Ducati reinventa a Multistrada

4ª geração de evoluções

A nova Rally Multistrada V4 procura ser a companheira de viagem ideal em todas as condições, tão fácil e intuitiva na selva urbana como nas rotas mais ousadas fora de estrada.

andardemoto.pt @ 1-10-2022 12:38:40 - Paulo Araújo

A nova Ducati Multistrada V4 Rally foi projetada para os viajantes mais exigentes, que querem alcançar destinos mais longínquos, mesmo viajando a dois, sem se deter perante nada.

Mais conforto para condutor e passageiro e maior autonomia, graças ao depósito de combustível de 30 litros e à nova estratégia de desativação de combustão ampliada, pela primeira vez numa moto de produção, que desliga a bancada traseira de cilindros do V4 Granturismo, mesmo em andamento.

Maior atitude off-road, com 200 mm de curso das suspensões, distância livre ao solo mais generosa e um avançado Riding Mode Enduro com um Power Mode próprio.

Uma imparável companheira de aventura com a qual se pode conquistar lugares inexplorados, alcançando-os com o máximo conforto. Uma moto para explorar o mundo, sem se deter perante nada, sozinho ou a dois.

Com a “Rally”, a Ducati leva o espírito ‘globetrotter’ da Multistrada V4 a um nível ainda mais alto, graças ao conforto melhorado para condutor e passageiro, uma maior autonomia e uma aptidão para off-road mais pronunciada.

O resultado é uma moto que está no seu elemento em estradas de terra, bem como nas modernas metrópoles: a escolha perfeita para aqueles que querem alcançar qualquer destino com o máximo conforto e segurança, sem sacrificar as emoções de condução típicas da Ducati.

E, tal como com toda a família Multistrada V4, a performance (170 cv), fiabilidade e custos de manutenção (intervalos a cada 60.000 km e Mudança de Óleo a cada 15.000 km/24 meses) são excelentes.

À altura do seu nome, o modelo “Rally” da Multistrada V4 é uma moto que leva ainda mais além a sua capacidade para dominar todas as estradas, especialmente aquelas não pavimentadas. De facto, esta Multistrada conta com suspensões semi-ativas com o curso aumentado para 200 mm, garantindo uma altura ao solo mais elevada, com um novo Power Mode dedicado ao off-road, poisa-pés mais largos para o condutor, com um perfil mais vincado e inserções removíveis em borracha, e na nova estratégia de controlo Skyhook DSS EVO, ainda mais precisa e eficaz neste modelo.

A Multistrada V4 Rally está também equipada com a função Autoleveling, que garante um ajuste constante quando a configuração do condutor, passageiro e bagagem se alteram, de modo a manter sempre inalteradas as características do veículo. A aptidão em off-road aumenta com a Multistrada V4 Rally, graças às leves jantes de raios de série e às proteções do motor reforçadas.

Com o novo depósito de combustível em alumínio de 30 litros, que se integra harmoniosamente nas musculadas e elegantes formas da moto, é possível aumentar as distâncias percorridas entre reabastecimentos de combustível: como resultado, a nova Multistrada V4 Rally está pronta para enfrentar as estradas mais remotas.


A Multistrada V4 Rally é a moto ideal para viajar a dois e foi desenhada para levar o conforto do condutor e companheiro de viagem ao mais alto nível: neste sentido, o para-brisas foi redesenhado (aumentando 40 mm em altura e 20 mm em largura), a secção traseira foi alongada e a fixação da top-case recuada, para oferecer mais espaço na área das pernas para o passageiro, que pode também contar com poisa-pés com maiores inserções em borracha, para reduzir o nível de vibrações transmitidas.

Para além disto, graças à disponibilidade de assentos de diferentes alturas, tanto para o condutor como para o passageiro, e ao kit de suspensão rebaixada, a Multistrada V4 Rally pode ser customizada para se adaptar a qualquer combinação de condutor e passageiro.

A função Minimum Preload, já introduzida na Multistrada V4 S em 2022, permite ao condutor “baixar” a moto quando para ou roda a baixa velocidade, ao minimizar a pré-carga do amortecedor.

A Multistrada V4 Rally dá mais outro passo em termos de facilidade de utilização ao introduzir a função Easy Lift, que, ao abrir os hidráulicos da suspensão com a chave em ON, reduz o esforço requerido para levantar a moto do descanso lateral, graças à compressão da forquilha e do amortecedor.

Para além disto, de modo a facilitar o carregar e descarregar das malas laterais e efetuar com maior facilidade alguma manutenção em longas viagens longe de casa, o descanso central é de série nesta moto.

A Multistrada V4 foi a primeira moto no mundo a ser equipada com sistema de radar dianteiro e traseiro para suportar o Adaptive Cruise Control (ACC), que torna a condução menos cansativa em longas tiradas por estrada, e o Blind Spot Detection (BSD), que assinala a presença de veículos aproximando-se no ângulo morto dos espelhos retrovisores.

O painel TFT a cores de 6,5 polegadas oferece também navegação por mapa graças à aplicação Ducati Connect, que suporta o uso de um telemóvel para atender chamadas ou ouvir música, usando um capacete equipado com sistema de intercomunicação.

Para apoiar ainda mais a segurança ativa, a Multistrada V4 Rally conta com ABS Cornering, que permite aproveitar a potência do seu sistema de travagem mesmo ao curvar, Ducati Cornering Lights (DCL), que melhora a visibilidade noturna ao iluminar o interior das curvas, Ducati Wheelie Control (DWC) e Ducati Traction Control (DTC). Estes sistemas recorrem à plataforma inercial (IMU) para otimizar a intervenção, baseando-se nos ângulos de inclinação e longitudinais do veículo.


Enduro Riding Mode com Power Mode dedicado

Para extrair o máximo potencial da Multistrada em qualquer contexto, a Ducati desenvolveu quatro Riding Modes (Sport, Touring, Urban e Enduro), nos quais a Multistrada V4 Rally vê uma importante evolução do modo Enduro.

Selecionando o Riding Mode Enduro ativa-se um Power Mode específico, que limita a potência a 114 cv com uma resposta dinâmica e direta. O DSS Evolution prepara-se para a condução em off-road indicando o modo de carga com um ícone específico, que replica um capacete de off-road.

O DTC muda para uma menor intervenção e o DWC é desativado. O ABS na roda traseira é também desativado e as funcionalidades Cornering e deteção de elevação da roda traseira são suprimidas para se adaptarem o uso em fora de estrada.

A Ducati Multistrada V4 Rally chegará aos Vendedores Autorizados a partir de março de 2023 em duas cores: Ducati Red e Alumínio Escovado & Negro Mate, esta última com um depósito exposto em alumínio escovado, com jantes pretas de raios para ambas. A Multistrada V4 Rally – tal como todas as Ducati em Portugal – é coberta pela garantia "4|Ever Ducati ", válida por quatro anos com quilometragem ilimitada, confiando na assistência fornecida pela rede de Vendedores Autorizados.

Veja o video de apresentação da Ducati Multistrada V4 Rally

andardemoto.pt @ 1-10-2022 12:38:40 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews