Royal Enfield Super Meteor 650 - Uma cruiser em estado puro

A Royal Enfield Super Meteor 650 foi mostrada pela primeira vez ao público na EICMA 2022 e acaba de ser lançada na Europa.

andardemoto.pt @ 16-1-2023 16:49:58

Criada em torno do motor twin 650 já conhecido da Interceptor INT 650 e da Continental GT 650, a Super Meteor dá uma nova ênfase à tradição de 121 anos da Royal Enfield.

Uma cruiser a todos os níveis, a Super Meteor 650 combina comandos e instrumentação simples com ergonomia descontraída. Uma estabilidade a toda a prova na autoestrada e o máximo prazer nas estradas sinuosas, onde se mostra bastante reativa.

Acessível e prática, a Super Meteor 650 tem a silhueta típica de uma cruiser, com uma postura baixa e um assento largo, proporcionando uma posição de condução perfeita com comandos avançados nos pés e um guiador largo. 

Estes elementos de design  essenciais numa cruiser juntam-se para que o motociclista se sinta parte da moto. O depósito de grande volume fornece uma grande autonomia e os pneus tubeless e largos em jantes de liga leve de 16" atrás e 19" à frente proporcionam confiança e tranquilidade a ritmos de autoestrada.

O design dinâmico e uma silhueta marcante acrescentam ao aspeto elegante da moto, parecendo que está em movimento mesmo quando está parada.

A visão do motociclista e os comandos receberam uma atenção especial para garantir que o conforto e a ergonomia são de alta qualidade.

O painel  de instrumentos combina a elegância intemporal de um velocímetro analógico com as funcionalidades proporcionadas por um ecrã LCD, que permite a consulta de aspetos essenciais como rotações, indicador de mudanças e de combustível, relógio e conta-quilómetros parcial.


As manetes de embraiagem e travão são ajustáveis e proporcionam uma utilização suave com um toque de requinte retro e os punhos com perfil de barril e design ergonómico integram o logótipo da Royal Enfield. Os novos blocos de interruptores em alumínio galvanizado têm interruptores rotativos exclusivos, apresentando elementos de design premium e requintados.

Um sistema de navegação TBT (indicações detalhadas) da Royal Enfield, conhecido como o Royal Enfield Tripper é outra ferramenta altamente especializada, desenvolvida em colaboração com a Google, que emparelha com o smartphone do motociclista através de Bluetooth é acompanhado por uma discreta porta USB por baixo painel do lado esquerdo.

Outra característica que chama a atenção nesta cruiser é o seu farol LED, uma estreia para a Royal Enfield, que foi cuidadosamente desenhado para proporcionar um estilo clássico mas com todas as vantagens da tecnologia moderna.

O motor de caráter elástico e suave com potência mais do que suficiente para uma condução despreocupada e um estilo inequivocamente retro, mostram o ADN típico da Royal Enfield com uma presença física imponente e uma extrema facilidade de condução que combina comandos e instrumentação simples com uma ergonomia descontraída, revelando-se perfeita seja para atravessar vastas paisagens ou apenas ir ao encontro do horizonte.

Criada no Centro Tecnológico da Royal Enfield, no Reino Unido, em conjunto com a Harris Performance, o quadro e o braço oscilante da Super Meteor 650 são completamente novos e cumprem os requisitos de uma moto com baixo centro de gravidade para garantir estabilidade a alta velocidade e uma elevada manobrabilidade que inspire confiança a qualquer tipo de motociclista. 


Fabricado em aço forjado com microfusões, prensagens e extrusões otimizados, o quadro incorpora um novo encaixe da cabeça do cilindro para garantir uma maior rigidez ao conjunto.

A Royal Enfield Super Meteor 650 está equipada com as primeiras forquilhas invertidas da Royal Enfield que oferecem um curso de 120 mm e amortecedores traseiros premium com pré-carga regulável em 5 posições e um curso de 101 mm, garantindo que a Super Meteor é confortável, enquanto também é estável e gratificante nas autoestradas, e precisa e envolvente nas curvas, sem ter uma direção pesada. 

Por fim, a Super Meteor 650 está disponível em cinco cores: Astral Black, Astral Blue, Astral Green, Interstellar Grey e Interstellar Green. A Super Meteor 650 Tourer, que vem equipada com um para-brisas touring, um assento de luxo, encosto no assento traseiro e está disponível em dois acabamentos de dois tons distintos: Celestial Red e Celestial Blue. 

Estas versões apresentam um excelente acabamento com símbolos no depósito que estão inspirados pelos históricos designs da Royal Enfield, com apontamentos cromados e realçados por um enchimento de duas cores que resulta semelhante a uma joia.

A nova Super Meteor 650 está disponível em duas versões distintas - Super Meteor 650 e a Super Meteor 650 Tourer, com preços a partir de 7.847 € e € 8.347 respetivamente. As reservas na Europa começam hoje, com as vendas a terem início em fevereiro/março de 2023.



andardemoto.pt @ 16-1-2023 16:49:58


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews