Números do Mercado – Vendas de motos aceleram em outubro

A Associação Automóvel de Portugal – ACAP divulgou os números de mercado relativos ao mês de outubro de 2021. O crescimento do número de motos vendidas é notório, e no décimo mês do ano as vendas aceleraram.

andardemoto.pt @ 4-11-2021 11:13:01

Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp

Depois de um período de menor fulgor sensivelmente a meio do ano, as vendas de motociclos em Portugal voltaram a acelerar no primeiro mês do último trimestre de 2021. De acordo com os números do mercado nacional divulgados pela Associação Automóvel de Portugal – ACAP, o mês de outubro apresentou um crescimento de novas matriculações que atingiu os 11,1%.

Mesmo sofrendo da falta de motos para entrega aos clientes, fruto da dificuldade dos fabricantes em conseguirem aceder a matérias primas e componentes eletrónicos fundamentais para o fabrico das motos, os concessionários nacionais voltaram ao “terreno positivo” em outubro. Venderam-se então 2.652 unidades, o que ajuda o mercado a crescer, de forma acumulada, 12,6% nos primeiros dez meses do ano.


Numa análise individualizada pelos principais tipos de veículos, no período referido, observou-se o seguinte:


1. Ciclomotores

O mercado de ciclomotores novos matriculados pelos representantes oficiais das marcas totalizou 122 unidades em outubro de 2021, tendo apresentado uma variação negativa de 6,2% face ao mês homólogo de 2020. Em termos acumulados, de janeiro a outubro de 2021, foram matriculados 1.430 ciclomotores, o que se traduziu num decréscimo de 9,9% relativamente a igual período do ano anterior.

2. Motociclos

No mês de outubro de 2021 foram matriculados em Portugal 2.374 motociclos, o que representou um aumento de 10% face a igual mês de 2020. Em termos acumulados, de janeiro a outubro de 2021, o número de unidades matriculadas cresceu 13,7% face ao período homólogo do ano anterior, tendo sido colocados em circulação 29.805 novos motociclos.

Os motociclos de cilindrada até 125 cc registaram, no décimo mês do ano, um total de 1.219 unidades matriculadas em Portugal, o que representou um aumento de 8,5% face ao mês homólogo de 2020. Quanto ao número acumulado de motociclos até 125 cc matriculados nos dez meses de 2021, este situou-se em 15.783 unidades, o que representou um crescimento de 10,6% face a igual período do ano anterior.



Os motociclos de cilindrada superior a 125 cc colocados em circulação pela primeira vez em Portugal registaram, no mês de outubro de 2021, um total de 1.155 unidades, o que representou um aumento de 11,7% face ao mês homólogo de 2020.

Em termos acumulados, de janeiro a outubro de 2021, as matrículas deste tipo de veículos totalizaram 14.022 unidades, o que se traduziu num aumento de 17,6% em relação ao período homólogo do ano anterior.

3. Triciclos

Em outubro de 2021, o mercado de triciclos registou uma queda de 21,7% face a igual mês do ano anterior, registando 18 unidades matriculadas. De janeiro a outubro de 2021, o mercado de triciclos matriculou 225 veículos, registando isto um crescimento de 19,7% em comparação com o mesmo período do ano de 2020.

4. Quadriciclos

O mercado de quadriciclos situou-se nas 138 unidades matriculadas em outubro de 2021, o que representou uma variação positiva de 81,6% face a igual mês de 2020. Nos primeiros dez meses de 2021 as matrículas de quadriciclos registaram um aumento de 20,5% em relação ao período homólogo de 2020, tendo sido matriculados 799 quadriciclos.

andardemoto.pt @ 4-11-2021 11:13:01


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews


Facebook Twitter Pinterest LinkedIn WhatsApp