MV Agusta introduz variante S na gama Superveloce 800

A casa de Varese continua a apostar fortemente na sua gama desportiva neo-retro. As novas MV Agusta Superveloce 800 contam com diversas novidades e em 2021 a gama cresce com a introdução da Superveloce S.

andardemoto.pt @ 12-4-2021 14:23:57

Uma das mais esbeltas motos desportivas que atualmente podemos comprar acaba de ser atualizada para 2021. A MV Agusta anunciou as novidades que introduz na gama Superveloce 800, e apesar da desportiva neo-retro apresentar-se com melhorias significativas, o grande destaque vai inteiramente para a chegada da nova Superveloce S.

Ao nível do design, a Superveloce 800 não apresenta novidades em comparação com os modelos do ano passado. Esteticamente é uma moto carregada de detalhes que captam a nossa atenção quando olhamos para ela.

Para 2021 a MV Agusta apenas criou novos esquemas cromáticos: Pearl Metallic Yellow / Matt Metallic Graphite, existindo ainda a opção mais clássica Ago Red / Ago Silver. Já a Superveloce S conta com um esquema de cores exclusivo denominado Surreal White Matt Gold.


O motor continua a ser o aclamado tricilíndrico com 798 cc com cambota contrarrotante, e que agora cumpre com as normas Euro 5.

Mantém a potência nos 147 cv às 13.000 rpm, com a MV Agusta a destacar o trabalho realizado a nível eletrónico na injeção, onde encontramos ainda novos injetores de maior pressão, mas também a utilização de novas guias de válvulas em titânio e diversos componentes com tratamento DLC para redução da fricção.

O sistema de escape foi totalmente redesenhado para cumprir com as emissões, enquanto a caixa de velocidades, sempre com assistência de “quickshift” bidirecional, tem agora um funcionamento mais suave graças à utilização de elementos redesenhados que permitem uma engrenagem mais precisa de cada relação de caixa.



A estrutura que suporta todo o conjunto continua a ser o quadro tubular. No entanto, os engenheiros da MV Agusta redefiniram os parâmetros de rigidez torsional e longitudinal. As novas placas laterais fabricadas em alumínio permitem à Superveloce 800 de 2021 apresentar uma melhoria na agilidade e manobrabilidade, também fruto das novas afinações das suspensões Marzocchi e Sachs.

E a pensar no conforto do condutor, a MV Agusta desenhou um novo assento, com mais espuma.

Numa moto tão especial como é a MV Agusta Superveloce 800, a marca italiana não deixou de atualizar o sistema eletrónico que controla todas as diferentes opções e ajudas à condução. Graças à utilização de uma nova plataforma de medição de inércia, mais precisa, e à colaboração com a empresa milanesa e-Novia, a desportiva retro de Varese utiliza um pacote eletrónico mais evoluído e exclusivo.

O ABS, fornecido pelos especialistas da Continental, conta com função em curva enquanto o módulo de ABS MK100 adiciona uma parametrização específica do sistema para uma travagem mais natural e segura.


A MV Agusta destaca ainda que as Superveloce conta com controlo de tração otimizado, um sistema de “Front Lift Control” (efetivamente um sistema que previne o levantar da roda dianteira em aceleração) com novos parâmetros que permitem o levantar, suave, da roda frontal, enquanto a app MV Ride funciona em conjunto com o painel de instrumentos, TFT a cores de 5,5 polegadas, permitindo ao condutor usufruir de muitas mais opções sobre a sua moto, incluindo a partilha de percursos com os amigos.

Para além da versão base, e conforme já referimos, a MV Agusta introduz na gama a Superveloce S. Como seria de esperar, a S é a variante mais bem equipada. Isso significa que conta com elementos específicos: para além da cor, a Superveloce S brilha pelo seu assento castanho em Alcantara, mas também pelas jantes de raios, que contrastam com as jantes fundidas da Superveloce 800.

Para tornar esta Superveloce S ainda mais especial, a MV Agusta disponibiliza, como opcional, um kit Racing. Neste kit encontramos elementos como um sistema de escape Arrow, de três ponteiras, novos mapas para a centralina, mas também uma tampa para tornar a traseira da moto ainda mais desportiva.


Galeria de fotos MV Agusta Superveloce 800 e Superveloce S

andardemoto.pt @ 12-4-2021 14:23:57


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews