Ryvid Anthem - uma abordagem diferente

Peso contido, bateria facilmente substituível, assento com regulação de altura, mesmo em andamento, e um preço muito mais perto da realidade.

andardemoto.pt @ 21-7-2022 10:31:09

As motos elétricas permitem experimentar novos conceitos, na busca por uma maior eficácia energética.

Esta Ryvid Anthem, desenvolvida por Dong Tran, um motociclista de longa data que acumula anos de experiência na industria automotiva, tendo passado pela General Motors, pela BMW DesignWorks, pelos laboratórios de design da Toyota em Tóquio e pelo departamento de R&D da Honda, além de ter colaborado várias vezes com a indústria aeronáutica, apresenta características inovadoras que alargam os horizontes da evolução dos veículos de duas rodas elétricos.
A começar pelo quadro exclusivo, fabricado em alumínio e aço inox, com um peso de apenas 5,4 kg que permite baixar o centro de gravidade do conjunto, a Ryvid Anthem tem a particularidade de estar equipada com o sistema Ergo-Easy que permite regular a altura do assento, mesmo em andamento, numa amplitude de 10 centímetros, entre os 762 e os 860mm, adaptando-se assim a qualquer fisionomia.

O seu peso de 109 kg e a curta distância entre eixos (1,321 mm) permitem antever uma elevada manobrabilidade.

O motor, que debita um pico de binário de 72 N-m, está instalado no braço oscilante, também ele fabricado em alumínio, uma solução inovadora e compacta e possui uma transmissão de relação varável com correia HTD em carbono, que permite desfrutar de maior capacidade de arranque em ambiente urbano e uma maior velocidade de ponta em estrada aberta.

A bateria de iões de lítio com uma capacidade de 4,3kWh e um peso de 29,5kg tem um engenhoso sistema de remoção que a permite substituir rapidamente e sem esforço. Equipada com rodas, pode ainda ser transportada para carregamento exterior. O tempo de carga total é de 3 horas numa tomada convencional de 220V. 


Na prática, e segundo os dados fornecidos pelo fabricante, a Ryvid Anthem terá uma autonomia de 120 quilómetros em modo Eco (urbano) e 80 quilómetros em modo Sport, sem travagem regenerativa, e é capaz de atingir uma velocidade máxima de 120km/h.
A suspensão conta com uma forquilha invertida ajustável com um curso de 100mm e o monoamortecedor traseiro também é ajustável em compressão e expansão. A travagem está a cargo de discos em ambos os eixos, com destaque para o dianterio, recortado e com pinças de aplicação radial.

O painel de instrumentos de 4,9 polegadas é em TFT de elevado contraste e apresenta todas as informações necessárias de forma simplificada e muito legível. Além do mais a iluminação é obviamente em LED e o “arranque” conta com sistema keyless (sem chave).
A empresa prevê que a primeira série de 1000 unidades esteja disponível para encomenda já a partir de 14 agosto de 2022, por um preço de 7.800 dólares americanos, com as entregas previstas para o verão de 2023.

Para saber mais, ou reservar uma para si, clique aqui


andardemoto.pt @ 21-7-2022 10:31:09


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews