Famel E-XF - O mito torna-se realidade!

A Famel, marca histórica portuguesa das duas rodas, assinala o seu regresso às estradas com o lançamento das pré-reservas da nova E-XF. 

andardemoto.pt @ 20-3-2021 14:32:00

Com um design inspirado na antiga e mítica XF-17, a nova Famel E-XF adota a motorização elétrica como o ponto de viragem e ressurgimento da marca.

Esta nova fase da marca Famel representa uma evolução tecnológica amiga do ambiente, que pretende contribuir para uma mobilidade individual mais sustentável, alertando para a importância crescente da transição energética.

A utilização de veículos elétricos é necessária para atingir os objetivos de descarbonização das cidades e os veículos de duas rodas acrescentam a vantagem da sua versatilidade e agilidade no meio do trânsito, potenciando ganhos significativos nos tempos de deslocação e na qualidade de vida das pessoas e dos centros urbanos. 


“O regresso como marca Portuguesa de Motociclos Elétricos foi uma decisão difícil por causa da herança e cultura do passado, mas abraçamos esta missão para um futuro mais limpo.” declara Joel Sousa, responsável pela marca.

A Famel XF-17 afirmou-se no mercado no final da década de 70 do século passado, com o seu design esguio e performances desportivas, destacando-se como um dos modelos mais cobiçados entre as motorizadas portuguesas.

A nova Famel E-XF, equivalente a um ciclomotor de 50cc, promete trazer a indústria portuguesa de volta às estradas, com um design clássico, utilizando um motor instalado na roda traseira, capaz de debitar uma potência máxima de 5kW, e atingir uma velocidade máxima de 70km/h (limite legal de 45km/h) e trazer muita diversão às deslocações diárias. 


A nova E-XF conta ainda um sistema de travagem de disco à frente e atrás, assistido por um sistema CBS (Combined Brake System), que confere uma melhoria significativa de segurança relativamente ao modelo original. Uma bateria de 72V com 40Ah de capacidade, possibilita com uma só carga de cerca de 4 horas, uma autonomia estimada de 70 quilómteros (dependendo do tipo de condução).

A abertura das pré-reservas proporciona acesso a uma primeira edição limitada do modelo que estará disponível a partir de 2022, com um PVP estimado de 4100€.

Aproveite e faça já a sua pré-reserva no website oficial da Famel (clique aqui).


Veja abaixo o vídeo de apresentação:

andardemoto.pt @ 20-3-2021 14:32:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews