Descoberto e restaurado um protótipo Triumph de 1901!

A marca britânica anunciou a descoberta e restauro de um protótipo que antecipou a comercialização da primeira moto da Triumph. Este protótipo de 1901 será integrado na Triumph Factory Visitor Experience em Hinckley.

andardemoto.pt @ 6-12-2021 14:03:19

No momento em que celebra os 120 anos de vida, a Triumph acaba de anunciar aquele que será, sem dúvida, um dos grandes destaques que marcam a celebração desta ocasião tão especial e que começou recentemente com a revelação da Triumph “Um Milhão”, de que o Andar de Moto já lhe falou aqui em detalhe.

Desta feita, a marca britânica anunciou que descobriu e de seguida restaurou por completo um protótipo do ano 1901, protótipo esse que antecipou o lançamento comercial da primeira moto Triumph em 1902.

A moto foi descoberta por aquele que é o maior colecionador de modelos Triumph, Dick Shepherd, confirmando assim os rumores de que em 1901 teria sido fabricado um protótipo, equipado com motor belga da marca Minerva, e que foi criado apenas para lançar no público o desejo de adquirir uma moto Triumph que viria a ser comercializada no ano seguinte.



Com o início da atividade comercial da Triumph no mundo das motos, o protótipo acabou por ficar “perdido” numa coleção privada, até que, recentemente, Dick Shepherd acabou por ter a sorte de a descobrir, conforme o próprio colecionador explica:

“Fui abordado pelo amigo de um colecionador, que infelizmente faleceu recentemente, para avaliar uma Triumph antiga. Reparei que essa moto tinha detalhes que não conhecia de nenhuma das Triumph inicialmente produzidas. Juntamente com a moto, esse colecionador tinha recebido uma carta da Triumph, datada de 1937, que autenticava a sua origem e detalhava algumas características. A moto apresentava um número de motor que é consistente com as referências apontadas em registos do construtor Minerva para uma primeira Triumph, em 1901. A partir desse momento, o significado histórico desta descoberta ficou absolutamente claro. Na qualidade de apaixonado de toda uma vida pela história e feitos desta incrível marca britânica, ter descoberto esta sobrevivente e tê-la restaurado para uma condição gloriosa semelhante à de quando foi apresentada pela primeira vez em 1901, é algo que me dá uma enorme satisfação”.



Apresentada ao público pela primeira vez no Salão Motorcycle Live em 1901, este protótipo estará em exposição num evento especial dedicado à circunstância, no Triumph Factory Visitor Experience, em Hinckley, no dia 14 de dezembro, onde a moto será conduzida em público pela primeira vez em 100 anos.

Em breve, a Triumph irá inaugurar a exposição dedicada aos 120 anos da marca, no Triumph Factory Visitor Experience, onde este protótipo original de 1901 poderá ser visto juntamente com a recém revelada Tiger 900 Rally Pro “Um Milhão”, para além de outros modelos que fazem parte da história da marca.

Galeria de fotos protótipo Triumph de 1901

andardemoto.pt @ 6-12-2021 14:03:19


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews