MBP - todos os modelos 125 cc

A  Keeway, integrante do gigante grupo Qianjiang, irá inserir em 2023 no mercado europeu uma variedade de modelos da sua marca premium, a MBP. O Andar de Moto já lhe mostrou aqui as cruisers e a trail da MBP e agora apresentamos toda a gama 125 cc.

andardemoto.pt @ 24-11-2022 13:49:00

As oitavo de litro da MBP vêm nos diferentes estilos: scooters, nakeds e trails. E todas partilham da tecnologia IOT com localização geográfica (GPS) e conexão ao smartphone. Através da app “MBP Conect” é possível utilizar ferramentas de segurança como desligar ou localizar a moto à distância e ainda informar o motociclista sobre dados de condução.

Como motorizações as nakeds MBP possuem um monocilíndrico de 124.9 cc com 4 válvulas que produz 14 cv às 8500 rpm de potência e 11.5 Nm de binário às 6500 rpm. As trails MBP somente se diferenciam na pequena diminuição da cilindrada para 124.2 cc, mas mantêm a mesma potência e binário, pese embora esses valores serem alcançados apenas às 10000 rpm e às 8000 rpm, respectivamente.

Já as scooters da MBP integram também o motor de um cilindro mas menos potente. Ao cortar o número de válvulas em metade, o motor das scooters MBP produz 11 cv de potência às 7400 rpm e 10.7 Nm de binário às 5600 rpm.

As motos de caixa 125 cc da MBP, têm 6 velocidades com transmissão final por corrente. De referir ainda que todos os motores 125 cc da MBP têm refrigeração por  líquido.

Naked Desportiva MBP F125

A MBP F125 é uma naked de baixa cilindrada com aparência agressiva que nos remete aos modelos das motos desportivas.

Pensada para circular na cidade, a F125 possui uma posição direita e confortável tornando-a prática para o uso no dia-a-dia. A sua frente não dispõe de qualquer proteção contra o vento, como é de esperar numa naked, mas nas laterais traz carenagens aerodinâmicas atuais que a tornam mais musculada.

A agilidade da naked desportiva 125 cc da MBP fica a cargo das rodas em liga de alumínio de 17 polegadas e da forquilha dianteira invertida com 130 mm de curso assim como do braço oscilante traseiro com monoamortecedor de 25 mm de curso.

Para aumentar a sua autonomia a F125 da fabricante chinesa integra um depósito com capacidade para 14 litros. A MBP dotou a F125 com uma travagem com ABS de duplo canal e discos de 240 mm à frente e 220 mm atrás.

Com um centro de gravidade mais baixo, a naked desportiva da MBP contabiliza 790 mm de altura do assento ao solo e um peso a seco de 140 kg.


Naked Neo-Retro MBP NR125 e NR125X

Inspiradas nas nakeds clássicas, as NR125 e a NR125X são as neo-retro de baixa cilindrada da MBP.

As suas silhuetas revelam um toque desportivo misturado com linhas simples reforçado pelo nostálgico farol redondo na frente.

O quadro tipo diamante da NR125 está colocado a 170 mm de altura ao solo e segura a forquilha dianteira invertida com 130 mm de curso, capaz de absorver irregularidades quer no asfalto como fora deste, no caso NR125X. O braço oscilante, também fixo ao quadro, contém um monoamortecedor de 25 mm de curso.

As nakeds neo-retro da MBP são apenas distinguidas pelas jantes que na NR125X são raiadas e calçadas com pneus mistos enquanto a NR125 usa pneus de estrada nas jantes em liga de alumínio.

Ambas as MBP NR125 partilham a travagem de disco único com 240 mm na frente e 220 mm na traseira com ABS de canal duplo. As medidas das naked neo-retro da MBP são também idênticas, com 140 kg de peso a seco e uma altura do assento ao chão de 790 mm.

Scooters MBP SC125, SC125LX e SC125RE

A MBP oferece um trio de scooters para qualquer gosto, a SC125 designada a mais desportiva por causa das suas linhas, a SC125RE caracterizada pela a sua aparência retro baseada nas antigas scooters e a SC125LX reconhecida pela sua qualidade.

Todas as scooters MBP possuem travagem combinada e dois amortecedores na traseira, sendo que apenas os da SC125 podem ser regulados em 5 diferentes níveis de pré-carga. A suspensão frontal por forquilha telescópica da SC125 e SC125LX fornece um curso de 90 mm enquanto na SC125RE o curso da forquilha diminui para os 85 mm. 

Além de serem nitidamente observadas diferenças nas suas aparências, as scooters apresentam também desigualdades no peso, rodas e travagem.


A MBP SC125LX, considerada a scooter premium, tem uma estrutura compacta com superfícies suaves que lhe dão um peso a seco de 125 kg.

Com a maior proteção aerodinâmica das três scooters da MBP a SC125 apresenta uma imagem atual e simples, que em conjunto com todos os componentes resulta num peso a seco de 128 kg.

Inspirada nas scooters clássicas a SC125RE é compacta e com linhas leves e apresenta ainda um suporte em metal cromado na traseira e um assento castanho claro quase reto. É a mais pesada das três com 138 kg.

Das três scooters, a MBP SC125LX é a que equipa as maiores jantes em liga de alumínio com 14 polegadas onde são fixos os discos, um de 260 mm na frente e outro de 240 mm na roda de trás. 

A MBP SC125 possui ambas a rodas, também em liga de alumínio, com 13 polegadas às quais estão presos os discos de travão com 240 mm na frente e 220 mm na traseira.

Para finalizar, a SC125R é a que possui as rodas mais pequenas com medidas iguais para a frente e para trás, sendo as jantes de 12 polegadas envolvidas por pneus 120/70. O disco frontal da MBP SC125RE tem 200 mm de diâmetro e o traseiro 190 mm.


Trails MBP T125 e T125X

Para os motociclistas mais aventureiros, a MBP apresentou as T125 e T125X preparadas para sair de estrada.

Confortáveis em qualquer tipo de piso, as trail T125 e T125X transportam consigo o ADN off-road, com uma elevada altura, pneus de tacos e potência.

A altura do assento ao solo de 835 mm nas MBP T125 e T125X proporciona uma ergonomia confortável e uma posição de condução elevada.

Ambas as trails da MBP equipam no monobraço traseiro um monoamortecedor com 39,5 mm de curso e uma forquilha montada na frente com 180 mm de curso, sendo a da MBP SC125X invertida e a da SC125 normal.

Montada na forquilha da T125 e T125X a roda de 19 polegadas raiada vai fixar um disco de 265 mm e no braço oscilante traseiro a jante de raios tem 17 polegadas de tamanho e segura um disco de 220 mm.


As disparidades encontradas entre as versões estão no peso e na estética, uma vez que a T125X veste uma carenagem frontal com uma boa proteção aerodinâmica, ao estilo das motos usada no Dakar e que juntamente com a suspensão dianteira invertida lhe aumentam o peso para 140 kg em comparação aos 135 kg da T125.

A marca de excelência da Keeway vai integrar, ao longo de 2023, todos os modelos 125 cc no mercado europeu com as seguintes previsões:

1º Trimestre de 2023 - MBP SC125 e SC125RE

2º Trimestre de 2023 - MBP F125, NR125, NR125X, T125 e T125X

A scooter MBP SC125LX é esperada para ingressar no mercado na segunda metade do ano de 2023. Não existe ainda nenhum preço previsto para qualquer um destes modelos.


andardemoto.pt @ 24-11-2022 13:49:00


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