120 anos de motos Harley-Davidson

2023 conta com sete modelos de aniversário de edição limitada e mais três novos modelos.CVO Road Glide Limited Anniversary, Ultra Limited Anniversary, Street Glide Special, Road Glide Special, Fat Boy 114, Heritage Classic 114 e Tri Glide Ultra são as estrelas.

andardemoto.pt @ 18-1-2023 22:45:31

A celebração dos 120 anos da Harley-Davidson, que vai decorrer ao longo de todo o ano de 2023, teve início hoje, com a apresentação oficial da nova gama de motos da marca de Milwaukee, com a promessa de que novos modelos irão surgir ao longo do ano.

Com o início da produção em 1903 a Harley-Davidson rapidamente se tornou pioneira no design, na tecnologia e na performance, conquistando uma legião de fãs por todo o mundo.

Os seus modelos inconfundíveis têm servido de inspiração a muitas outras marcas que nunca conseguiram alcançar o carisma e a mística que envolve as grandes cruisers bicilíndricas da marca.

Para 2023 a Harley-Davidson acaba de apresentar sete modelos de edição limitada comemorativos do 120º aniversário e mais três novos modelos. Fique a conhecê-los:

CVO Road Glide Limited Anniversary


Esta edição limitada super-premium celebra 120 anos de trabalho artesanal com um dos esquemas de pintura mais intrincados já oferecidos pela Harley-Davidson. Painéis vermelhos (Heirloom Red) são aplicados sobre uma camada base negra ( Anniversary Black), cada uma delas contornada com pinstripes vermelho brilhante e dourados aplicados à mão.

Pormenores subtis adicionados aos painéis retratam a cabeça e as asas de uma águia a voar. O medalhão dourado do depósito retrata uma versão Art Deco da águia, um elemento icónico do design da Harley-Davidson. 

Detalhes adicionais incluem luxuosas superfícies do assento em Alcantara, com detalhes de costura dourada e vermelha, inserções de motor em tom dourado e vermelho vivo. Apenas 1.500 exemplares serão produzidos para distribuição global, cada um numerado com um painel gravado a laser na consola do depósito de combustível.

A pintura especial do 120º aniversário num esquema diferente será disponibilizada em outros seis modelos Harley-Davidson® de produção limitada, com combinações de cor e design inspiradas nas primeiras motos Harley-Davidson. Cada uma apresenta um esquema clássico de pintura em painéis com Heirloom Red reluzente como cor base.

Os painéis são contornados com uma pinstripe vermelha brilhante e preenchidos com um degradê Midnight Crimson mais escuro. Detalhes adicionais incluem um medalhão de depósito Art Déco da águia, capas de assento com painéis laterais vermelhos, logotipo Harley-Davidson bordado em dourado e inserções do motor em vermelho.  Apenas 1.500 exemplares desta fabulosa moto serão produzidos para distribuição global, cada um numerado com um painel gravado a laser na consola do depósito de combustível.

Este design comemorativo será disponibilizado nos seguintes modelos de edição especial limitada:

Ultra Limited Anniversary


 (produção limitada a 1300 exemplares a nível global)

Tri Glide Ultra Anniversary



 (produção limitada a 1100 exemplares)


Street Glide Special Anniversary


 (produção limitada a 1600 exemplares a nível global)

Road Glide Special Anniversary


(produção limitada a 1600 exemplares a nível global)
 

Fat Boy 114 Anniversary


(produção limitada a 3000 exemplares a nível global)

Heritage Classic 114 Anniversary


(produção limitada a 1700 exemplares a nível global)

A Breakout está de volta


O modelo Breakout regressa à gama da marca norte americana, com mais músculo e exibindo um novo e brilhante estilo no seu perfil chopper longo e esguio. O músculo é fornecido pelo motor Milwaukee-Eight 117 V-Twin, o pináculo da potência dos motores Harley-Davidson de produção regular instalados de fábrica.

Outras novas características desta "chopper" radical incluem um depósito de combustível de 19 litros rematado com uma consola cromada de baixo perfil para alongar a silhueta da moto e estender a autonomia de condução.

Um novo riser do guiador e um guiador de aço inoxidável polido de 3/4 de polegada, mais alto do que o do modelo anterior, melhora o alcance do condutor aos comandos.


Um acabamento cromado é aplicado aos suportes do guarda-lamas traseiro, às tampas laterais, proteções do escape, indicadores de mudança de direção, espelhos, entrada do filtro de ar Heavy Breather. As novas jantes de alumínio fundido de 26 raios apresentam acabamento em preto brilhante com detalhes maquinados.

Um quadro Harley-Davidson Softail mantém as clássicas linhas que simulam o estilo hard tail, sem sacrificar a performance e manuseio.

O cruise control eletrónico será uma nova funcionalidade standard para os modelos Fat Boy, Fat Bob, Breakout e Low Rider S e permanece disponível nos modelos Low Rider ST, Heritage Classic e Sport Glide. O Sistema de Controlo de Tração será opcional para os modelos Breakout, Low Rider S e Low Rider ST.

O controle de tração é projetado para evitar que a roda traseira patine excessivamente durante a aceleração, sobretudo em piso molhado. O motociclista pode desligar o controlo de tração utilizando um botão acessível.

Nova Nightster Special


Esta nova middle-weight amplia a experiência de condução da Nightster com uma série de upgrades de estilo, conveniência e tecnologia. A emocionante performance é fornecida pelo motor V-Twin Revolution Max 975T refrigerado por líquido, afinado para produzir um binário tremendo a baixas rotações.

Para minimizar o peso total da moto, o motor é integrado no veículo como o membro estruturante do quadro.

As principais características da Nightster Special incluem um assento e peseiras para o passageiro, permitindo assim aventuras a dois. As jantes são em alumínio fundido e incluem indicador de pressão dos pneus (TPMS).

Os novos risers do guiador de 5 polegadas, sobem os comandos manuais cinco centímetros e recuam-nos cerca de dois centímetros e meio, para colocarem o condutor numa posição de comando na moto.

Componentes de travagem Brembo de elevado nível proporcionam uma confiança e performance para maior segurança do condutor. O disco de travão dianteiro, um rotor de 320 mm, é mordido por uma pinça de quatro pistões de montagem axial. O travão traseiro é composto por uma pinça flutuante de pistão único e um rotor de 260 mm.

O depósito de combustível de 11,7 litros, localizado abaixo do assento rebatível, contribui para um centro de gravidade mais baixo que resulta num melhor manuseio e facilidade a retirar o descanso lateral. 

O TFT redondo de quatro polegadas exibe todas as funções de instrumentação e infotainment geridas através de botões existentes no painel de controlo manual.

O display suporta infotainment gerado por qualquer dispositivo móvel equipado com Bluetooth. A maioria das funções de infotainment também requer um intercomunicador de capacete Bluetooth.Utilizando comandos de voz, o condutor pode assim receber ou fazer chamadas através de do seu dispositivo móvel.

A navegação é fornecida pela App da Harley-Davidson disponível para iOS ou Android, que deverá estar instalada no dispositivo móvel do motociclista. Quando a navegação está ativa, o condutor pode selecionar no ecrã uma exibição de mapa em movimento ou um mapa passo a passo, assistido por instruções de áudio através do intercomunicador. Para facilitar o carregamento de periféricos a nova Nightster Special também disponibiliza uma tomada USB

O pacote eletrónico é bastante completo, oferecendo 3 modos de condução selecionáveis: Road, Sport, Rain e um conjunto de modos personalizáveis. Mas engloba ainda o Rider Safety Enhancements by Harley-Davidson composto pelo ABS, controlo de tração, e cruise control.
A iluminação é integralmente em LED .

A Freewheeler veste-se de preto

A Freewheeler, uma trike de inspiração cruiser, recebe para 2023 um restyle escurecido. o aro do farol, a consola do depósito, os controlos manuais e de pé, o motor e o escape apresentam acabamento a preto no lugar dos anteriores acabamentos cromados. O resultado é uma mudança dramática na aparência que reforça a atitude hot-rod deste modelo.

As novas jantes de alumínio fundido Gloss Black apresentam porcas das rodas traseiras, que agora em vez de 15 são de 18  dão à Freewheeler uma nova postura.

Outras características da Freewheeler incluem o motor Milwaukee-Eight 114, marcha atrás eléctrica,guiador mini-ape, clássicos guarda-lamas traseiros “custom bobtail”, bagageira traseira à prova de água, com capacidade de 56,6 litros e porta montada na parte superior para facilitar o carregamento.

Na traseira sobressaem as ponteiras de escape com pontas “slash-down”.

Ao nível da eletrónica a Freewheeler também conta com o Rider Safety Enhancements by Harley-Davidson, específico para uma Trike, e que é composto por ABS, travagem combinada e controlo de tração, assistidos por função “cornering”.

andardemoto.pt @ 18-1-2023 22:45:31


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews