Yamaha TMAX Titan by Ortolani: 45.000 euros com jantes de 17 polegadas!

Apesar de a Yamaha TMAX ser a scooter mais desportiva do mercado, há quem queira algo algo ainda mais radical. Para quem estiver disposto a pagar, há uma empresa francesa que pode instalar rodas de 17 polegadas e muito mais.

andardemoto.pt @ 3-9-2022 07:34:00

A Yamaha TMAX é um best-seller desde que chegou ao mercado, há mais de duas décadas, afirmando-se como a scooter desportiva por excelência. Mas muitos dos seus proprietários querem "algo mais": Para esse existe a TMAX Titan da Ortolani cujo preço ascende aos 45.000 euros.

Olivier Ortolani, da Ortolani Customs, empresa sediada em Nice (França), é um especialista em preparação de motos que, cansado de ver TMAX mais ou menos comuns, quis criar uma versão verdadeiramente fora de série. 


As duas rodas de 17 polegadas, provenientes de uma Aprilia RSV4 são a transformação mais evidente, mas esta operação exigiu a mudança da frente da scooter e modificações no braço oscilante.

Várias partes da carenagem foram alteradas, feitas à mão em alumínio, descartando as originais de plástico, incluindo um novo depósito de combustível também em alumínio.

Na travagem, novos discos mantêm as excelentes pinças originais. A transmissão por correia dentada original não funcionava com a nova roda traseira, pelo que foi instalada uma corrente de elos, que obviamente obrigou a substituir as polis por cremalheira e pinhão de ataque.

Componentes Malossi melhoram o desempenho do motor para alcançar uma potência de mais de 50 cv, e nem sequer falta uma ponteira adaptada da HP Corse, para uma nota de escape mais carismática.


As luzes dianteiras são em LED, no estilo da Yamaha R1  e as traseiras também são LED, do catálogo especializado da Kellermann. No painel de instrumentos também há mudanças: e em vez do original foi montado um TFT personalizado fabricado pela Dev'Moto de Marselha.

A importante decoração ou pintura final é inspirada no mundo automóvel, nomeadamente na Lotus (toques amarelos) e Porsche (verde escuro do GT3 RS).

O assento é feito em couro costurado à mão pela NMB Design e não faltam diferentes acessórios Rizoma, como os  espetaculares espelhos retrovisores que parecem spoilers.

andardemoto.pt @ 3-9-2022 07:34:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews