Indústria - Zero Motorcycles apresenta a DSR/X

A aventureira elétrica mais versátil do mundo

A marca americana alarga ainda mais os limites dos desportos motorizados elétricos com a primeira verdadeira Maxitrail elétrica do mundo, que se junta à sua vasta gama de modelos, a mais completa de motos totalmente elétricas  

andardemoto.pt @ 17-9-2022 14:30:23 - Paulo Araújo

A Zero Motorcycles da Califórnia, líder mundial em motos e motorizações elétricas, revelou os novos modelos da sua gama MY23, encabeçados pela nova DSR/X.

Proporcionando uma condução totalmente envolvente, a DSR/X é o modelo mais recente da marca que definiu a categoria de motos elétricas.

O novo modelo utiliza as baterias Z-Force, líderes na sua classe, os motores silenciosos ZF e o sistema operativo Cypher III+ para oferecer a experiência de condução de aventura desportiva mais imersiva do mundo.

“Os nossos clientes e seguidores pediram uma maxitrail da Zero, durante anos”, disse Abe Azkenazi, CTO da Zero Motorcycles.

“Investimos mais de 100.000 horas na concepção de uma moto que estivesse à altura das expectativas dos nossos clientes e enquadrada na missão da Zero de redefinir a experiência de condução.”


A DSR/X conta com um motor Z-Force 75-10X inteiramente novo que oferece um impressionante torque de 225Nm e um Power Pack Z-Force de 17,3kWh, ambos representando uma nova referência em padrões de desempenho da Zero. 

A DSR/X tem um quadro e uma arquitetura de componentes completamente redesenhada para alcançar uma maior distância ao solo, quase 200mm de curso da suspensão dianteira totalmente ajustável, e três compartimentos de armazenamento integrados, um design específico de maxitrail que é robusto e competente.

“O primeiro produto da Zero Motorcycles foi uma moto de off-road. As nossas origens estão firmemente estabelecidas na categoria do off-road”, disse Sam Paschel, CEO da Zero Motorcycles.

“Ao combinar a tecnologia de vanguarda de veículos elétricos desportivos com o espírito das motos tradicionais, a DSR/X baseia-se nesse legado transformando a experiência de condução de motos de aventura.”



Embora ligada às origens da Zero Motorcycles, a DSR/X representa a próxima geração de motos dual Sport com uma nova série de funcionalidades.

Controlada pelo sistema operativo mais avançado do mundo, o Cypher III+, a DSR/X é a primeira moto elétrica que conta com o conjunto completo de ajudas à condução da Bosch (MSC) para prestações off-road.

Optimizado especificamente para a resposta e velocidade únicas do sistema

propulsor elétrico da Zero, esta tecnologia oferece estabilidade e tracção em qualquer tipo de terreno.

O sistema off-road da Bosch inclui travagem combinada para melhorar a eficiência dos travões e Vehicle Hold (assistente de travagem em pendente), que aporta mais estabilidade e segurança, mesmo nos declives mais pronunciados.

A DSR/X também está equipada com uma série de funções apenas disponíveis para a Zero Motorcycles e seu sistema operativo Cypher III+, desenvolvidos ao longo de 16 anos e mais de 200 milhões de quilómetros de experiência acumulada pela marca de Santa Cruz.

Entre elas, destaca-se o modo Park, uma função de marcha atrás e avanço a baixa velocidade, ideal para manobrar em espaços reduzidos ou inclinados. A moto vem equipada com os carregadores de Nível 1 e Nível 2 mais rápidos do mercado graças ao sistema de carregamento rápido integrado de 6,6kW.

Por último, a DSR/X também é compatível com a aplicação móvel da Zero Motorcycles que permite aos seus utilizadores gerir uma grande quantidade de parâmetros de condução, desde a velocidade máxima ao torque, e até funções de carga regenerativa. A DSR/X está equipada com um sistema de conectividade móvel (CCM) que pode enviar notificações de todo o tipo para o utilizador, desde informação acerca do nível de carga até actualizações de estado e outras funcionalidades úteis.

Em acréscimo à quantidade sem precedentes de opções para personalizar a DSR/X, junta-se uma vasta gama de peças e acessórios para equipar o condutor para todo o tipo de aventuras.

Os acessórios opcionais de aventura incluem alforges, proteção de carter, deflectores elevados, capas, malas laterais e top boxes, e muito mais.

A DSR/X permite também albergar no seu compartimento de armazenamento um Power Tank para aumentar a capacidade da bateria para quase 21kW ou um módulo de carregamento rápido que reduzirá o tempo mínimo de carregamento a apenas uma hora. A DSR/X está disponível nos concessionários Zero

Motorcycles nas cores Sage e Branco Pérola.“A DSR/X é uma moto que tem a cultura motard europeia no seu ADN”, afirma Umberto Ucelli VP & MD da Zero Motorcycle EMEA.

“É uma moto dual sport que responde às exigências dos condutores no segmento mais importante da Europa”.

Em conjunto com a DSR/X, também foram apresentadas as novas SR/S, SR/F e SR de 2023. As novas SR/S e SR/F Premium chegam totalmente equipadas com os melhoramentos de capacidade de bateria de 17,3kWh, maior velocidade de carregamento até 6,6kW e o modo de parqueamento.

A SR/S está disponível nas cores Asphalt Cyan e Riviera Cyan, e a SR/F em Jet Black Gold e Storm Orange. A SR de 2023 continuará a ser a moto mais adaptável do mundo, oferecendo 166Nm de torque, potência de 74cv e pode alcançar 167km/h, com baterias de 14,4+ kWh e tempo de carregamento de 4-5 horas com o carregador de série de 3kW. A SR está disponível na cor Thermal Black.

Todos estes novos modelos bem como a restante gama já estão disponíveis nos concessionários da marca. Contacte-os para agendar uma experiência de condução.


andardemoto.pt @ 17-9-2022 14:30:23 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews