Bistella 500 com 10 cilindros!
O criador da magnífica Bistella 500, Marek Foltis, instalou um motor radial de 10 cilindros na plataforma de uma Jawa 18 (1953).
andardemoto.pt @ 3-2-2023 08:30:00
Marek Foltis, natural da República Checa, tinha como objetivo principal de criar o seu próprio motor e “algo que nunca tinha sido utilizado antes em qualquer veículo", como afirmou.
Pôs mãos à obra e juntou todas as peças necessárias para concretizar o seu desejo. A começar pelo bloco do motor, a cambota, cinco mecanismos de sobrealimentação e as bielas que foram todos maquinados em CNC. O restante material, como cilindros, pistões, caixa de velocidades e embraiagem foram retirados de motores Jawa.
O motor é composto apenas por uma cambota que segura todas as 10 bielas e pistões de forma a diminuir o seu tamanho. A sua configuração é em “estrela”, com 5 pistões sobrepostos a outros 5.
A Jawa 18, ficou inalterada, com exceção ao motor que a equipava, que foi substituído pelo radial de 10 cilindros (50cc cada um) a 2 tempos, e que apenas se ficou pelos 10 por já não haver mais espaço no quadro.
Capaz de produzir 120 cv às 10000 rpm, o motor foi estrangulado para fornecer apenas 60 cv às 6500 rpm, ainda assim números impressionantes para uma base de 1953. Estima-se que a sua velocidade máxima seja 220 km/h, não sendo aconselhado atingir esses valores com o quadro, suspensões e os travões de tambor originais (inalterados para manter a moto legal).
De mencionar ainda que todas estas prestações passam através da caixa de 4 velocidades original, para mover um peso total de apenas 155 kg.
Os escapes feitos a partir de 17 peças separadas são também dignos de menção uma vez que levaram 3 meses a aperfeiçoar e são descritos por Foltis como “um polvo de tubos”.
O mestre desta obra-prima referiu ainda, em tom de brincadeira, que: "Um pouco mais de complexidade neste projeto e eu iria precisar de magia para a pôr tudo a funcionar, não de ciência!”
Veja aqui um resumo de como foi criada a Bistella 500:
andardemoto.pt @ 3-2-2023 08:30:00
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews