euro4.

Ainda em relação à moto que vemos nestas fotos espia, podemos verificar que o braço oscilante apresenta uma configuração invertida. Ou seja, um braço oscilante ao estilo dos utilizados nas versões de competição, por exemplo, no Mundial Superbike.

Não é certo que a Aprilia opte por esta configuração num elemento tão específico da ciclística. Estes braços oscilantes revelam características técnicas que são uma melhoria em comparação com os braços oscilantes que vemos nas versões de produção para estrada, mas os custos de produção de um componente deste tipo são demasiado elevados. Inclusivamente o braço oscilante da moto de testes tem uma cobertura que impede de perceber qual o seu real desenho.



O pacote eletrónico aPRC será outro dos pontos a receber uma grande renovação para 2021. A nova RSV4 terá todo um pacote eletrónico mais evoluído, com mais opções de ajuste, mais ajudas à condução. Tudo isto porque a Aprilia vai utilizar uma nova centralina Magneti Marelli, estreada na RS 660, e que tem uma impressionante capacidade de processamento de dados que mais do que duplica a capacidade da atual centralina usada na RSV4 e RSV4 1100 Factory.

A grande caixa eletrónica posicionada precisamente no lugar do passageiro indica que a Aprilia está a recolher muitos dados que serão depois analisados na fábrica de Noale, otimizando assim a intervenção das diversas ajudas eletrónicas à condução.

Fique atento ao seu Andar de Moto pois a revelação da nova Aprilia RSV4 está para breve. E nós vamos contar-lhe todos os detalhes desta superdesportiva!

andardemoto.pt @ 16-11-2020 13:24:52


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