Yamaha XSR125 - A mais recente Faster Son

Com um design intemporal para as deslocações urbanas modernas, este novo modelo Yamaha Sport Heritage está prestes a chegar a Portugal.

andardemoto.pt @ 13-5-2021 13:34:25

Com um carácter único e um desenho nostálgico, cada modelo XSR foi concebido para oferecer não apenas uma excecional experiência de condução, mas também para o seu proprietário sublinhar a sua individualidade e expressar a sua personalidade.

A filosofia Faster Sons da Yamaha inspira-se no passado, ao mesmo tempo que mantém os olhos postos firmemente no futuro. É uma abordagem apreciada pelos motociclistas de espírito livre que gostam de fazer as coisas à sua maneira.

Toda a cena Yard Built está inspirada e incentivada pelo movimento Faster Sons. Nos últimos 6 anos, os mais respeitados personalizadores da Europa, e não só, criaram várias máquinas radicais e provocadoras tendo como ponto de partida um modelo Yamaha Sport Heritage.

Com a atual gama Sport Heritage, liderada pela emblemática XSR900 de 3 cilindros e seguida de perto pela XSR700 de 2 cilindros, chegou o momento de apresentar um novo modelo de 125cc que dará a conhecer o estilo de vida Faster Sons a uma nova clientela. 

A Yamaha XSR125 foi concebida e fabricada com os mesmos elevados padrões de qualidade que as suas irmãs mais velhas, para oferecer aos motociclistas mais novos a oportunidade de desfrutarem da sua experiência de condução única.

Com uma qualidade de construção elevada e a fiabilidade da Yamaha com provas dadas, os clientes podem estar certos de que esta é uma máquina que não os vai desiludir e que conservará um bom valor com o passar dos anos.

Construída com uma elevada especificação de série, que inclui o motor topo de gama da Yamaha e um quadro que permite uma condução ágil (com tecnologia de ponta associada na perfeição a um estilo intemporal), foi concebida para ser leve, ágil e divertida com uma posição de condução vertical, e uma suspensão suave, que promovem uma condução leve e extremamente fácil.


Tal como em cada modelo na gama Yamaha Sport Heritage, a XSR125 propõe uma gama de cores arrojada, influenciada por alguns dos modelos lendários da Yamaha de épocas passadas.

Com os esquemas de cores Redline, Tech Black e Impact Yellow, combinados com características como o depósito arredondado, o assento plano e comprido e o farol circular, conferem a esta nova 125 uma aparência arrojada e exclusiva que sublinha o ADN da Faster Sons.

E tal como os modelos XSR900 e XSR700, a nova XSR125 presta homenagem ao passado numa perspetiva de futuro ao contar com tecnologia de ponta, incluindo iluminação integralmente em LED, bem como um painel de instrumentos em LCD.

A XSR125 está equipada com um motor Euro5, monocilíndrico com refrigeração por líquido e 125 cc com 4 válvulas, que conta com o mesmo design da unidade utilizada nos modelos de enorme sucesso MT-125 (Hyper Naked) e R125 (Supersport).

Este sofisticado e altamente fiável grupo motopropulsor produz uma potência máxima de 11 kW, o máximo permitido na categoria da carta de condução A1, o que lhe confere uma das melhores performances da sua classe.

Uma das características tecnológicas mais importantes na XSR125 é o sistema de Atuação Variável das Válvulas (Variable Valve Actuation – VVA) da Yamaha que permite ao motor produzir um binário significativo a baixas rotações do motor, a par de uma excelente performance a velocidades mais elevadas.

O resultado é uma moto fácil e divertida para circular na cidade, que também oferece uma condução emocionante em estrada. A experiência de condução poderá ser ainda mais divertida e gratificante graças às notas de escape apelativas que mostram o forte carácter do motor monocilíndrico.

Para conseguir uma aderência impecável à estrada, uma manobrabilidade com exclente resposta e um carácter de condução fácil e divertido, a XSR125 está equipada com uma suspensão dianteira com forquilha invertida de 37 mm, com um acabamento a preto, que complementa o carácter Sport Heritage intemporal da moto.


Os pneus, com padrão ao estilo off-road,realçam a boa aparência intemporal da moto, ao mesmo tempo que proporcionam elevados níveis de tração.

Ao combinar um largo pneu traseiro 140/70-17 e um pneu dianteiro 110/70-17, a par com jantes de liga leve de 10 raios, a Yamaha conseguiu um baixo peso não suspenso para uma resposta super rápida da suspensão, o que lhe confere um carácter de condução seguro com uma manobrabilidade fácil e previsível, pelo que é a escolha ideal para os motociclistas que estão a dar os primeiros passos.

O quadro conta com o design avançado Deltabox, com dupla travessa disposta em linha reta desde a coluna de direção ao pivô do braço oscilante, para criar uma estrutura extremamente forte, mas ao mesmo tempo leve. Com uma distância entre eixos compacta de 1330 mm e uma altura do assento de 810 mm, o quadro da XSR125 foi concebido para acomodar motociclistas de várias estaturas. 

Outro exemplo das especificações de primeira classe da XSR125 é a sofisticada iluminação integralmente em LED. O farol conta com uma carenagem clássica circular que simboliza a combinação única do estilo clássico com a tecnologia de ponta desta moto, enquanto o farolim LED compacto sublinha a sua aparência ágil e leve.

O painel de instrumentos conta com mostradores circulares instalados numa caixa em preto acetinado com contornos cromados brilhantes.

Os instrumentos em LCD negativo apresentam informações claras e fáceis de ler, enquanto a aparência neo-retro complementa na perfeição o farol redondo. 

Os esquemas cromáticos das XSR125 incluem motivos horizontais acentuados que reforçam o design intemporal e estarão disponíveis três cores: Redline (VRSK), Tech Black (MDNM6) e Impact Yellow (CPY), cada uma com guarda-lamas com cores a condizer, elementos gráficos no depósito de lista dupla e logótipos nos painéis laterais.

As entregas aos concessionários na Europa começarão no final de junho de 2021. Os preços ainda não foram confirmados.

Veja abaixo o vídeo de apresentação da Yamaha XSR125

andardemoto.pt @ 13-5-2021 13:34:25


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews