EICMA 2021 – As novidades Honda

A marca japonesa apresenta a versão especial limitada CBR1000RR-R SP 30º Aniversário, a ADV350 e confirma o regresso da mítica Hornet! Veja aqui as novidades Honda apresentadas no Salão de Milão EICMA 2021.

andardemoto.pt @ 23-11-2021 11:03:00

Depois de já lhe termos apresentado várias novidades Honda nestes últimos meses de 2021, a marca japonesa aproveitou a abertura (para já apenas à imprensa) do Salão de Milão EICMA para nos revelar mais duas novidades que em breve estarão disponíveis nos concessionários da marca na Europa.

A maior novidade, e aquela que era talvez a mais aguardada pela vasta legião de fãs da icónica Fireblade, é a chegada de uma edição especial e de produção muito limitada. A superdesportiva CBR1000RR-R SP 30º Aniversário, tal como o nome indica, é uma versão de celebração de três décadas de Fireblade ao mais alto nível.

As carenagens aerodinâmicas da Honda CBR1000RR-R SP 30º Aniversário estão decoradas com as cores e gráficos inspirados no modelo original de 1992. Uma decoração tricolor que aproveita a imagem desportiva e que se tornou num ícone para muitos motociclistas mas aqui, em 2022, com uma interpretação moderna e mais atual.


Já a Fireblade SP vai estar disponível em duas opções cromáticas de série, Vermelho Grand Prix e Preto Pérola Mate Morion, ambas com jantes douradas, e por seu lado a Fireblade variante base tem um esquema cromático Vermelho Grand Prix atualizado com placas de número brancas em posição proeminente na carenagem dianteira.

Mas as novidades na superdesportiva da Honda são mais do que apenas cores e gráficos!

Na realidade, a marca japonesa pediu à sua equipa de engenheiros e obteve uma melhoria na performance do motor quatro cilindros em linha. Com 217 cv de potência, este motor foi trabalhado de forma a garantir melhores acelerações e tração. Adicionalmente, a relação de transmissão final foi alterada com a instalação de uma cremalheira de 43 dentes (+3 do que anteriormente) maximizando a aceleração à saída das curvas.


Para acompanhar esta alteração, a Honda recorreu aos seus pilotos oficiais que ajudaram a redefinir os parâmetros da eletrónica, mais precisamente o HSTC. Nesta versão 2022 da CBR1000RR-R Fireblade, o funcionamento do controlo de tração está mais refinado, permitindo depois um controlo mais sensível do condutor ao nível do acelerador.

Outras novidades em destaque na ‘Blade são os pistões das pinças dianteiras de travão Nissin com novo material e acabamento de superfície, que permitem melhorar o desempenho de travagem e a consistência numa utilização em pista. E para trocas de caixa ainda mais rápidas e suaves, o sistema Quickshifter bidirecional foi otimizado.



Depois, a segunda novidade mais relevante que está em destaque no stand da Honda no Salão de Milão EICMA 2021 é a novíssima scooter aventura ADV350.

Devido ao enorme sucesso de vendas da irmã maior X-ADV, que este ano ocupa o lugar de moto da Honda mais vendida em solo europeu, a Honda não perdeu tempo a desenvolver uma variante “três e meio”. A nova Honda ADV350 será fabricada em Itália (Atessa) e promete uma dinâmica evoluída e equipamento “premium”.

O espaço debaixo do assento tem capacidade para dois capacetes integrais e o porta-luvas inclui uma ficha USB do tipo C, com o sistema Smart Key (ignição sem chave) a aumentar a funcionalidade da ADV350. O para-brisas pode ser regulado em altura e o painel de instrumentos LCD integra o sistema HSVCs de controlo de voz para smartphones. O sistema HSTC de controlo variável de tração também faz parte do equipamento instalado de série.


O motor da ADV350 tem 330 cc, é um SOHC eSP+ (enhanced Smart Power+) com quatro válvulas, disponibilizando no seu pico de potência 21,5 kW (cerca de 29 cv) e 31,5 Nm de binário máximo.

A componente ciclística inclui uma forquilha invertida, quadro tubular em aço, amortecedores traseiros com reservatório externo e grande distância ao solo para que a ADV350 consiga oferecer ao seu condutor uma condução divertida, mesmo nos terrenos mais agressivos. Jantes de 15 polegadas à frente e de 14 polegadas atrás têm baixo peso e estão cobertas com pneus mistos.

A nova Honda ADV350 vai estar disponível em Cinzento Metalizado Spangle, Cinzento Metalizado Mate Carbonium e Vermelho Metalizado Mate Carnelian.


Ainda em termos de novidades absolutas, encontramos na EICMA 2021 uma notícia importante: o regresso da mítica Hornet!

Depois de alguns anos de ausência, a Honda confirma agora que a Hornet estará de regresso à sua gama. Não é referido ainda quando é que isso vai acontecer, com o fabricante japonês a referir apenas que será num futuro breve.

A nova Honda Hornet está presente em formato digital, numa área especialmente dedicada a esta novidade dentro do espaço de exposição da Honda, com os visitantes a poderem ter um primeiro contacto virtual com a versão inicial que dará em breve origem ao modelo de produção da Hornet.


A restante gama Honda marca também presença no Salão de Milão EICMA 2021, com várias novidades em termos de cores, conforme detalhamos de seguida:


- SH125i / SH150i: Novas cores Branco Pérola Mate Cool e Cinzento Mate Rock que apresentam detalhes exclusivos que incluem uma faixa de piso com logótipo SH, logótipos SH vermelhos e faixas de farol de cor prateada.

- X-ADV: Três novas cores são Preto Metalizado Mate Ballistic, Cinzento Metalizado Mate Iridium e Bege Harvest.

- Forza 125 / Forza 350: A 125 vai estar disponível em Cinzento Pérola Falcon, Cinzento-Escuro Metalizado Mate e Azul Pérola Mate Pacific. A Forza 350 em Vermelho Metalizado Mate Carnelian.

- CB650R / CBR650R: A naked CB650R tem uma nova cor Prata Metalizado Sword, enquanto as versões Preto Metalizado Mate Gunpowder e Vermelho Grand Prix da CBR650R apresentam um tratamento gráfico atualizado.

- CMX500 Rebel / CMX1100 Rebel: A CMX500 Rebel tem uma nova opção de cor Verde Pérola Organic. A 1100 Rebel vai estar também disponível em Castanho Pérola Stallion.

- GL1800 Gold Wing / Gold Wing Tour: A majestosa Gold Wing vai estar disponível numa nova cor Azul Metalizado Mate Jeans. A versão "Tour" tem duas novas opções denominadas Azul Metalizado Glint Wave e Branco Pérola Glare.

Galeria de fotos novidades Honda no Salão de Milão EICMA 2021

andardemoto.pt @ 23-11-2021 11:03:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews