Italjet Dragster 500GP

A Italjet Dragster 500GP é uma scooter pouco convencional com uma grande vocação desportiva.

andardemoto.pt @ 23-11-2022 09:25:00

O design da Dragster 500GP é arrojado e atual, resultado da combinação de uma scooter com uma moto desportiva.


As carenagens são apenas as necessárias para dar forma à Italjet Dragster 500GP, porque muitos dos seus componentes são expostos, como por exemplo, o motor que é visível por baixo do assento, algo fora do comum nas demais scooters.

Pensada na performance, a fabricante de Bolonha colocou na Dragster 500GP um motor monocilíndrico de 450 cc refrigerado a líquido. Com uma potência máxima de 43 cv às 8000 rpm e o binário a atingir os 43 Nm às 6000 rpm, e um peso de apenas 180 kg a seco, esta “super scooter” vai seguramente proporcionar muitos sorrisos aos motociclistas.

Toda a potência é transferida à roda traseira por uma caixa manual de 6 velocidades com embraiagem húmida, sendo a transmissão final por corrente, solução pouco comum nas scooters.


O quadro da Italjet Dragster é tubular, fabricado em aço numa estrutura em treliça que usa o motor como elemento estruturante, e suporta a forquilha invertida de 47 mm de diâmetro. Já a suspensão traseira é efetuada por dois amortecedores colocados em posição horizontal, fixos ao braço oscilante que é em fundição de alumínio. Ambas as suspensões da Dragster 500GP são completamente ajustáveis. 

Na Dragster 500GP a travagem é cortesia da Brembo, com dois discos na roda da frente de 270 mm, capazes de exigir uma aderência extra aos pneus Pirelli que envolvem as jantes de 15 polegadas.

Uma característica interessante da “hiperscooter” é o escape que passa despercebido, colocado por baixo do quadro.

Sendo ainda apenas um protótipo, a Italjet Dragster 500GP pretende iniciar a sua produção em 2024.

andardemoto.pt @ 23-11-2022 09:25:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews