Obituário – Giorgio Minarelli

Industrial Italiano faleceu

Morreu esta quinta feira, aos 91 anos, George Minarelli, filho de Vittorio Minarelli, que em 1958 lançou em Bolonha a marca do mesmo nome.

andardemoto.pt @ 28-1-2023 10:49:05 - Paulo Araújo

Minarelli filho ingressou na empresa em 1980 e assumiu as rédeas após a morte do fundador seu pai.

Desde então, sob a sua tutela, a Minarelli estabeleceu o seu nome entre os mais importantes fabricantes de motores a dois tempos, criando ciclomotores que, na era do boom económico dos anos sessenta, ajudaram a fazer os jovens apaixonar-se pelo mundo das duas rodas.

No início dos anos noventa, assinou um acordo de joint-venture com a Yamaha para a produção de motores de quatro tempos e propulsores com transmissão automática por variador para scooters, dos quais a Minarelli se tornou o maior fabricante mundial.

Em novembro de 2001, o grupo Yamaha adquiriu o controle total da empresa e quase vinte anos depois, em 2020, a Fantic Motor assumiu 100% das ações da Yamaha, regressando a propriedade da marca a Itália .

Afastado da direção e reformado, Giorgio Minarelli sempre se manteve ativo e curioso sobre o mundo à sua volta. Tanto assim que, aos 84 anos, em 2016, como amante da arte, descobre o mundo do graffiti e decide investir nele.

Assim, torna-se o primeiro patrocinador dessa ideia que se transformou na exposição Street Art de Banksy e cria uma associação, Italian Graffiti, dedicada à recuperação das obras de arte espalhadas pela sua cidade de Bolonha.

As homenagens de individualidades do meio têm estado a aparecer um pouco por todo o lado pelas redes sociais, ilustrando bem como era admirado pelos seus contemporâneos pela sua visão e integridade. DEP.

andardemoto.pt @ 28-1-2023 10:49:05 - Paulo Araújo


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews